TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personalidade Humana E As Emoçoes

Exames: Personalidade Humana E As Emoçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

Personalidade Humana e as emoções

Personalidade:

A definição de personalidade é para a grande maioria dos autores que remeteram à base do presente trabalho o conjunto peculiar de aspectos que diferenciam a grande maioria das pessoas naturais, no meio de uma gama de pessoas tanto de culturas iguais quanto de diferentes. Porquanto o conceito de personalidade é o perfil apresentado por um determinado individuo, onde a sua conjuntura civil, ideológica, moral, pessoal, seu modo de agir, seu comportamento no entorno da sociedade são emitidos extrinsecamente. A personalidade é a reflexão de um complexo de fatores desde o fisiológico ao psicológico, ela é a combinação da constituição temporal e fruto da construção do caráter e temperamento individual.

Já Ferreira Aguiar define Personalidade como um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas de forma própria. Se revela na interação do indivíduo com seu meio ambiente e individualiza a maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir de cada pessoa.

Pode ser composta e construída através da sua herança genética e também pelo meio em que se vive, já que isso influencia na maneira de ser de cada pessoa.

Emoção:

A palavra emoção vem do Latim emotionem, que significa movimento, emoção, ato de mover.

As emoções não podem ser confundidas com sentimentos pois elas expressam um impulso neural que move um organismo para uma ação, seja ela qual for. E o sentimento nesse caso vai ser o resultado dessa ação que foi realizada pela emoção.

Existem vários tipos de emoções, tais como: medo, vergonha, alegria, raiva, nojo, ciúmes e etc.

-Emoção do medo:

A emoção do medo aparece na maioria das vezes, quando se está em perigo. Esse estado faz com que o coração bata mais forte, a respiração acelere, os músculos contraiam e essa emoção irá gerar uma ação que pode ser de luta ou fuga.

-Emoção da vergonha:

A vergonha é sentida quando se tenta mostrar ao grupo em que se pertence que não se consegue atingir as normas do mesmo tais como, sexualidade, competição ou estatuto compreensão e ajuda. Quando se sente vergonha ocorre uma vasodilatação nos vasos sanguíneos do rosto, isso faz com que a pessoa fique mais corada.

-Emoção da Alegria:

A alegria é a emoção que envolve vários sentimentos como amor, paixão, amizade, bom humor, felicidade. Que em cada sentimento irá expressar uma ação.

-Emoção de raiva:

A raiva surge quando nos sentimos fracos e frustrados ao termos de reconhecer nossos limites internos e externos inspirando comportamento e sentimentos poderosos e agressivos.

A personalidade humana e as emoções

Ao relacionar os dois conceitos (personalidade e emoção) podemos perceber que a personalidade também é definida como o modo de agir, como um comportamento, comportamento que no caso será expressado através de uma emoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com