TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção de Figura Ambígua

Por:   •  17/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este trabalho tem como objetivo mostrar que a percepção de uma imagem é afetada pela cor da figura observada. Utilizaremos a imagem ambígua conhecida como “A moça e a velha”, onde a apresentaremos a um grupo de pessoas em duas versões: imagem colorida e e imagem preta e branca. Com isso, verificaremos  quantas conseguirão ver a figura da velha ou da moça no padrão preto e branco e quantas conseguirão vê-las no padrão colorido.

A percepção é o processo de seleção, organização e atribuição de significados aos estímulos sensoriais, ou seja, a maneira como o cérebro codificará os símbolos através dos seus sentidos. (FELDMAN,2015)

Ela  é subjetiva, assim cada indivíduo perceberá o mundo a sua maneira e isto estará intrinsecamente ligado a sua cultura, religião, valores, pensamentos e sentimentos ,ou seja, a sua personalidade. (ROONEY,2016)

 A organização da percepção resumi-se na forma como o sujeito irá estruturar as informações captadas do ambiente. A mente humana tende a perceber o todo, em vez dos pedaços que estarão compondo tal ambiente. Um exemplo dessa percepção será a figura fundo. (WINTHEIMER, 1923)

Figura fundo é uma forma do indivíduo interpretar o ambiente como um todo, dando mais ou menos atenção àquilo que lhe causa maior interesse. Esse interesse pode alternar-se, dependendo de seu foco de atenção, isto é, a figura que estará em evidência, pode transformar-se em fundo e vice e versa. (WINTHEIMER, 1923)

No trabalho utilizaremos uma imagem onde ocorre o fenômeno das figuras reversíveis ou figuras ambíguas. Podemos enxergar a imagem de duas formas diferentes exclusivas entre si, transitando entre elas ao enxergar ora a velha, ora a moça.

Isso ocorre porque um mesmo objeto pode induzir à construção de dois ou mais perceptos distintos. Nosso processamento do estímulo recebido fica em alternância buscando qual interpretação seria a mais “correta”. (BALDO E HADDAD, 2003)

Segundo Baldo e Haddad (2003), ao enxergarmos, usamos de vários recursos, entre eles o contraste que em uma imagem preta e branca estaria em seu nível máximo e no caso de uma imagem colorida apresentaria contrastes mais suaves. Isso nos leva a entender que a imagem em preto e branco seria mais fácil de discernir por conta desta vantagem. A partir deste trabalho buscaremos analisar se a ausência e a presença das cores gerará uma discrepância perceptiva, através das imagens apresentadas.

MÉTODO

Sujeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com