TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Do Psicologo

Ensaios: Papel Do Psicologo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo.

O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral.

Se ele atua em uma empresa, por exemplo, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles.

Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto, do colaborador com a organização.

Outra função comum é o recrutamento e seleção de pessoal. Imaginemos uma empresa, que está se expandindo, com a expansão cem novos empregos serão oferecidos. Como contratar as pessoas para cada uma das vagas disponíveis? O psicólogo vai recrutar os candidatos.

Recrutar ou fazer o recrutamento quer dizer chamar, oferecer, divulgar as vagas que estão em aberto. A divulgação pode ser em jornais, internet, rádio, entre outros meios. A partir do recrutamento, aparecem os candidatos que querem trabalhar. Após o a triagem de currículos são selecionados alguns candidatos para entrevista.

O papel de seleção de pessoal foi uma das primeiras formas de atuação da psicologia, no início do século XX (1900). Com o crescimento da indústria era necessário escolher as melhores pessoas para cada uma das vagas. E é aí que surge a idéia de perfil profissional.

O perfil profissional é traçado a partir das necessidades que a empresa tem, ou seja, a empresa traça um perfil que ela gostaria que a pessoa que assume a vaga que está em aberto tivesse.

Muitos currículos que chegam às empresas não expressam detalhadamente o perfil profissional, acadêmico e social do candidato, sendo necessário fazer relação entre os dados apresentados no currículo com a comunicação verbal e não-verbal do entrevistado.

Então é de extrema importância o papel do psicólogo para relacionar o sujeito com a vaga de emprego. E para tanto, existem diversas técnicas de avaliação do perfil como as dinâmicas de grupo, testes psicológicos e entrevistas individuais, que são instrumentos importantes para procurar um índice de acerto na contratação do candidato em relação às expectativas e necessidades do contratante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com