TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinoquio As Avessas

Dissertações: Pinoquio As Avessas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM TRADICIONAL

Essa abordagem caracacteriza as salas de aulas atuais, sua fundamentação e transmissão são decorrentes aos longos dos anos. O professor apenas fala, passa a matéria programada, independe do interesse do aluno, o ensino é exclusividade do professor, dão importância ao produto e não ao processo de aprendizado em si. É uma abordagem sistemática e rígida.

Os alunos são apenas depositários da informação (usam da memorização), pessoas sem criatividades, desmotivados, passivas, limitadas, acriticas, sem iniciativa e dependentes de ordens. Facilita no mercado de trabalho já que são pessoas obedientes.

Os alunos são julgados como pessoas ‘incapazes’ de aprender sozinhos e os veem como tabula rasa.

É um ensino padronizado, onde o professor sempre explica como se deve ser feito, desconsiderando a originalidade, como exemplo: Títulos devem ser escritos com caneta vermelha e o restante do texto de caneta azul, a rosa é vermelha e o caule é verde, a mão correta de escrever é a direita, carteira bem alinhadas, etc.

O aluno é o ouvinte e o professor seria o agente.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

Nessa abordagem acredita-se que o homem aprende de forma empírica, ou seja, através das experiências, de novos conhecimentos e a forma com que isso se organiza no individuo.

Para os comportamentalistas a base do conhecimento vem direto da experiência. Já os positivistas lógicos acreditam que o conhecimento se dá na organização desses conhecimentos empíricos (em forma de código ou símbolo).

Um grande representante dessa abordagem é o psicólogo Skinner (1904-1990), ele diz que o ambiente interfere no comportamento das pessoas, o comportamento descreve um tipo de resposta referente ao organismo e ambiente. A base de Skinner é compreender o comportamento humano e com isso ele contribuiu muito com a psicologia.

Nesse modelo se aplica recompensa e punição como forma de controle.

Resposta e elemento de ensino podem ser considerados e analisados como elemento comportamental, que são mutáveis.

Dessa forma, por exemplo, o professor consegue ter o controle do comportamento do aluno, podendo alterá-lo quando necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com