TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psicológicos Básicos I

Trabalho Universitário: Processos Psicológicos Básicos I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

O Estruturalismo foca nos processos do pensamento, o que as pessoas fazem e como fazem. Olhar para o interior para as informações que passam pela consciência, método da introspeção, analisar as nossas próprias percepções. O psicólogo alemão Wilhelm Wundt produziu ideias que contribuiriam para o desenvolvimento do estruturalismo.

O Funcionalismo, busca entender o que as pessoas fazem e porque fazem. O estudo dos processos de como a mente funciona. Usa-se qualquer método para obter as respostas as perguntas.

O Pragmatismo, acredita que o conhecimento só é válido por sua utilidade, não há interesse em apenas saber o que as pessoas fazem, mas querem saber o que podemos fazer com o conhecimento.

O Associacionismo, apresenta-se mais como uma forma de pensar do que escola. Ele investiga os eventos e as ideias podem se associar na mente proporcionando aprendizagem. As associações podem resultar da contiguidade, da similaridade ou do contraste. Há também a teoria da repetição que possibilita fixar as associações mentais de maneira mais consistente.

Há a lei do efeito, onde entendesse que um estímulo produzirá uma determinada resposta.

O Behavorismo é uma perspectiva teórica na qual a psicologia deveria se concentrar apenas na relação entre o comportamento observável, de um lado, e os eventos ou estímulos ambientais de outro. O Behavorismo Radical, acredita que os psicólogos deveriam se concentrar apenas no estudo do comportamento observável.

Psicologia Gestalt, estudam insight, buscando entender o evento mental não observável. Afirma que quando se olha para eles como todos organizados e estruturados.

2. A psicobiologia contribui com estudos de Karl Spencer Lashley, que buscou entender de que forma, de que maneira o cérebro tornava possível a execução de atividades complexas, considera o cérebro como um organizador ativo e dinâmico do comportamento. Donald Hebb, propôs o conceito de conjunto de células como base para o aprendizado no cérebro.

O linguista Noam Chomsky, ressaltou a base biológica como potencial criativo da linguagem, sendo assim, é a estrutura da mente e não a estrutura das contingências ambientais, que orienta a nossa aquisição na linguagem.

A inteligência artificial permitiu que a tentativa de construir sistemas que demonstrassem inteligência, o processamento inteligente da informação.

3. Platão era racionalista, acreditava que o caminho para o conhecimento se dá por meio da formulação de teorias.

Aristóteles, um empirista, entendia que o conhecimento é obtido por intermédio da experiência e observação.

Para a Psicologia as influências, tendem para ambas compreensões, a análise sem qualquer ligação com a observação, não podem ser válidas, entretanto, grandes quantidades de dados empíricos, sem estrutura teórica organizada também não fazem sentido.

4. Os métodos de pesquisa inicialmente seguem a abordagem racionalista, pois geralmente iniciamos com uma teoria, que é um corpo organizado de princípios explanatórios relativos a um fenômeno com base na observação, busca-se testar esta teoria, para ver se ela tem o poder de prever determinados aspectos do fenômeno em questão, temos o processo de hipóteses.

O ato de comprovação da teoria, tem a reflexão da abordagem empirista, que são os experimentos de laboratório, autoavaliações, estudos de caso, observações naturalísticas, simulações por computador I.A.

5. Investigação Cognitivo – Psicológica:

Proposta (o que quero saber):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com