TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Atencionais

Trabalho Universitário: Processos Atencionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 6

Processos Atencionais

A atenção é geralmente definida como nossa habilidade de seletivamente focar em uma coisa, ideia ou tarefa enquanto filtramos as outras distrações. Outra forma de descrever a atenção é concentração seletiva. Atenção é a função do nosso cérebro que aloca corretamente nossos recursos de processamento. Existem várias maneiras de descrever os diferentes tipos de atenção e vamos falar de cinco deles:

Atenção concentrada: A atenção concentrada é comumente descrita como atentividade. É a nossa habilidade de se concentrar em uma coisa enquanto excluímos outras coisas à nossa volta. Exemplos reais disso são quando estamos estudando ou dirigindo.

Atenção sustentada: Nossa habilidade de manter uma resposta estável durante uma atividade incessante e repetitiva é descrita como atenção sustentada. Também é definida como a habilidade de concentrar em uma tarefa por um período de tempo contínuo sem ser distraído, como por exemplo, se manter atento durante uma longa reunião.

Atenção seletiva: Quando você consegue “selecionar” em que você presta atenção, você está usando sua atenção seletiva. Ela se refere ao ato consciente de concentrar a atenção, em outras palavras, sua habilidade de evitar distrações de estímulos tanto externos (por ex., barulhos) quanto internos (por ex., pensamentos). Um bom exemplo de atenção seletiva é conseguir se concentrar na voz do seu amigo numa sala lotada e barulhenta.

Atenção alternada: quando você muda o foco da sua atenção ou alterna entre diferentes tarefas que tenham diferentes níveis de exigência de compreensão, você está praticando atenção alternada. Um exemplo de atenção alternada é ler uma receita (aprender) e depois a executar (fazer).

Atenção dividida: Muitos já estão familiarizados com o termo atenção dividida, também conhecida como multitarefa (multitasking), que é nossa habilidade de responder simultaneamente a múltiplas tarefas. Quando nós somos capazes de processar duas ou mais respostas ou reagir a duas ou mais demandas diferentes simultaneamente, nós utilizamos nossa atenção dividida. Existe uma abundância de exemplos cotidianos para ilustrar a atenção dividida: verificar email enquanto participa de uma reunião, conversando com convidados enquanto cozinha, e assim por diante.

Como qualquer uma das nossas habilidades cognitivas, nossa atenção melhora com a prática. Desenvolver nossa atenção nos ajuda a processar mais informações eficientemente. Se a memória controla o balde onde nossos pensamentos são armazenados, então a atenção é a mangueira que enche o balde. Treinamento cerebral ajuda a fortalecer nossa concentração através de exercícios desenvolvidos especificamente para essa finalidade.

Atenção Motora

Na Atenção Motora, a consciência está concentrada na execução de uma atividade física e muscular pré-programada. Ao olhar para um objeto, por exemplo, a pessoa se inclina na direção desse objeto, e o mecanismo ocular atua de forma que os olhos se dirijam ao objeto até que este caia na fóvea; os músculos do cristalino se acomodam de forma que a imagem fique no foco mais claro, etc. Ao ouvir um som baixo a pessoa estica o pescoço para a frente, coloca sua mão atrás da orelha, e pode fechar os olhos a fim de eliminar os estímulos visuais concorrentes na tentativa de selecionar um determinado objeto (sonoro) como foco de sua Atenção. Talvez seja por isso que algumas pessoas têm que tirar os óculos de sol para prestarem mais Atenção em sons ou imagens.

A Atenção Motora se caracteriza também pela tensão estática dos músculos, juntamente com uma hipervigilância da consciência. Esta atividade de espera chamada por Pléron de "atividade imobilizante", e exige um grande consumo de energia.

Veja-se, por exemplo, a brincadeira de tapa nas mãos. Neste joguete um dos jogadores, aquele que dará os tapas, fica com as mãos espalmadas para cima, enquanto o outro coloca suas mãos sobre as mãos do primeiro. Repentinamente o primeiro tentará retirar suas mãos e estapear as mãos do segundo. Vence o mais rápido. O segundo deve retirar suas mãos, tão logo perceba que o primeiro iniciou o movimento de estapeá-lo.

O papel da eficiência da Atenção, nesses casos, consiste privilegiar os elementos automáticos da psicomotricidade, ao mesmo tempo em que reduz os elementos intelectuais eventualmente atrelados ao movimento. Esta forma de Atenção representa uma espécie de alerta às atividades musculares que devem responder prontamente a determinada situação no sentido de favorecer a adaptação.

Atenção Intelectual

Representa o ato de reflexão e de atividade racional dirigidos na resolução de qualquer problema conscientemente definido. Apesar da divisão da Atenção em Atenção Sensorial, Atenção Motora e Atenção Intelectual, de certa forma a Atenção implica sempre em alguma atividade intelectual, ora orientando os movimentos, ora dando sentido às percepções.

Afeto e Atenção

Um dos fatores individuais de maior influência no processo da Atenção destacam-se as condições do estado de ânimo ou de interesse, os quais podem facilitar ou inibir a mobilização da Atenção. Portanto, o elemento afetivo tem significação determinante no processo da Atenção, admitindo-se que a pessoa só dirige a Atenção aos estímulos que lhe despertam interesse. De fato, ao constarmos que nossa Memória tem mais afinidade para as coisas que nos despertam maior interesse, estamos falando antes, que nossa Atenção (indispensável para a Memória) é mobilizada mais prontamente pela nossa afetividade.

De acordo com o papel que determinado estímulo desempenha ou possa eventualmente desempenhar na vida pessoal, ele exercerá uma força maior ou menor de atração sobre a Atenção. A Atenção realiza uma seleção natural de seus objetivos em função da disposição pessoal, a qual tende a iluminar determinados objetos. A Atenção está sempre dirigida para algo conscientemente desejado e esse tipo de disposição da pessoa para com o objeto é chamado interesse. O interesse e a Atenção estão tão intimamente ligados que não é possível existir Atenção completamente desprovida de interesse (Stern).

Fatores determinantes de estímulo podem chamar a nossa atenção de forma involuntária, podem ser sumariados da seguinte maneira:

DETEDETERMINANTE DO ESTÍMULO PARA A ATENÇÃO

Intensidade O silvo da sirene do carro de bombeiros

Repetição Anúncios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com