TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinoquio As Avessas

Pesquisas Acadêmicas: Pinoquio As Avessas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do livro : pinóquio as avessas

O livro pinoquio as avessas conta a historia de um menino chamado Felipe, a qual questionava muito sobre as coisas, trazia com ele mesmo uma curiosidade enorme . Por que elas são do jeito que são? e por que aconteciam como deveriam acontecer? Seu pai por sua vez trazia consigo um papel de pai aconselhador, o qual acompanhava o filho em seus questionamentos, sempre buscando responde-lo de uma forma adequada para o seu entendimento.

O livro tras por si uma abordagem tradicional diretiva, a qual o professor é a autoridade maxima na sala de aula: o aluno entra na sala de aula, senta, esculta o conteudo que ja esta programado pelo governo e absorve a aula partindo dele mesmo o entendimento. Felipe por si era muito curioso e trazia consigo uma curiosidade de saber o nome de um passaro azul citado no livro : " A minha cabeça não tem hora certa para pensar sobre as coisas.Eu estava pensando sobre pássaros, perguntei sobre passaros, e a professora me ensinou que nao era hora de pensar sobre passaros ".Por mais que Felipe trouxece dentro de voce um questinonamento a qual ela nao podera responder era barrado pelo autoritarismo da professora na sala de aula que nao respondera o seu questionamento." A escola nao é para voce aprender aquilo que quer disse a professora, a escola é lugar para voce aprender o que se deve aprender. O que voce deve aprender é o que disseram os homens do governo.Tudo na ordem certa.Uma coisa de cada vez.Todas as crianças no mesmo tempo, na mesma velocidade"

A abordagem tradicial tras consigo uma certa rigidez, a escola trabalha para fazer um ser humano "maduro", o mundo fica no exterior e o aluno é o que faz parte dele , o homem é caracterizado como uma tabua rasa que nasce como um papel em branco pronto a ser escrito, seu principal papel é absorver o conhecimento passado a ele para que ele leve consigo e posso ser um bom profissional no fulturo.

Outra abordagem tambem podem ser observadas no livro, Felipe traz consigo uma caracteristica do humanismo relacionado a sua curiosidade, a sua vontade de saber e ir alem dos conheimentos, essa abordagem, se refere ao prazer da curiosidade, sua autonomia, o professor nao transmite o conteudo ele da assistencia é um facilitador da aprendizagem , tras consigo essas abordagem porem quando vai a escola é barrado com a abordagem tradicional. "Ao vir para a escola vi um passaro azul que come mamao.Mas não sei o nome dele. A senhora que ensina nome poderia me dizer qual é o nome dele ?"

O livro finaliza mostrando felipe com sua meta alcançada, sendo o orgulho para os seus pais como sempre quiz, e formado na faculdade, trazendo com ele mesmo comportamentos o qual aprendeu na escola , o comportamento tradiconal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com