TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Psicologia Aplicada à Saúde

Por:   •  16/5/2023  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

RONALDO ADRIANO RODRIGUES LUCAS[pic 1]

8138343

Psicologia Aplicada à Saúde

Portfólio

Trabalho apresentado ao   Claretiano        Centro Universitário para a disciplina Psicologia Aplicada à Saúde, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pela professora: Keiko Maly Garcia D’avila Bacarji.

Belo Horizonte

2023

O estresse é uma ameaça percebida pelo corpo, que gera tensão física e mental. Ele faz com que tenhamos uma sensação de falta de controle, gerando o aumento de irritabilidade, ansiedade, aumentando a falta de energia e atenção, levando a pessoa a se esforçar para ser melhor e controlar a situação a qualquer preço. E quando isso não acontece, nos frustramos e passamos a fazer uma auto avalição ou auto julgamento, nos achando incapaz, incompetente, fraco, burro e sem valor. Todos esses fatos acontecendo ao mesmo tempo se torna um ciclo vicioso que se auto alimenta, nos levando a um estado de exaustão extrema. Essa é a causa de transformar o estresse em algo tão danoso para nós.

Ele age no organismo de duas formas. No momento, que o corpo percebe essa ameaça, ele libera dois sinais, o estimulando o tálamo, que por sua vez, estimula a amígdala liberando assim a adrenalina que nos dá energia muscular para lutar contra o perigo ou fugir dele, ou até mesmo paralisar, esperar que esse perigo passa. O segundo sinal, envolve o hipotálamo que manda um sinal pra a supra renal que faz com que o sangue libera o cortisol. Esse segundo sinal é o que causa os problemas ruins decorrentes do estresse. O estresse tem duas fases, a primeira fase, é considerada a fase aguda do estresse. Nesta fase, temos a melhora, ou aumento de desempenho, lutamos para vencer, devido ao aumento da adrenalina. Porém na segunda fase, quando o estresse se torna crônico, temos queda de rendimento e desempenho. Excesso de irritabilidade, sintomas de insônia, perdemos concentração, perdemos energia. Tudo isso, devido ao aumento do cortisol que se dá por causa do estresse crônico. E consequentemente, o aumento do cortisol, que acontece na fase crônica do estresse, causa o aumento da obesidade, resistência à insulina, aumento da pressão, envelhecimento precoce, ansiedade e depressão. Enfim, esse mecanismo do estresse é que faz com que ele esteja nas causas das doenças que acometem a sociedade de maneira geral. Portanto, precisamos ter em mente que o estresse agudo não nos é prejudicial, uma vez que ele nos impulsiona a lutar para vencer as dificuldades. Mas o estresse crônico sim, esse é prejudicial. E as causas são as coisas que acompanha a vida diária do indivíduo, como: trânsito, trabalho, incertezas do dia a dia, relacionamentos complicados, mudanças, problemas financeiros. Enfim, muitas são as causas do estresse, porém precisamos compreender que isso faz parte da vida e que não podemos nos sucumbir perante a esse mal. Sendo assim, devemos buscar formas ou meios de combater os elementos causadores do estresse crônico, como: atividades físicas, exercícios aeróbicos, treinos de relaxamentos e meditação, como: yoga, treino de reestruturação cognitivas, visando mudar a forma como encaramos as coisas da vida, coisas que somos capazes de fazer e não coisas complicadas. O conteúdo apresentado pelo Dr. Marcos Abud é muito rico em informações e de extrema importância para nós, alunos e futuros profissionais da educação física, pois assim saberemos como identificar ou auxiliar aqueles alunos ou atletas que vierem até nos com problema de estresse e assim ajuda-los a vencer esse mal que tem se tornado danoso na vida de muitas pessoas da nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com