TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Operatório Concreto

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

Operatório Concreto

Projeto de pesquisa apresentado como trabalho prático da disciplina de Psicologia do Pensamento e Linguagem.

RIO DE JANEIRO

Setembro, 2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo avaliar os aspectos do desenvolvimento cognitivo, através da teoria de Jean Piaget (1896/1980), que por aceitar que fatores internos preponderam sob os externos, postula que esse desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios que surgem com esquemas característicos e se dividem em quatro estágios:

1º) Estágio sensório motor -> acontece do nascimento aos dois anos de idade; os bebes usam os seus sistemas sensoriais e motores para descobrirem o mundo que os cercam;

2º) Estágio pré- operatório -> ocorre dos dois anos aos sete anos; Durante esse período, as crianças confiam fortemente em suas percepções da realidade como por exemplo o conceito de classificação;

3º) Estágio operatório concreto -> surge a partir dos sete anos e vai até os onze anos; nesta fase, as crianças desenvolvem a capacidade de usar a lógica; param de confiar nas informações sensoriais para compreenderem a natureza das coisas ao seu redor;

4º) Estágio operações formais -> começa a partir dos onze anos e vai aproximadamente aos quinze anos; é onde desenvolvem a capacidade de compreensão lógica abstrata, isto é, tem a probabilidade de gerar muitas alternativas sobre um determinado assunto ou elementos.

Com tudo, neste trabalho, nos ateremos apenas ao estágio operatório concreto, utilizando-se o estágio pré-operatório como parâmetro à nossa pesquisa que visa observar as diferenças comportamentais e cognitivas infantis. Para que cheguemos a um resultado satisfatório, com base científica e comprovada por experiências, usaremos o método das provas piagetianas, que se forma por miniaturas a maneira de experimentos e perguntas sobre a mesma, que serão aplicadas em um pequeno grupo de crianças de idade entre X e Y anos.

A escolha desse tema justifica-se devido a estudos acadêmicos com o tema sobre pensamento e linguagem no qual, Piaget magistralmente conduziu de modo imaginativo e abrangente, abrindo caminhos e atraindo muitos psicólogos para um grande e inexplorado território de pesquisas, o qual antes ignorados e sem apreço, passa a conduzir a um tema extremamente importante e relevante aos olhos da psicologia.

Pensamento operatório concreto

Jean Piaget (1896/1980)

Formou-se em biologia na universidade de Nauchâtel em 1916. Por influência de seu padrinho Samuel Cornut , começou a ler outras disciplinas como lógicas, religião e filosofia e dentro desta última interessou-se pela epistemologia (filosofia relacionada ao conhecimento). Foi o ponto de partida para seus estudos sobre o processo de desenvolvimento cognitivo. Por volta de 1920, se mudou para Paris e trabalhou com Binet (autor do primeiro teste de inteligência), na Sarbome. De início, não houve interesse pelos métodos utilizados por Binet, achava suas perguntas enfadonhas, cansativas. Depois de um tempo, observando as aplicações do testes, foi se interessando não pelas respostas que as crianças acertavam e sim pelas respostas erradas que as crianças da mesma idade davam. Isto lhe deu a idéia central de sua teoria, a qual forula que a inteligência de crianças mais novas é qualitativamente diferente das mais velhas e que não era ua questão de quantidade de respostas certas, isto é, a maneira de pensar era diferente.

Em 1920, se dedicou ao trabalho experimental com crianças, na tentativa de entender a evolução da inteligência humana, influenciado sem dúvidas pelas concepções da biologia.

Em uma de suas primeiras formulações sobre inteligência, a define como:

“.. um caso particular de adaptação biológica..”

E também como:

“.. a forma de equilíbrio para qual tendem as estruturas cognitivas..”

Propõe que a inteligência é um sistema de operações vivas e atenuantes, que constantemente criam hipóteses sobre seu ambiente, no entanto por sua formação em biologia, enfatiza a maturação biológica, destacando que fatores internos têm mais influência do que fatores externos, postulando que o desenvolvimento segue a uma sequência fixa e universal de estágios. Lev Vygotsky, outro teórico do desenvolvimento humano, concorda com Piaget no aspecto de que a inteligência é um sistema de operações vivas e atuantes, todavia, discorda que o desenvolvimento humano se dá devido à uma sequência fixa e universal, já que para este teórico o desenvolvimento humano ocorre do social para o individual,isto é, o indivíduo aprende na sua interação com o meio, através de relações interpessoais e socioculturais.

Tanto Piaget quanto Vygotsky, ressaltam o aspecto evolutivo da inteligência, ou seja, uma criança atinge as estruturas cognitivas cada vez mais eficientes.

Outro teórico humanista, Seymour Papert, também enfatiza que essas etapas são determinadas, também, pelos materiais disponíveis no ambiente para a exploração da criança, e que, esse processo se intensifica a medida e que o conhecimento se torna fonte de poder para ela. Isto explicaria o fato de certas noções serem mais complexas para algumas crianças compreenderem, por não terem como experimentá-las no cotidiano.

Nesta esquematização, Piaget distingue três fatores: conteúdo, estrutura e função.

No primeiro aspecto, conteúdo, refere-se aos dados comportamentais, ou seja, como a criança resolve um determinado problema, quais seus interesses e no que ela está pensando. No segundo aspecto, de cunho biológico, a estrutura se remete a investigação teórica do desenvolvimento qualitativo das estruturas da inteligência. Neste conceito, sugere que o desenvolvimento da inteligência é afetado por fatores biológicos, hereditários como a estrutura física e reações comportamentais automáticas como o reflexo.

Na função, afirma-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com