TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psicologicos

Exames: Processos Psicologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 3

CURSO DE PSICOLOGIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

RELATÓRIO

“FILME:ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA”

Campinas 04 de Setembro de 2014

SUMARIO

RESUMO............................................................................................................................02

RELATÓRIO: “ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA” ..........................................................03

PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADOS ....................................................04 , 05 ,06

CONCLUSÃO ...................................................................................................................07

BIBLIOGRAFIA ...............................................................................................................08

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 3

CURSO DE PSICOLOGIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

RELATÓRIO

“FILME:ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA”

Campinas, 04 de agosto de 2014

Resumo

Baseando-se no filme “Ensaio sobre a cegueira” iremos relatar pontos importantes e relevantes para pesquisa de uma situação muito incomum acontecida com a população mundial, uma suposta cegueira contagiosa.

Deste ponto de partida, veremos as necessidades que todos infectados tiveram de se adaptar, utilizando os sentidos que não foram afetados.

As necessidades do dia à dia tornaram-se um desafio, pois passam a ter que ampliar e valorizar sua “Sensação e percepção”.

Relatório: Ensaio sobre a cegueira

Em vista de uma suposta epidemia, algumas pessoas que por ela foram debilitadas a escuridão, ou seja à um clarão de uma cegueira que surge inesperadamente, vemos algumas situações extremas na vida daqueles que supostamente estavam infectados.

Desde uma quarentena inapta, até os maus tratos pela falta de assistência medica. Tornando assim a vivencia dos mesmo uma verdadeira luta pela sobrevivência, até mesmo do alimento enviado a eles, e os conflitos vividos entre eles.

Dentro deste contexto vemos pessoas de etnias diferentes, desde um ladrão uma prostituta até um doutor oftalmologista, negros, brancos e japoneses.

Com as primeiras descoberta desta suposta cegueira vemos que aqueles que estavam próximos também eram contaminados. Um fator relevante visto no filme é que a mulher do oftalmologista não se contaminava mesmo vivendo juntamente com eles, ajudando seu marido e os contaminados em quarentena.

Neste processo de isolamento, a busca pela adaptação é permanente, pois os mesmos a cada momento encontram uma dificuldade ou desafio pela adaptação necessária para aquela deficiência. Com esta necessidade de adaptação os mesmo começam a disputar o comando tornando assim uma luta pela sobrevivência, mas que ao mesmo tempo os tornam fortes e unidos para lutar por seus ideais de sobrevivência, e manter a ordem a todo custo mesmo que tenham que chegar ao extremo, de uma luta corporal, dando a sim um primeiro passo para liberdade momentânea, pois a maior dificuldade estaria por vir......

Passando por tudo que passaram, sendo privados de liberdade de todo tipo, de uma hora para outra eles conseguem sair daquela prisão imposta e passaram ter uma suposta liberdade, que com “esta” apareceram outros desafios maiores, que colocaram em cheque tudo que aprenderam quando estavam presos. A princípio encontram a cidade em que eles viviam um caos total, como sobreviver em meio ao caos, a sorte deles que um dos integrantes do grupo possuía visão e a sim “ela” os conduziam da mesma forma que tinha feito quando estavam presos, dessa forma resolveram ir imediatamente para o apartamento onde essa “moça” e seu marido viviam antes da doença o acomete lo.

Os dias transcorreram normalmente, tinham encontrado suprimentos para um longo período de tempo, e alguns fatos foram decisivos para a união do grupo, a moça que possuía visão se reconciliou com seu marido mesmo tendo vários desentendimentos amorosos ,infidelidade, desvalorização do seu caráter, a prostituta e o velho do tapa olho tiveram uma aproximação afetiva ,o japonês e a sua esposa se reconciliaram ,a criança e o cachorro foram adotados pelo grupo e especial pela prostituta, após estes acontecimentos algo inesperado ocorreu o primeiro cego voltou a ver “japonês”, alimentando ainda a mais a esperança de todos pelo restabelecimento da visão. A mulher do médico tem um momento único de alivio e satisfação, por ter conseguido vencer todas as dificuldades que foram surgido no decorrer da historia.

PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADOS

Processos Básicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com