TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL SOBRE A FASE DE SUPERVISÃO ESPECIFICADA - EMPHASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS I

Por:   •  13/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.755 Palavras (32 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ[pic 1]

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Thais Pires Quintanilha Lara

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO – ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS I

TAUBATÉ - SP

2017


Thais Pires Quintanilha Lara

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO – ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS I

Relatório Final especialmente redigido como parte dos requisitos para a conclusão do Estágio Supervisionado Específico – Ênfase: Psicologia e Processos Educativos I do Curso de Psicologia da Universidade de Taubaté.

Professora Supervisora: Elvira Aparecida Simões de Araujo.

TAUBATÉ – SP

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 OBJETIVO GERAL        4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

4 PROCEDIMENTOS        8

5 RESULTADOS        11

5.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        11

5.2 DIÁRIO DE CAMPO        11

6 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        20

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIA        22

ANEXO 1 – CASOS APLICADOS À DINÂMICA        23

APÊNDICE 1 –TABELA DE COMPORTAMENTO        25


1 INTRODUÇÃO

A realização do estágio curricular obrigatório numa instituição escolar possibilitou não apenas a vivência da prática, mas um maior conhecimento de uma das áreas de atuação da psicologia, a Psicologia Escolar, onde há uma necessidade de profissionais interessados e a consequente carência destes no ambiente escolar. Levando-se em consideração que na legislação o psicólogo ainda é um profissional “dispensável”, não pertencendo oficialmente ao corpo de funcionários da escola, esta fica livre para contratar ou não este profissional. Já que ele é considerado uma despesa extra, requerendo uma maior procura e um maior investimento dos profissionais de Psicologia na área para conquistarmos definitivamente esse espaço.

A experiência no estágio proporcionou uma reflexão do papel do psicólogo escolar, que tem como função principal a promoção de bem-estar bio-psico-social dos que fazem a escola, e para isto este profissional poderá trabalhar com os inúmeros grupos existentes na escola, tanto grupo de alunos como de professores, dentre outros. Em termos de perspectivas de atuação são as mais variadas também, já que se trata de um ambiente dinâmico, dando ao profissional a oportunidade de utilizar sua criatividade, e ousar diante da ligação Psicologia e da Educação.

Para uma boa atuação do Psicólogo no ambiente escolar se faz necessário inicialmente um levantamento de dados e uma análise institucional, para poder conhecer a instituição em si, suas demandas a serem ajustados e devidamente aprimorados. Na minha vivência prática, na Escola Estadual de Ensino Médio, apresentei o projeto de início que seria as habilidades sociais. 

Considerando-se a classe geral das habilidades sociais, é importante reconhecer que, como qualquer comportamento, trata-se de um constructo, inferido das relações funcionais entre as respostas de duas ou mais pessoas em interação, onde as respostas de uma delas são antecedentes ou consequentes para as da outra, de forma dinâmica e alternada no processo interativo. Um comportamento social somente é classificado como habilidade social quando contribui para a competência social em uma tarefa de interação social (DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2001)

         Pois as relações interpessoais que acaba interferindo de forma direta em todo funcionamento da escola. E levando em consideração o referido desajuste, aperfeiçoando e fortalecendo o diálogo entre seus integrantes, contribuindo para a melhoria da dinâmica escolar. Sendo assim o intuito deste trabalho foi implantar sementes de novos olhares no grupo com relação ao seu comportamento e a sua forma de se comunicar e se integrar legitimamente. Expondo, assim, a importância e a enorme contribuição da Psicologia Escolar a todos envolvido.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer a realidade do contexto Educacional, a partir da análise e diagnóstico da realidade escolar em suas dimensões pedagógicas, política, econômica, social e cultural de forma a desenvolver práticas integrativas das competências, habilidades e conhecimentos que definem a atuação do psicólogo em contextos educativos e escolares.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Realizar dinâmicas para promover e inserir conceitos das habilidades sociais;
  • Promover empatia, uma reflexão no grupo de alunos acerca de suas dificuldades e do outro;
  • Desenvolver a compreensão grupal através de experiências vivenciais;
  • Capacitar o grupo escolar no sentido de sua autonomia em termos da resolução de seus próprios problemas;
  • Desenvolver a autoestima, a confiança, o respeito e a comunicação interpessoal;
  • Promover o fortalecimento das redes interpessoais dentro da escola, através de uma comunicação, civilizada e assertiva.


3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Psicologia Escolar é uma área da Psicologia Aplicada que tem suscitado inúmeras reflexões acerca da identidade dos profissionais que nela atuam, sobretudo a necessidade de redefinição do papel do psicólogo na escola e de reestruturação de sua formação acadêmica (DEL PRETTE, 1999;).

As possibilidades de atuação do Psicólogo no meio escolar são diversas, por isso as linhas teóricas e metodológicas que o profissional pode adotar também são. Entretanto, o foco é sempre o processo de ensino-aprendizagem no aspecto global, levando em conta teorias a respeito do desenvolvimento humano, a escola como instituição e todas as suas variações e evoluções.

Segundo os estatutos da Associação Brasileira de Psicologia Escolar - ABRAPEE (1991),         

[...] entende por psicólogos escolares e educacionais aqueles profissionais, que devido a sua preparação universitária em Psicologia e experiências subsequentes nas áreas escolar e/ou educacional, trabalham para melhorar o processo ensino-aprendizagem no seu aspecto global (cognitivo, emocional, social e motor) através de serviços oferecidos a indivíduos, grupos, famílias e organizações. (p. 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)   pdf (295.4 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com