TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Pesquisas Acadêmicas: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  9.398 Palavras (38 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

FRANCIELE DA SILVA - RA: 6723307272

RAQUEL KROEFF BORGES - RA: 5319978753

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.

PASSO FUNDO - RS

Junho/2013

Introdução

Através deste trabalho iremos falar sobre a importância da Psicologia para a Pedagogia, através da aprendizagem significativa, sobre os aspectos conceituais das Teorias de Piaget, Ausubel e Vygotsky , o estudo do processo de aprendizagem humana e suas dificuldades que são desenvolvidos pela Psicopedagogia, levando-se em consideração as realidades interna e externa, utilizando-se de vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os e a importância e alguns tipos de jogos para serem usados em sala de aula fazendo com que os alunos trabalhem concentração, memorização, socialização de uma maneira mais dinâmica e divertida.

A importância da Psicologia para a Pedagogia através da aprendizagem significativa.

Atualmente se tem abordado a importância da aprendizagem significativa dentro da aprendizagem escolar, pois através das práticas educacionais, tanto escolares ou não, constituem um âmbito de conhecimento muito propenso a polêmica e a pontos de vistas desencontrados.

Essa ideia da aprendizagem significativa conta com inúmeros antecedentes históricos do pensamento educacional como Rousseau, Montessori, Freinet, Claparede e muitos outros que viam o aluno como responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem e mais atualmente das propostas pedagógicas que defendem que o aluno adquira o conhecimento pelo seu próprio meio, pela sua própria mente, anteriormente, por exemplo, eram estudadas e investigadas a curiosidade epistêmica baseada na motivação para explorar, descobrir, aprender e compreender melhor uma situação provocando sua curiosidade exploratória para reduzir o conflito conceitual.

Segundo Maslow a aprendizagem extrínseca é a aquisição de conteúdos externos a pessoa, impostos pela sua cultura, alheios à sua identidade e que nada tem de peculiar, de definido em cada ser humano. Ainda segundo o autor a maior parte das teorias de aprendizagem repousam em uma concepção extrínseca, ignorando os valores, sentimentos e atitudes do aluno, daí uma educação impessoal, baseada no professor, utilitária e diretiva, irrelevante para as necessidades do aluno.

Na verdade a aprendizagem, dentro da aprendizagem escola e construção de significados, nos faz entender que o aluno pode aprender um conteúdo, quando ele é capaz de lhe atribuir um significado, não apenas aprender no sentido de memorizar ou de repetir mecanicamente sem realmente entender o que está dizendo. Mas como construir significados? Segundo Ausubel construímos significados cada vez que somos capazes de estabelecer relação entre o que aprendemos com o que já conhecemos. Segundo Piaget integrando e assimilando o novo material de aprendizagem ao que já possuímos. Agora, dificilmente o aluno construirá significados se o conteúdo de aprendizagem for vago, desestruturado. Vai depender da maneira como ele vai ser apresentado. Tem que ser um conteúdo que possua significância lógica para que ele possa assimilá-lo, inseri-lo na sua rede de significados já construída, o conteúdo tem que ser significativo do ponto de vista psicológico.

Dentro do significado e sentido na aprendizagem escolar podemos dizer que a percepção que o aluno tem de uma atividade de aprendizagem não coincide necessariamente com o que o professor tem, em geral são diferentes.

Numa série de investigação para estudar a aprendizagem a partir da perspectiva dos próprios alunos, concretamente de alunos do curso superior – os autores Marlon, Marton, Entwislle e Ramsden identificaram três maneiras de focar as tarefas de aprendizagem denominadas enfoque em profundidade, enfoque superficial e enfoque estratégico. No primeiro os alunos tentam se aprofundar ao máximo em sua compreensão e exploram as suas possíveis relações com conhecimentos prévios e experiências pessoais. No segundo é pouco significativo e um tanto repetitivo. Os alunos preocupam-se em memorizar, não se interrogam a cerca dos objetivos, se concentram em aspectos parciais ou circunstancias e no enfoque estratégico os alunos tem a intenção de alcançar o máximo do rendimento da tarefa mediante planificação da atividade, material, esforços e tempo disponível.

A motivação de um aluno é o resultado e uma série de processos a indagar. A maneira como o professor explica e como o aluno entende, como ele vai trabalhar isso é alguns dos elementos a se levar em conta. O que é importante é que a interpretação do aluno tem caráter dinâmico, não vem de uma só vez, é modificado no próprio decorrer da aprendizagem. Isto significa que o sentido que os alunos atribuem a uma atividade escolar não está determinada apenas pelo seu conhecimento, habilidades ou experiências prévias mas também, pelo intercambio principalmente entre professor e aluno.

Na verdade a ideia central da tese construtivista que subjaz o conceito de aprendizagem que o aluno leva a cabo não pode ser entendida unicamente por uma análise externa e objetiva mas também externa e subjetiva que o próprio aluno constrói.

Concluímos que na aprendizagem significativa o professor deixa de ser mero emissor de informações e passa ater uma maior responsabilidade, a de transmitir o conhecimento de tal forma que este se torne pleno de significados para o aluno, fazendo com que aquele conteúdo trabalhado se enquadre nas situações da vida prática do aluno causando um conjunto de sensações e percepções.

TEORIAS PSICOLOGIA-ASPECTOS CONCEITUAIS Contribuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com