TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Artigo: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

O conceito de aprendizagem está em apoderar-se de algo, e partindo desta ideia vemos que a aprendizagem é um processo no qual a pessoa se apropria ou torna seus hábitos, comportamentos, conhecimentos, habilidades, estratégias, atitudes, valores, crenças ou informações.

A aprendizagem está relacionada á mudança, a significação e a ampliação das vivências internas e externas do indivíduo.

Segundo Jean Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o individuo, sendo caracterizada sua teoria como interacionista. Diante disso Jean Piaget descreveu a inteligência do individuo como adaptação a novas situações, portanto está relacionada com a complexidade desta interação do individuo com o meio, ou seja, quanto mais complexa for mais inteligente será a pessoa. Diante disso podemos ver que Piaget abriu campos de estudos para a psicologia, entre outros, permitindo novas metodologias baseadas em suas descobertas.

Ainda sobre as teorias de Jean Piaget, podemos compará-la com Vygotsky e Wallon, os eixos e principais conceitos. São feitas análise de grandes contribuições para o ser humano, do desenvolvimento intelectual no aluno, pois ele é o participante do processo de construção, do conhecimento, coautor, ativo e questionador. Tanto Piaget como Wallon e Vigotsky descreve que o professor tem sua função importante nesse processo.

Sendo assim, a função do professor para Piaget é de “desequilibrar”os esquemas dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios. Para Vigotsky, o professor deve intervir na Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, na distância entre o que o aluno já domina e o que faz com a ajuda. Para Wallon o professor deve considerar a história do aluno, demandas atuais e perspectivas para o futuro.

OBJETIVOS

O objetivo da pesquisa é de observar turmas para se analisar e criticar os métodos utilizados no processo de aprendizagem dos alunos, bem como interação professor-aluno.

DESCRIÇÃO DO LOCAL DE PESQUISA

A observação foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental e médio, localizada em Águas Lindas de Goiás-GO. Fomos recebidos pelos funcionários, o diretor, coordenadores e professores com bastante educação e respeito.

A escola e as salas observadas se encontravam em péssimas e visíveis condições. A metade das paredes não continham pinturas e a outra metade é compostas por cerâmicas velhas e quebradas e não continham murais e exposições chamativas para as crianças. O teto é baixo e forrado com material de PVC, que esquenta o local, pois o mesmo possui pouca ventilação e iluminação. A maioria das salas não tinha lixeira e se encontravam sujas, com bastante papel e chicletes grudados no chão. Na área de higiene, os banheiros se encontravam em estado precário e só foram observados dois bebedouros em toda a escola.

METODOLOGIA

Foram observadas quatro turmas de ensino fundamental, com duração em média de 40 minutos. As crianças têm entre onze e quinze anos e estudam nas turmas de 5º a 8º série.

Foram analisados o desenvolvimento de aprendizagem e suas características a partir das teorias de Piaget, que diz que os intercâmbios com outros sujeitos (professores e companheiros de classe) são peças fundamentais para a construção do conhecimento, e a teoria de Bruner, que diz que para que a aprendizagem de novas categorias aconteça, o professor deve facilitar a investigação, a experimentação e a descoberta por parte dos alunos através de atividades participativas.

DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO 1- SALA 06

Trio: Nízia Alcoforado, Séfora Azevedo, Nathália Evelyn

Matéria: Matemática

RELATÓRIO 1: NÍZIA ALCOFORADO

Foi observado a turma 7º “C” com um total de 35 alunos.

A professora entrou na sala saudando os alunos com um breve bom dia e logo começou a falar sobre a revisão, pois segundo os alunos, não haviam entendido o assunto. Assim, a professora escreve no quadro quatro tipos de equações matemáticas e explica cada uma delas. Ao terminar a explicação rápida, pede para que os alunos abram o livro e realizem atividades relacionadas às questões do quadro. Rapidamente, todos os alunos começaram a chamá-la, pois encontravam bastante dificuldade devido ao pouco desenvolvimento da matéria. Com tal situação, a professora se estressa e expõe certos problemas de alunos, sem se intimidar com a presença dos observadores e os deixando envergonhados.

O aluno N fala para a professora que não pode fazer a tarefa, pois não possui caderno por falta de condições da mãe, e a mesma diz para o aluno parar de mentir, pois é impossível alguém ser tão pobre assim. Outros dois alunos, M e S, possuem bastante dificuldade para resolver as questões que seria de fácil entendimento para a turma. Novamente, a professora os expõe chegando a chamá-los de burros e os explicando novamente a matéria de forma rápida, o que não os faz entender o assunto.

Pela falta de interesse de ambos, professor e alunos, eles conversam alto e já não mais prestam atenção. Ao final dos trinta e cinco minutos de aula, o sino tocou e os alunos saíram correndo, fazendo alvoroço, em direção a outra sala, enquanto a professora aguardava os próximos alunos.

RELATÓRIO 2: Séfora Azevedo

Foi observado a turma 7 “C”, com 35 alunos.

O sinal da escola é batido e os alunos entram na sala onde a professora já os aguardam. A professora sauda os alunos com um bom dia ,dando a perceber que este ato não se é de cotusme, pois os alunos não respondem e alguns riem da mesma.

A professora inicia as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com