TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Dissertações: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

ADRIANA DE OLIVEIRA SANTOS RA: 4300066212

MAIRE FERREIRA NUNES RA: 4930925782

VIVIANE GUEDES OLIVEIRA RA: 5732170375

SANDRA RUFATO RA: 5530108359

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.

Jundiaí

Junho /2013

ETAPA 1

A PSICOLOGIA AUXILIANDO A APRENDIZAGEM

A Psicologia da Aprendizagem é a área para onde convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado, direta ou indiretamente, à problemática educativa e escolar. Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem, devemos considerar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, no século XX, e suas elaborações. Essas teorias se apoiam em diferentes visões do homem e sua busca em apreender o mundo.

Um fenômeno tão complexo quanto a aprendizagem foi estudado sob diversos pontos de vista: Uns enfatizaram o aspecto motivação para aprender, outros realçaram o produto da aprendizagem, e outros, ainda o processo. Assim é que as investigações sobre a aprendizagem deram origem a vários modelos. Entre eles as colocações que compartilham o princípio de auto estruturação do conhecimento, que veem o aluno como o responsável último do seu próprio processo de aprendizagem, como o "artesão da sua própria construção" (Not, 1979). Ou a hipótese da aprendizagem por descobrimento, e das propostas pedagógicas que defendem o princípio de que o aluno adquira o conhecimento com seus próprios meios ou, como afirma Bruner: "mediante o uso de sua própria mente" (Bruner, 1961). Podemos citar também as propostas pedagógicas inspiradas nas teses que podem ser sintetizadas na seguinte afirmação: o "princípio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção" (Piaget, 1974). Entre elas, há ainda a importante proposta de Rogers (1969), de ensino centrado no aluno, que se trata de um diferente paradigma de ensino, retirando o foco do professor, e ajuda o indivíduo, de forma intrínseca, a conhecer e desenvolver a própria identidade. Ela se baseia não apenas no aprendizado dentro de sala, com objetivo de aprender, mas também nas experiências vividas pelo aluno, assim, fazendo-o decidir aprender aquilo que se adapta melhor as suas individualidades.

A importância da Psicologia da Aprendizagem na Pedagogia reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam, definidos como âmbitos educativos.

Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de ensino.

ETAPA 2

TEORIAS Psicologia-

Aspectos conceituais

Contribuições da teoria para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa

Desenvolvida por Ausubel A aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados,

para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir

e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.

Teoria Genética da aprendizagem, desenvolvida por Piaget A aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação dele, sujeito, com o objeto. Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Essa inserção se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação.

Teoria sociocultural,

Desenvolvida por Vygotsky As mudanças que ocorrem em cada um de nós têm sua raiz na sociedade e na cultura- O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro.-A criança tem potencialidade para aprender e o que faz com a ajuda dos outros e autonomia, que pode fazer sozinho. O papel do educador – seja exercido por professores, pai, pelas gerações mais velhas, pelas crianças mais experientes – é importante, porque estes são os mediadores da relação da criança com o mundo que ela irá aprender. Os objetos da cultura só fazem sentidos quando aprendemos o seu uso social. Só pode ensinar quem conhece o uso social do objeto.

Verbal Significativa

Psicologia - Aspectos Conceituais

Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel, A aprendizagem significativa acontece quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja, é possível aprender significativamente novas idéias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo. Em outras palavras, os novos conhecimentos se relacionam com o conhecimento que já possui. A aprendizagem pode ocorrer de três formas diferentes, sendo através de representações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com