TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula dia do soldado

Por:   •  21/1/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  4.026 Visualizações

Página 1 de 3

JUSTIFICATIVA:

A independência de um povo não é obra de um só homem, mas de uma plêiade de valiosas figuras que contribuíram para a emancipação. Não foi conseguida de um só golpe, mas de anos e anos de preparação. Os portugueses queriam recolonizar o Brasil começando a agir sobre as juntas administrativas. Dona Leopoldina enviou dois mensageiros ao encontro do príncipe informando-o da situação. Seguram cartas de Dona Leopoldina e José Bonifacio pedindo-lhes para tomar uma decisão. O encontro com os mensageiros se deu as margens do riacho do Ipiranga, onde o príncipe após ler o documento, amassou dando vivas à liberdade do Brasil, sendo acompanhado pela comitiva. “Arrancou do chapéu o laço com as cores portuguesas e pegou – o gritando:” Laços fora, soldados! Em seguida proferiu: Pelo sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil. Desembaiando a espada bradou: Independência ou morte, seja essa a nossa divisa de hoje em diante!

Este projeto tem como objetivo conscientizar as crianças à valorizar, respeitar bem como resgatar o compromisso e a importância de trabalhar os valores cívicos que fazem parte da nossa história e da garantia da cidadania de todos, com o propósito de buscar a relevância cultural e o patrimônio da nação brasileira.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Conhecer a história da Independência do Brasil;

Estimular a comemoração do dia da Independência.

DESENVOLVIMENTO

1º dia

Disciplina(s):

Português;

Artes;

Educação física.

Atividade desenvolvida/metodologia:

Contar história que fala sobre a independência do Brasil; roda de conversa sobre a importância do dia 07 de setembro; confecções de chapéu e espada utilizando jornal; cantar o hino nacional; pintar desenho de soldado; montar quebra cabeça com desenho de soldados; brincar de morto vivo e jogar bola.

Recursos utilizados:

Som;

Jornal;

Lápis de cor;

Livro de historia;

Cola;

Desenho impresso.

2º dia

Disciplina(s):

Português

Matemática

Artes

Atividade desenvolvida/metodologia:

Cantar a musica marcha soldado; roda de conversa sobre a importância e a valorização do hino nacional; fazer dobradura de chapéu e espada utilizando jornal; colar fita crepom nos chapéus; pintar desenho da bandeira nacional usando tinta guache; contar números de 0 a 10; desfilar com chapéu e espada gritando “viva a independência”; brincar com massa de modelar.

Recursos utilizados:

Jornal

Cola;

Papel crepom

Chamex;

Tinta guache;

Lápis de cor;

Desenho impresso.

3º dia

Disciplina(s):

Português;

Matemática;

Artes.

Atividade desenvolvida/metodologia

Cantar a musica marcha soldado; recortar de revista desenho de soldado e colar no caderno; Picar papel crepom e fazer bolinha e colar no desenho impresso da bandeira do Brasil; brincar com massinha de modelar; montar quebra – cabeça; pintar com giz de cera desenho de chapéu; confeccionar painel com recorte de desenho sobre a independência.

Recursos utilizados:

Revista;

Giz de cera;

Som;

CD;

Chamex;

Massa de modelar;

Lápis;

Papel crepom;

Tesoura.

4º dia

Disciplina(s):

Português;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com