TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Básicos Psicológicos

Trabalho Escolar: Processos Básicos Psicológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 – Passo 2

Exemplo de comportamento apresentado por Nell

Aprendizagem associativa por condicionamento clássico:

• As únicas pessoas com que Nell conviveu foram sua mãe e sua irmã, quando ela passou a ver pessoas estranhas ela se assustava. Estímulo: Pessoas Estranhas - Resposta: Gritar.

• Paula mostrou um livro sobre relação entre homem e mulher para Nell. Estimulo: livro - Resposta: Associar Jerry e Paula as imagens do livro.

Aprendizagem associativa por condicionamento operante:

• Desde muito pequena, foi ensinado a Nell que ela não deveria sair de casa durante o dia, pois poderiam acontecer coisas ruins com ela. Estimulo: Pipoca - Reforço positivo: sair de casa durante o dia.

• A mãe de Nell ensinou a ela que homens eram malvados. Para mostrar que nem todos eram assim, Jerry tirou sua roupa, sentou-se sobre a pedra e mostrou que não faria mal a ela. Estimulo: Ver Jerry sem roupas e perceber que ele não iria machucá-la. Reforço positivo: Não ter medo de homens.

Aprendizagem por observação:

• Antes de intervir clinicamente na vida de Nell, Jerry e Paula tem a missão de estudá-la e compreender sua maneira de viver e falar. São instaladas câmeras em sua casa para observá-la e estratégias de aproximação. No decorrer do filme Jerry vai aprendendo a linguagem de Nell, tanto a corporal quanto a verbal. Por meio de sinais Jerry conhece a história dela. Tão natural se torna a linguagem de Nell, que na cena final Jerry é seu intérprete no julgamento.

• Nell tinha uma linguagem própria, que se tratava de um inglês destorcido. Ao longo do filme, devido à convivência com Jerry e Paula ela foi observando os gestos, a linguagem, e começou a compreender pouco a pouco. Mesmo optando por continuar a viver na floresta, e ainda utilizando de sua linguagem, ela compreendia tudo que Jerry e Paula diziam.

ETAPA 1 – PASSO 3

Vocês consideram que suas restrições dificultam seu processo de aprendizagem?

Por sempre ter vivido com sua mãe e sua irmã gêmea isoladas na floresta, o modo de viver e a sua linguagem era a realidade de Nell, era o certo e não havia outro modo de comunicação, ela não teve contato com mais ninguém, então tudo que Nell sabia era o que sua mãe havia lhe ensinado. Não sabiam ao certo porque ela tinha uma linguagem diferente, mas o que tudo indicava era o fato de que sua mãe havia sofrido uma série de derrames e como consequência um lado de sua face ficou paralisada e isso explicava a dificuldade da fala, e Nell por meio de associação e observação passou a falar exatamente como sua mãe, um “inglês destorcido”.

Segundo a teoria de Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo está relacionado com a interação no meio social. A aprendizagem acontece a partir das experiências sociais que estão ligadas a essa interação e que geram novos conhecimentos.

Então podemos concluir que quando Nell começou a conviver com outras pessoas, ela passou a adquirir novos conhecimentos e a entender o que se passava a sua volta, que existia um mundo fora do que ela viveu durante muito tempo reclusa. O meio teve grande influência em sua aprendizagem, todos esses acontecimentos serviram para seu desenvolvimento cognitivo.

ETAPA 2 – PASSO 1

Redigir um texto explicando como se deu o desenvolvimento da linguagem de Nell e em que estágio a linguagem dela se encontra. Exemplificar com trechos do filme.

Vários fatores contribuíram para o desenvolvimento da linguagem de Nell, por sua mãe ter sofrido derrames e ter um lado da face paralisada, ela pronunciava as palavras de forma diferente, Nell e sua irmã gêmea aprenderam a falar como sua mãe, e entre elas, essa linguagem era totalmente normal.

Durante sua vida, Nell sempre viveu em uma casa na floresta que era bem distante da cidade e acostumou a viver assim, em um lugar onde não havia eletricidade, telefone, água corrente, era tudo bem diferente do que a sociedade moderna está acostumada. Mesmo com tudo isso, Nell era feliz.

Nell e sua irmã gêmea tinham uma ligação muito forte, Nell sempre tinha recordações das duas brincando. Sua irmã gêmea faleceu quando criança, mas sua presença era muito forte na vida de Nell.

Ninguém sabia da existência de Nell até sua mãe falecer. Quando foi encontrada por Jerry, deixou-o intrigado por sua linguagem desconhecida.

No inicio ela se sentia assustada com a presença de estranhos, mas com o passar do tempo ela começou a confiar em Jerry e Paula.

Por ter uma linguagem desconhecida, no inicio Nell se comunica através de expressões gestuais e também pela dança. Para ser entendida era preciso observar seu comportamento, suas expressões.

No decorrer do filme a aprendizagem aconteceu de forma mutua, Nell ensinou Jerry e Paula sua linguagem e assim passa a ser entendida por eles, e eles fizeram o mesmo com ela, consiste em uma troca de experiências que tem como resultado a aprendizagem.

ETAPA 2 – PASSO 2

Ela pode ser considerada uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com