TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinoquio As Avessas

Monografias: Pinoquio As Avessas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é sobre a história do livro “Pinóquio as Avessas”, comparando-se com as abordagens tradicional, humanista e comportamental.

O ensino-aprendizagem ao qual o livro “Pinóquio às Avessas” se refere é o Tradicional, a ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são “instruídos” e “ensinados” pelo professor. Subordina-se a educação à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados.

A abordagem tradicional não se fundamenta implícita ou explicitamente em teorias, e sim na pratica educativa e na transmissão de conhecimento. Esse tipo de ensino volta-se para o que é externo ao aluno: o programa, a disciplinas e o professor. O professor é responsável para que o conhecimento seja passado e assimilado independente da vontade do aluno.

O homem é considerado uma espécie de tabula rasa no inicio de sua vida, onde imagens e informações são transmitidas pelo ambiente.

O mundo é externo ao individuo, e este irá aos poucos o conhecendo para que posteriormente possa contribuir para uma melhor compreensão e domínio do mesmo, seja este considerado como físico, social, etc.

Segundo Émile Chartier, defensor desse tipo de abordagem, a escola é um lugar onde se raciocina, um ambiente físico austero para que o aluno não se distraia.

A abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados são pré-estabelacidos.

A abordagem humanista tem o sujeito como principal elaborador do conhecimento humano, e da ênfase no processo e não nos estados finais de ser, na vida psicológica e emocional do individuo.

Essa abordagem da ênfase também as relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do individuo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade, e em sua capacidade de atuar, como uma pessoa integrada.

O professor é um mero facilitador da aprendizagem, o conteúdo advém das próprias experiências do aluno.

A atividade é considerada um processo natural que se realiza através da interação com o meio.

A experiência pessoal e subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana.

A abordagem comportamentalista defende que o conhecimento adquirido pelo individuo já se encontrava presente na realidade exterior. Os comportamentalistas consideram a experiência como a base do conhecimento.

O homem é uma consequência das influencias ou forças existentes no meio ambiente.

A educação esta intimamente ligada à transmissão cultural.

A escola atende aos objetivos de caráter social, á medida em que atende aos objetivos daqueles que lhe conferem o poder.

Os elementos mínimos a serem considerados para a consecução de um sistema instrucional são: o aluno, um objetivo de aprendizagem e um plano para alcançar o objetivo proposto.

Esta abordagem se baseia então em resultados experimentais do planejamento de contingências de reforço.

Este trabalho esta organizado em quatro partes, onde, abordaremos primeiramente o resumo do livro “Pinóquio às Avessas” e posteriormente as comparações da abordagem citada no livro com as outras respectivas abordagens.

RESUMO DO LIVRO PINOQUIO AS AVESSAS

Na história de Rubem Alves, ele conta a trajetória do menino Felipe a descoberta da escola.

Felipe é uma criança como qualquer outra, seu pai gostava de contar estórias toda noite antes de dormir. Certa noite o pai de Felipe contou a estória de Pinóquio, que era um boneco de madeira e não era um menino de verdade, para se tornar um menino de verdade teria de ir à escola, Pinóquio fugiu da escola preferiu brincar. Ai Cresceu orelhas de burro, e certa fada azul o ajudou, se não fosse a fada azul teria sido burro para o resto da vida. E o pai de Felipe o dizia: “É preciso ir à escola para não ficar burro, para ser gente de verdade.”

E Felipe dormiu pensando no que o pai tinha dito. Ele pensava, que como ainda não havia ido para escola, não era gente de verdade. Mas Felipe não pensava ainda em seu futuro, era apenas uma criança e vivia seu presente que era muito divertido e curioso. Como era muito curioso se fazia muitas perguntas e na maioria das vezes seus pais não tinham as respostas. Dizendo sempre ao menino que: “Na escola você aprenderá...” E nesse dia dormiu pensando nessa frase. Como era curioso, Felipe ficou muito empolgado, pois a escola iria responder todas as suas perguntas.

Mas uma coisa que fascinava muito Felipe eram os pássaros, ele tinha o desejo de saber todos os nomes de todos os pássaros. Gostava de ler livros sobre pássaros, programas sobre pássaros... Mas a sua maior curiosidade era saber um nome de um pássaro azul, que tinha feito um ninho em seu jardim.

Certo dia, seu pai fez uma pergunta: “O que você vai ser quando crescer?” E Felipe respondeu: “Vou ser a mesma pessoa, não quero ser outra pessoa, nem mudar de nome.” E seu pai explicou que ele queria saber no que Felipe iria se formar depois da escola quando já fosse adulto e falou, também, que para isto precisava ir à escola e tirar boas notas, mas Felipe era muito novo para entender isto, apenas respondeu para seu pai que seria um cuidador de pássaros, seu pai sorriu e entendeu que o menino era novo demais pra responder está pergunta.

E finalmente chega o dia em que Felipe começaria ir para escola, ele se sentiu muito feliz. No primeiro dia, viu como seria a escola, a campainha que tocava para um professor sair e o outro entrar, a fila que tinham que fazer para entrar até a sala e ouviu o que os professores iriam nos ensinar.

No outro dia, uma professora entrou na sala e disse: “Eu sou a professora de português, português é a língua que nós falamos.” Felipe estava na cabeça, o que seu pai um dia tinha dito a ele, que a escola responderia todas as suas perguntas. Felipe então levantou a mão e fez uma pergunta para a professora: “Professora, qual é o nome do pássaro azul”? Ela sorriu apenas, e disse que naquele momento, não era hora para se pensar em pássaros, que os nomes dos pássaros não estavam no programa. Felipe não entendeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com