TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sexologia

Por:   •  30/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 12

UMA ABORDAGEM DO PROCESSO EVOLUTIVO DE MANIFESTAÇÃO DA SEXUALIDADE NO INDIVÍDUO AO LONGO DA HISTÓRIA FOCADA NUMA DISCUSSÃO PSICANALÍTICA.

Desde o aparecimento do ser humano no mundo, a sexualidade já era um fenômeno existente, mas a história do estudo da sexualidade só vem sendo pensada nos últimos séculos. Durante todo este percurso encontramos diferentes formas de expressão dessa sexualidade, carregadas de valores, estigmas e preconceitos de cada época e sociedade. Longe de ser somente um ato físico, acabou adquirindo significado simbólico bastante complexo e hoje funciona como uma estrutura social e cultural situada dentro de um sistema de poder.

O estudo dos papéis sexuais associa-se à história das sociedades humanas, em suas variedades. Um fato, entretanto, as aproxima: a grande importância que sempre é atribuída ao sexo. Ora o sexo é valorizado por representar força, riqueza e fecundidade, ora é condenado quando deixa de cumprir sua função reprodutora.

 “A sexualidade humana é uma construção da espécie, vinculada às formas de relação interindividuais. Ela se transforma, assim, ao curso do tempo e conforme o espaço, não possuindo caráter ou modelos definitivos”.

(Seixas,1998, p.23)

Para Foucault, a "sexualidade" não é um dado da natureza, mas o nome de um dispositivo histórico, datado da metade do século XVIII: o dispositivo de sexualidade. Trata-se de uma rede trançada por um conjunto de práticas, discursos e técnicas de estimulação dos corpos, intensificação dos prazeres e formação de conhecimentos (FOUCAULT, 1980, p.100).

Tendo como ponto de partida o fato de que a regulamentação do sexo sempre foi um assunto do Estado, das elites dominantes e da religião (FOUCAULT, 1980, p.56), pretendemos neste texto fazer uma breve digressão para tentar compreender como a “moral” de cada uma destas instâncias cria tanto o discurso sobre a regulamentação da sexualidade, quanto os dispositivos que visam regulá-la, controlá-la ou mesmo curar as manifestações da sexualidade “desviantes”. Isto é, aquelas que não respondiam aos critérios estabelecidos e que ameaçam a ordem vigente.

 A presente análise visa abordar de forma superficial os dados da história sexual da humanidade, da pré-história à civilização ocidental. Mas, naturalmente, sem perder de vista a questão relacional, pois a sexualidade dos dois gêneros é interdependente e frequentemente está interligada.

A SEXUALIDADE NA HISTÓRIA

A moderna Paleontologia situa o aparecimento da vida no planeta Terra por volta de 2 bilhões de anos atrás. A reprodução inicialmente é assexuada e, com a evolução das espécies, torna-se sexuada, embora algumas espécies menos complexas ainda permanecem assexuadas. Os primeiros mamíferos surgem no período Jurássico, há 150 milhões de anos, e os primeiros hominídeos, há aproximadamente 5 milhões de anos. O homem atual – Homo sapiens – aparece entre 100mil e 40mil anos atrás e descende do Australopithecusrobustus, habitante das selvas africanas, cujos fósseis foram encontrados na África do Sul.

Nessa época, a sexualidade é permissiva, com acasalamentos permanentes, semipermanentes ou casuais. O ato sexual é voltado exclusivamente para a satisfação física. Passados milhares de anos, o homem paleolítico começa a estabelecer normas relativas à sexualidade e, com o contato entre as tribos, que permite o acasalamento externo, surge o tabu do incesto, no sentido mãe/filho.

Nos primórdios da civilização egípcia, a cultura é matricêntrica e a transmissão do trono é matrilinear. Homens e mulheres têm os mesmos direitos e na maioria das vezes o poder é exercido pelas mulheres dos faraós, reduzidos ao papel de príncipes consortes. Como inexiste o tabu do incesto, os casamentos na família real e nas classes superiores são realizados entre irmãos, que acabam reinando juntos.

Os hebreus, pastores nômades da Palestina, não elevam as mulheres à condição de rainhas. A sexualidade é enaltecida, mas o casamento tem como finalidade a procriação, e o incesto, o adultério e a prostituição são condenados. A virgindade da mulher hebreia é extremamente valorizada, e as meninas casam-se em torno dos 12 anos. A escolha dos cônjuges é feita pelos pais, e o casamento é considerado decreto divino, uma obrigação moral para gerar filhos e satisfazer as necessidades sexuais. Havia ainda a lei do levirato, que se um homem morresse sem deixar herdeiro masculino, o irmão mais velho assumiria a esposa que deveria gerar um filho e levar o nome dele. (SEIXAS,1998, p. 35-36)

 As mulheres gregas estiveram relativamente em pé de igualdade legal e social com suas contemporâneas orientais: são consideradas inferiores aos homens e constituem propriedade dos pais. Tanto que o pai pode vender a filha como escrava ou prostituta caso perca a virgindade, mesmo por estupro. A autoridade paterna passa para o marido ou para o irmão mais velho se a mulher não se casar. Também são vistas como procriadoras por excelências.

A mulher, na baixa Idade Média, conquista o interior da Igreja institucional. Muraro (1993, p.103) acentua que o “celibato livrava as mulheres não só da sobrecarga da domesticidade e da reprodução, mas também do domínio masculino”. A posição legal e social da mulher da era cristã é praticamente a mesma que a da Antiguidade, pois a liberdade oferecida pelo cristianismo é somente espiritual. As esposas, na definição cristã, são fracas, frágeis, lentas de entendimento, emocionalmente instáveis, fúteis, hipócritas e indignas de confiança no que diz respeito às questões públicas. Além disso, representam uma ameaça sexual.

A moralidade cristã é investida de autoridade religiosa e social, e os padres utilizam uma ameaça eficaz: o fogo do inferno. O cristianismo é severo com a mulher, começando por sua interpretação do Antigo Testamento: Eva é a segunda na ordem da criação (é feita a partir da costela de Adão) e é a origem do pecado, dos sofrimentos e de todos os males (é ela quem tenta Adão). A mulher e o prazer são instrumentos do diabo, destinados a afastar o homem de Deus e da transcendência. Deus é sexualizado na figura de Cristo-homem, enquanto a mulher é valorizada na figura de Maria, enaltecida especialmente por permanecer virgem apesar de ser mãe de Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com