TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisas Com Psicólogos Clínico

Por:   •  27/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.182 Palavras (17 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 17

 INTRODUÇÃO

        Nosso trabalho vai falar sobre o psicólogo clinico particular, no qual três alunas fizeram a entrevista, mas no momento da entrevista não conseguimos entrar em contato com eles, pois estavam sem horário, mas quando levamos o termo para eles assinarem foi diferente, entramos em contato com o universo dos profissionais e observamos cada detalhe, principalmente em seu consultório o qual nos trouxe muita calma e paz, pelas cores das paredes e a forma como está planejada.

       Tendo este contato, percebemos que é um pouco diferente do que pensávamos, pois quando entramos pela primeira vez foi como pacientes e agora entramos como calouros do curso de psicologia foi bem diferente, e vimos que é muito alem do que poderíamos imaginar,ate mesmo quando responderam a entrevista.

PROCEDIMENTOS

 

Nosso trabalho foi dividido em etapas.

A primeira etapa foi feita pelas meninas da entrevista;

Depois fomos dividindo um pouco para cada pessoa, com o que cada uma havia facilidade em fazer.

HIPÓTESES

Condições necessárias para a realização do trabalho:

  • Compreender aspectos físicos, emocionais e ergonômicos;
  • Estar em um ambiente sem ruídos, com boa ventilação, iluminação e boa organização são essenciais;
  • Uma boa técnica, um bom conhecimento da abordagem, disciplina e, sobretudo, uma constante terapeutização do profissional.

Características dos clientes (pacientes):

  1. Idade:
  • Crianças até idosos;

  1. Gênero:
  • Psicólogos 1 e 2 todos os sexos, psicólogo 3 atendimento voltado mais ao publico feminino;
  1. Classe social:
  • Psicólogos 1 e 2 sem distinção de classe social, psicólogo 3 atendimento voltado a classe média;
  1. Escolaridade e profissão:
  • Psicólogo 1atende pessoas vinculadas a Planos de Saúde e também particulares, psicólogo 2 nível escolar e o psicólogo 3 atende pacientes que cursam desde o ensino médio até médicos, advogados, e pessoas fazendo mestrado e doutorado.

     

 Situação atual do marcado de trabalho:

  1. Recém - formados:

Psicólogos 1 e 2para recém formados que não fizeram estágios na área durante a faculdade, percebo que é muito mais difícil para ingressarem no mercado de trabalho, psicólogo 3 para recém-formados há os convênios médicos;

  1. Experientes:

Embora tenha caído bastante à procura devido à crise, ainda dá para ter um bom salário.

Remuneração:

[pic 1]

O próprio Conselho de Psicologia estabelece um valor-referência que varia de R$ 2.400,00 a R$ 2.800,00 para o Estado de São Paulo.

Atuação dos psicólogos além da clinica:

Ambos os três psicólogos trabalham em clinicas, porém trabalham em outras áreas, como os psicólogos 1 e 2 trabalham em empresas durante o dia, já o psicólogo 3 trabalha na área escolar no período da manhã.

ANÁLISE / DISCUSSÃO DE DADOS

REFLEXÁO CRÍTICA

       Através do trabalho de entrevistas pode-se conhecer e entender um pouco mais sobre a atuação do psicólogo particular observa – se que o psicólogo particular atende diferentes pessoas e idades atuam também em diferentes contextos, buscando abranger variadas situações.

       Através das entrevistas pode-se anotar que os psicólogos particulares tem todo um cuidado com o ambiente de atuação propiciando para o paciente um lugar tranquilo e acolhedor que faça com que a pessoa se sinta bem e entende-se também a busca por orientação, ou seja, “fazem terapias.”

       Através das entrevistas notou-se que todos os entrevistados estão satisfeitos com o seu trabalho (em que exercem com muita ética e prazer), abrangem também a classe social média alta, pelo valor das sessões.

       Acredita-se que a imagem do psicólogo tem evoluído porque antes se tinha uma idéia de que as pessoas “loucas” é que buscavam atendimento. Atualmente o psicólogo é visto com outros olhos pela a sociedade.

        A atuação do psicólogo na sociedade é muito importante, pois busca propiciar saúde mental e qualidade de vida para as pessoas e também se pode observar o quão é importante buscar cada vez mais se especializar e adquirir conhecimento sobre a profissão.

       Mostrou-se também a importância de gostar do que faz e estar disposto á passar horas diante de pessoas podendo ouvi-las com prontidão.

ANÁLISE DA FUNÇÃO SOCIAL

       Há três marcos muito importantes que todo psicólogo deve saber.

1º As origens históricas da Psicologia;

2º Fase profissional;

3º A inserção dos psicólogos nos serviços públicos de saúde.

       Essas três fases é a característica da psicologia como ciência e profissão.

       A primeira questão à respeito da função social é saber a quantos e a quem o psicólogo tem atingido, ou seja, sua abrangência social. Os psicólogos entrevistados ao que diz respeito à função social, são bem flexíveis, pois atendem a todas as classes sociais.

       Segundo os entrevistados, os efeitos produzidos sobre o paciente são bem satisfatórios e contribuem bastante para si e para a sociedade.

       Todos apresentaram bons resultados na quantidade de pessoas atingidas o que possibilita que outras pessoas também possam ter o beneficio.

       Porém em pleno século XXI, ainda existem pessoas que acham que quem vai ao psicólogo são "doidas" e que só a sociedade da classe alta tem acesso ao psicólogo clínico particular. Mas em comparação aos séculos passados melhorou o contexto, hoje pessoas de todas as classes, crenças, raças, cores, etc, tem fácil acesso ao psicólogo clínico particular, como por exemplo, por meio do plano de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com