TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Inconsciente e a Personalidade Humana

Por:   •  30/8/2016  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Mergulhando no inconsciente

O inconsciente é uma parte do cérebro que guarda as emoções e registra informações base para controlar quase todas as ações do ser, desde as mais básicas como conversar e/ou reconhecer outras pessoas, até mesmo as mais complexas como entrar em um estado depressivo e/ou cometer um crime. Isso ocorre, pois, o inconsciente é composto por memórias esquecidas e sentimentos reprimidos.

As informações armazenadas no inconsciente não são acessadas facilmente pela razão e consciência, o acesso a tais registros pode ser feito através profissional da psicanálise, que é uma forma de tratamento traumático. Os cientistas buscam através dos métodos da psicanálise acessar as informações do inconsciente ou até mesmo inserir novas informações para outros fins.

Tal ato pode ser favorável para a sociedade, pois estarão inserindo informações importantes em um local seguro no qual as pessoas não terão acesso, como no caso das senhas ultrassecretas. Porém a invasão de tais informações restritas pelo cérebro de forma invasiva pode ser um ato perigoso e prejudicial à saúde metal do ser, pois o inconsciente é considerado (por Freud) “uma prisão de segurança máxima”, onde no qual é armazenado conteúdos mentais e emocionais, experiências afetivas, sensações e intuições.

O aprofundamento dos estudos cerebrais e o ato de mexer com o inconsciente das demais pessoas devem ser realizados primeiramente de forma segura e respeitando o as informações pessoais armazenadas, de forma a não prejudicar o ser para outros fins.

A moldagem e evolução da personalidade humana

A personalidade é considerada a essência do ser, é a capacidade e liberdade que diferencia os seres humanos, tornando-os únicos.

De acordo com estudos científicos, foi declarado que a personalidade humana é uma característica individual, a mesma possui potenciais genéticos podendo ser transferido através do DNA, porém os pequenos traços de personalidade passados de uma geração para outra evoluem com o tempo, sofrendo assim, grandes alterações.

Tais alterações ocorrem de acordo com estímulos atribuídos pelo “eu” em questão, os estímulos mais comuns para a formação da personalidade vêm através das experiências vividas e filtradas pelo ser, a personalidade pode ser moldada de acordo com o meio em que a pessoa vive, o afeto, admiração e confiança a outras pessoas e também de acordo com as crenças e valores de cada um.

Personalidade é uma característica que pode ser identificada entre o terceiro e/ou quarto ano de vida do ser humano e a mesma fica em processo de evolução até, aproximadamente, os 30 anos de idade.

A evolução da forma de pensar, sentir e agir, pode ocorrer de acordo com estímulos de outras pessoas, porém um ser, por si só, não consegue alterar a personalidade de outro, tal mudança deve vir de forma particular e individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com