TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SENSACAO E PERCEPCAO

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA SENSACAO E PERCEPCAO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  9.791 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Nesse trabalho será apresentado como são vistos a sensação e a percepção no ponto de vista científico para compreender o ser humano, tanto no meio externo como no meio interno. Como as informações do meio externo e interno respondem aos estímulos.

Como é possível defini-los e diferenciá-los, a influencia da sensação e percepção é na realidade um processo único que é o da recepção e interpretação de informação.

Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade.

Vejamos a seguir algumas questões respondidas para melhor entendimento.

Responder às seguintes questões e entregar ao professor

• Qual a diferença entre sensação e percepção?

Sensação é uma palavra muito usada no nosso cotidiano, mas será que sabemos realmente o que é, pode-se dizer que a sensação tem origem de um estímulo ou de uma excitação, que atua sobre os receptores. Sensação é um processo fisiológico ligando o meio com o nosso organismo, os órgãos sensórias são responsáveis pela transmissão de um influxo nervoso – uma corrente elétrica que percorre nossos nervos, desde o órgão sensorial até os estímulos de decodificação, por exemplo: os olhos recebem estímulos luminosos, os ouvidos recebem sonoros, etc., ou seja, é detectar a energia física do ambiente e codifica-la como sinais neurais. Sensação é a porta de entrada para a percepção.

E a percepção é a maneira como vemos, um ponto de vista com base nos estímulos que recebemos durante a vida. É um conjunto de experiências de sensações passadas e presentes que formam uma opinião individual, são formadas por estímulos sensoriais e vivenciais, nos permitindo ter uma construção particular sobre o mundo a nossa volta, processo de seleção organização e interpretação das nossas sensações, dando sentido ao ambiente.

• O que é transdução?

É quando convertemos a energia de um estímulo em mensagens neurais.

Transdução é a capacidade dos receptores sensoriais transformarem em um sinal biológico a energia de estímulo. Na linguagem da neurociência transdução (transformação) da energia incidente (luz, som) em potenciais receptores é a transdução. A transdução consiste na absorção da energia incidente por certas proteínas da membrana plasmática dos receptores (local apropriado onde incide o estímulo), seguida do emprego dessa energia na abertura de canais iônicos, gerando assim o potencial receptor. Esse se irradia ao longo da membrana e ativa outros canais iônicos que produzem novos potenciais de ação, ou então provocam a liberação de neurotransmissores que ativam outras células nervosas da cadeia sensorial.

Descreva o percurso que a luz faz em nosso corpo para que a percebamos.

Não há como “ouvir”, “ver” ou “sentir” algo que não seja transmitido pelas energias: luminosa, sonora, gustativa, odorífera, etc. Ex: Os olhos funcionam como conversores dos estímulos luminosos em sinais elétricos, a visão mesmo é feita pelo cérebro. Através do sistema visual, durante o trajeto, os estímulos vão sendo apurados gerando uma impressão visual única, no córtex occipital. Existe um período da vida em que esse processo se desenvolve e no fim do qual se consolida, chamado Período de Maturação Visual. Pode-se dividir a visão em central e periférica. Como cada olho oferece imagem de um ângulo diferente, o cérebro acaba recebendo duas imagens discretamente díspares. Quando as une numa impressão visual única, a disparidade gera um efeito tridimensional. Esse fenômeno só é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com