TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS ARTIGO SISTEMAS ECONÔMICOS

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTAS 5

  1. A moeda é importante para a circulação de riqueza no pais, é com a moeda que se pode fazer transações comerciais e de investimentos de modo geral. Sendo a moeda importante meio de circulação, o que faz empresas e pessoas reterem a moeda?

R: Demanda de moeda para transações: Pessoas e empresa precisam de moeda para seu dia-a-dia, demanda de moeda por precaução: Precisam de uma reserva para imprevistos e demanda de moeda por especulação: Dentro de uma carteira de aplicação, os investidores devem deixar uma cesta de moeda para fazer um novo negócio.

  1. Explique a relação entre a oferta monetária e o processo inflacionário.

R: Suponhamos que  uma economia que esteja atravessando um processo inflacionário. Vejamos como os instrumentos de política monetária podem ser utilizados para debelar ou amenizar esse processo, o hiato inflacionário, que ocorre quando a demanda agregada de bens e serviços está bastante aquecida e supera a capacidade produtiva da economia, ou a oferta de pleno emprego. É uma típica inflação de demanda. Em tese, como se trata de uma situação em que a oferta agregada é escassa em relação à demanda, o ideal seria elevar a oferta, e não diminuir a procura. Em termos de política monetária, a oferta pode ser elevada por maior disponibilidade de financiamento à produção e diminuição das taxas de juros. Entretanto, a oferta agregada é relativamente rígida no curto prazo, pois depende de recursos para ampliar as instalações da empresa, disponibilidade de mão-de-obra e tecnologia, que requerem um prazo maior para aquisição e posterior maturação quando a produção se inicia. Assim, para obter resultados mais rápidos, a política antinflacionária deve centrar-se mais no controle da demanda agregada. Os instrumentos recomendados de política monetária seriam dirigidos no sentido de enxugar os meios de pagamento, tais como, aumento da taxa de juros básicos(Selic), controle das emissões pelo Banco Central, venda de títulos públicos, tirando moeda de circulação, elevação do compulsório e alteração das normas e regulamentação para concessão de crédito.

  1. Explique a diferença da eficácia da politica monetária e da política fiscal.

R: A eficácia das políticas monetária e fiscal pode ser avaliada a partir de sua velocidade de implementação, pelo grau de intervenção na economia e pela importância relativa das taxas e juros.Quanto à velocidade de implementação, a política monetária é mais eficaz que a política fiscal, pois as decisões das autoridades monetárias normalmente são aplicadas de imediato, enquanto decisões na área  fiscal, de acordo com a constituição federal, devem ser aprovadas pelo poder legislativo, e só são implementados no exercício fiscal seguinte, devido ao principio da anterioridade. Quanto ao grau de intervenção na economia, a política fiscal é mais profunda que a política monetária. Uma alteração numa alíquota de impostos, a criação de novos impostos, elevação dos gastos públicos, por exemplo, afeta muito mais o setor privado do que qualquer política monetária.

  1. O que é monetização e desmonetização da economia?

R: Em processos inflacionários intensos normalmente ocorre à chamada desmonetização da economia, isto é, a diminuição da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros, em decorrência do fato de as pessoas procurarem defender-se da inflação com aplicações financeiras que rendem juros e  monetização é o processo inverso: Com a inflação baixa, as pessoas mantêm mais moeda que não rende juros em relação aos demais ativos financeiros.

  1. “A expansão da moeda e do crédito deve diminuir a taxa de juros de mercado”. Mas segundo Keynes, existe uma demanda especulativa da moeda. Explique a consequência dessa demanda.

R: A expansão da moeda e do crédito deve diminuir a taxa de juros de mercado. Se for válida a hipótese de Keynes de que existe uma demanda especulativa de moeda, parte da expansão monetária ficará retida em mãos dos especuladores, dependendo do nível de taxas de juros, e não será utilizada imediatamente para atividades produtivas. Por outro lado, precisamos conhecer a elasticidade dos investimentos em relação às taxas de juros, isto é, a sensibilidade ou respostas dos investimentos das empresas em relação à taxa de juros de mercado, para verificar qual o impacto sobre a demanda agregada e sobre o nível de atividade e emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com