TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinoquio As Avessas

Ensaios: Pinoquio As Avessas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIA DA APRENDIZAGEM

Relatório do Livro: PINÒQUIO ÀS AVESSAS

INTRODUÇÃO:

O trabalho apresentado tem como finalidade relacionar o conteúdo lido do livro Pinóquio às Avessas, do autor Rubem Alves, as abordagens de ensino Tradicional, Comportamental e Humanista, presentes no livro, As Abordagens do Processo da autora Maria da Graça Nicoletti Mizukami.

Rubem Alves ao escrever o livro, tem como referência a famosa estória de Pinóquio, o boneco de pau que sonha em ser uma criança de verdade. Felipe uma criança tranquila que adora passaros, cheia de duvida esperava anciosamente para ir para escola para que suas duvidas fossem respondidas. O livro apresenta situações corriqueiras no meio escolar, onde ha um conteudo programado e as duvidas de Felipe não são entendidas pelos professores. Felipe consegue se formar e ser bem sucedido em sua vida financeira, porém tem consigo a vontade de saber o nome do pássaro azul,sua grande duvida desde a infancia, e em um sonho uma fada lhe diz o nome, e assim já adulto de cabelos brancos, pode enfim ser feliz.

No livro Pinóquio às avessas, o autor aborda questões sobre as metodologias de ensino, ao contrário de Pinóquio que só vira uma criança de verdade (deixa de ser de madeira) quando frequenta a escola, Rubem Alves vai às avessas e coloca Felipe saindo da da escola como um “robô” causando a reflexão que todos saem iguais deste determinado modelo de ensino; provoca uma reflexão de mudança em favor de uma educação onde se preserve na criança, a capacidade usar sua imaginação.

ABORDAGEM TRADICIONAL:

Neste tipo de abordagem coloca ao centro o professor, onde o aluno é tratado como uma tábula rasa, o aluno entra sem saber nada e o professor por saber mais que o aluno, transmite conhecimento ao mesmo de forma direta, acredita-se que o conhecimento possa ser transmitido e não construído, o aluno apenas executa prescrições que lhes são dadas por professores.

Esta abordagem descreve muito bem o conteúdo do livro Pinóquio às Avessas, nele Felipe é submetido a um rígido sistema, onde suas opiniões, capacidades individuais não se enquadram no sistema de sua escola. Segundo Maria Mizukami, nesta abordagem o indivíduo terá uma maior compreensão e domínio do mundo, seja ele físico, social, etc. Porém suas habilidades naturais; tudo o que o individuo aprendera fora da escola, é descartado. Apesar de Felipe gostar de pássaros e querer aprender mais sobre eles, na escola isto não lhe era ensinado, já que o conteúdo apresentado por Felipe, não estava no programa.

Podemos visualizar a abordagem tradicional também no parte do livro onde em um sonho Felipe vê uma máquina onde entravam crianças diferentes e saiam crianças iguais, mais parecidas com robôs, pois são moldadas para entrar no mercado de trabalho.

A abordagem tradicional limita a criança às suas próprias habilidades, já que existe um modelo pré-estabelecido, o educador ensina o que tem de ensinar e o educado possui o dever de aprender, o aluno passa por avaliações para constatação de que o minimo exigido tenha sido adquirido . De acordo com o livro ENSINO, ABORDAGENS DO PROCESSO, para Émile Chartier o ato de aprender é uma cerimônia e acha necessário que o professor se mantenha distante dos alunos. O contexto da estória de Pinóquio às Avessas, nos faz refletir que ponto como este citado a cima é de certa forma muito rígido, pois Rubem Alves pretende mostrar justamente o oposto, a necessidade de uma relação professor-aluno para a formação da criança.

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL:

Na abordagem comportamental o aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões,onde o conhecimento é uma descoberta, e o que foi descoberto ja existia na realidade exterior.

Felipe estava sendo condicionado e tendo um reforçamento positivo, tais como: notas, prestígio, diploma, vestibular, segundo (SKINNER) este ensino da ênfase ao planejamento da escola na organização, o que o professor vai reforçar no aluno para ser estimulado e obter uma resposta positiva, ou seja, estimular na criança a vontade de aprender, apresentar possibilidades e os lados bons da aprendizado.

“O homem nesta abordagem é uma consequência das influencias ou forças existentes no ambiente , Abordagens do processo, MIZUKAMI”. Aqui o homem vai ser influenciado pelo lugar, pelo seu ambiente, seu comportamento será então de acordo com o seu ambiente. Felipe apresenta essa influencia do ambiente quando tem um pesadelo em que seu coração é um ninho de pássaros, e esses pássaros não cantam nas horas certas, então trocariam por um cuco, as perguntas o pássaro azul não era apropriada para o ambiente escolar em que Felipe estava exposto, lá ele tinha uma programação de estudo a seguir, que era aplicado pelo Professor.

ABORDAGEM HUMANISTA:

Abordagem Humanista apresenta a ideia de que o professor não transmite conteúdo, mas facilita dando uma assistência, criando uma condição para que o aluno aprenda. De forma que o aluno busque seu próprio conhecimento. Dentre as três abordagens estudas foi a que mais se afastou da ideia de escola e de ensino apresentada no livro Pinóquio às avessas, ficando próximo do modelo ideal na visão de Rubem Alves. A psicologia humanista ensina que o ser humano possui em si uma força de auto realização, que conduz o individuo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável. No livro Pinóquio as Avessas (Rubem Alves), Felipe utilizava a abordagem humanista de uma forma “inconsciente”. Fica evidente essa abordagem no seguinte trecho do livro “[...] Felipe era muito curioso", ele tinha uma imaginação incrivel, Felipe pintava os elefantes de cores que ele imagina que fica bem, não levando em conta a verdadeira cor do elefante, para o humanismo isso é uma forma de a criança se expressar, mostrar seu poder de imaginar, o que contrapõe a atitude da professora que reprime o comportamento de Felipe, pois o desenho deveria ser pintado tal como ele realmente era. Então Felipe se decepcionou, porque não era o que ele esperava que a escola fosse.

Para os humanistas, o que impede Felipe de se desenvolver naturalmente é o modo que a escola ensina, fazendo com que todos aprendam as mesmas coisas e saiam da escola "robôs”. A psicologia humanista busca assim uma humanização, considerando o homem como um processo em construção,tendo que aprender a se desenvolver naturalmente, assim tendo chance de ingressar numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com