TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS SOBRE OS ARTIGOS/PAPERS QUE SERÃO APRESENTADOS

Por:   •  6/10/2019  •  Seminário  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Contabilidade Financeira – Prof. Dr. José Alonso Borba

Mestrando: Bruno Chacon Prata

GRUPO 1 DE TAREFAS: PERGUNTAS SOBRE OS ARTIGOS/PAPERS QUE SERÃO APRESENTADOS

Paper: Pacioli, Profit, and Positivism: How Inherited Professional and Academic Traditions Have Stymied Accounting Scholarship

1) O que esse artigo nos diz?

O artigo aborda a temática sobre a contabilidade de dupla entrada (débito e crédito) e sobre como o lucro se originou desse sistema. O trabalho também critica como o lucro se tornou o foco de estudo da pesquisa contábil e se pode ser aplicado uma pesquisa positivista em cima desses informativos financeiras, assim como é aplicado nas ciências naturais.

2) Cite pontos do artigo que você concorda e/ou discorda. Entre 10/15 linhas;

O artigo diz que o surgimento da contabilidade de dupla entrada foi uma revolução para a época, e esse método é utilizado até hoje pelas empresas. Os autores criticam a pesquisa positivista no âmbito da contabilidade, dizendo que as ciências naturais são baseadas em estimativas da realidade existente, e a pesquisa em contabilidade provem de números não “reais”, pois depende de seres humanos para que aqueles números existam, deixando a pesquisa positivista talvez inviável para a contabilidade. Os autores dizem que a forma que os lucros são concebidos torna problemática a pesquisa positivista em contabilidade, pois esses números podem representar algo fictício e não retratar a realidade de que a empresa está passando. Eu concordo com todos os pontos ressaltados pelos autores.

3)  O que você aprendeu ou não aprendeu com esse artigo? Entre 6/10 linhas;

Esse artigo nos mostra a origem da contabilidade, lá quando inventada as partidas dobradas por Pacioli, e como o lucro surgiu e chegar na problemática da pesquisa positivista na contabilidade. Esse artigo é muito interessante, pois ele expõe que a contabilidade é uma ciência social e deve ser tratada como, mesmo a pesquisa positivista sendo forte nas ciências contábeis. Os autores não ofereceram uma justificativa plausível do porquê retratar sobre esse assunto, porém é um assunto bem atual, visto a chegada do blockchain.

4) De acordo com os autores, por que o paper é importante ou qual a motivação? Contraponha com a sua opinião. 6/10 linhas no máximo;

Os autores dizem que existe muitas críticas na pesquisa positivista da contabilidade e que isso deve ser exposto. A motivação dos autores foi explicar como essa crítica vem sido feita e expõe todos os problemas que a pesquisa pode sofrer. Com o surgimento de novos modelos para a contabilidade (visto a chegada do blockchain) é importante discutir a contabilidade de dupla entrada e como o lucro pode ser problemático no âmbito da pesquisa.

5) Quais as dificuldades que você teve na leitura e compreensão do texto? 4 linhas no máximo

A linguagem dos autores e tenho um pouco de dificuldade em inglês (principalmente em alguns termos contábeis e financeiros).

Paper: Mental Accounting and Disaggregation Based on the Sign and Relative Magnitude of Income Statement Items

1) O que esse artigo nos diz?

O artigo aborda sobre a temática da desagregação dos itens da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e como a teoria da contabilidade mental afeta esses itens agregados ou desagregados e como isso pode influenciar os investidores pela falta de informação de alguns itens das demonstrações.

2) Cite pontos do artigo que você concorda e/ou discorda. Entre 10/15 linhas;

O artigo é muito interessante e relevante, principalmente para o mercado de capitais e para investidores que possuem investimentos em empresas. Os autores chegaram à conclusão de que a agregação e a desagregação dos itens da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) estão ligadas com a teoria da contabilidade mental, o que faz sentido, pois alguns gestores podem criar essas contas mentais ao agregar algumas contas na DRE por motivos de deixar a demonstração mais favorável para a empresa. Os autores também chegaram à conclusão de que informações sobre os benefícios da transparência podem mudar a preferência pela contabilidade mental, visto que quando há desagregação das contas, há mais transparência com o mercado de capitais. Não concordo com a aplicação da pesquisa com alunos de MBA, deveria ser aplicado com gestores reais, em situações reais de elaboração das demonstrações contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com