TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Exames: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  3.971 Palavras (16 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

2º SEMESTRE – SEXTA/SABADO

TUTORA: ADRIANE ARRIADA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Bruna Ribeiro Vieira 9978020693

PELOTAS

2014

Introdução:

Neste trabalho veremos como a psicologia da aprendizagem se articula com a pedagogia, identificando a importância da psicologia para a educação no processo de ensino aprendizagem. Também vamos encontrar as contribuições que a psicologia trás para educação, as teorias que se destacam neste âmbito, ainda será analisado a fases do desenvolvimento cognitivo das crianças, destacando a importância do jogo para o ensino aprendizagem dos mesmos.

O presente trabalho ressalta a importância desta disciplina, sendo um facilitador para futuros educadores no intuito de facilitar a compreensão e estabelecer relações entre a psicologia da educação e a pedagogia.

Reflexões em torno do conceito de aprendizagem e a importância da Psicologia para a Educação:

A Psicologia é uma ciência de extrema importância para Educação, pois ela estuda o comportamento humano e seus processos mentais, que passa pela sensação, emoção, aprendizagem e inteligência. A Psicologia é uma grande aliada do professor, pois ajuda a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes, e valores que o possibilite ir construindo seus saberes docentes.

Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo de ensino-aprendizagem, o aluno é o sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social. Na perspectiva socioconstrutivista o seu objetivo maior de ensino é a construção do conhecimento pelo aluno, onde ele deve ter uma relação ativa com os conteúdos escolares, um desafio que desperte o interesse de conhecê-los.

A aliança que une a Educação e Psicologia é bastante antiga, levando em conta as características psicológicas doa alunos, se é válido ou não aplicar punições e prêmios, considerando a importância da informação no desenvolvimento humano, o que interessa e dá prazer ao aluno quanto a aprendizagem escolar. A psicologia ajuda a Educação mostrar que através da interação entre professor aluno é possível à aquisição do saber e da cultura acumulados. Deve-se lembrar de que essas contribuições precisam ser características como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar.

É no ambiente escolar que a Psicologia contribuirá para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional, propiciando uma reflexão que possibilite haver estratégias que venham a diminuir as dificuldades enfrentadas. É de grande importância a contribuição da ciência psicológica para as tarefas da educação, principalmente se avaliarmos a quantidade e a qualidade de conhecimentos científicos acumulados sobre as diferentes ações humanas. A ação educacional no Brasil e no mundo, nos últimos tempos tem um papel de destaque aos estudos psicológicos sobre a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos da psicogenética e construtiva.

A Psicologia da Educação apesar de ser uma das áreas pela qual ela foi introduzida no Brasil, ainda carece no reconhecimento social e do desenvolvimento necessário a participação na qualificação da educação brasileira. Teorias que naturalizam o desenvolvimento das crianças e o próprio processo de ensino-aprendizagem são responsáveis pelo lugar frágil que a psicologia tem na educação. A Psicologia deve estar vinculada ao objetivo da educação de formar cidadãos críticos comprometidos com a transformação social.

Portanto acreditamos que a disciplina da Psicologia da Educação seja importante nos cursos de formação de professores, mas que essa deve ser pensada e proposta a partir de uma concepção histórica e crítica de o homem e mundo para que suas relações com os objetivos de uma educação emancipadora, sejam estabelecida e possam ser alcançadas.

Teorias Psicologia - Aspectos conceituais Contribuições para âmbito educacional

Teoria Verbal Significativa Teoria Verbal Significativa segundo os pensadores é a maneira de sentir, pensar e fazer.

David Ausubel deu a origem a teoria da aprendizagem significativa, psicólogo educacional americano em 1963, publicou “the prychology of meaningful verbal learming”, que em português significa “a psicologia da aprendizagem verbal significativa” uma das obras que iniciariam a revolução cognitiva na Psicologia educacional. Na aprendizagem significativa é um processo do qual uma nova informação se relaciona com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do individuo.

Condições para a ocorrência:

-Material potencialmente significativo.

- Disposição para aprender:

A teoria da codificação dual indica que a aprendizagem torna-se potencialmente mais efetiva quando a transmissão da informação acontece através dos canais verbais e visuais. Esses objetivos de aprendizagem se propõem a facilitar a aprendizagem de significado dos conteúdos relacionados ao ensino de ciências, anto fazendo um uso integrado de mapas conceituais, animação interativa e textos, quando fazendo uso da codificação dual e se configurando como uma representação múltipla de um determinado acontecimento.

Teoria Genética da Aprendizagem Denominam-se teorias da aprendizagem em Psicologia e em Educação, aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos onde se destacam as teorias de Jean Piaget e a de Lev Vygostsky.

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.

O desenvolvimento humano, no modelo piagetiano é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com