TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psicológicos básicos- Entrevista Imagem ambígua

Por:   •  11/11/2017  •  Monografia  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA DE BRASILIA

JONATHAN LUCAS RA: D50IHJ7

RODRIGO G. Rodrigues:N2104H5

Mateus Henrique M. RA:D489EH0

FELIPE LOPES RA:N211EA8

JOÂO VICTOR RA:D467EH0

TRABALHO DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

IMAGENS AMBIGUAS

Brasília, Distrito Federal

2017

SUMÀRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 OBJETIVO DO TRABALHO...................................................................................04

3 METODOLOGIA......................................................................................................05

3.1. SUJEITO LOCAL MATERIAL (ANEXO) PROCEDIMENTO...............................06

4 RESULTADOS........................................................................................................07

5 CONCLUSÃO..........................................................................................................08

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................09

Introdução

   No nosso dia-a-dia as nossas percepções e sensações do mundo são intimamente ligadas e chegam a se fundir em um processo contínuo, porém, de modo didático no curso de Psicologia costumamos estuda-las separadamente.

   As sensações são estímulos intrínsecos e extrínsecos que provém do mundo físico, sendo regido pelas leis da física, química, biologia etc. Dependendo do tipo de estímulo e o local de ativação dos órgãos sensoriais animal muda a denominação, podendo ser sensações visual, auditivas, olfativas, gustativas, tácticas, espaciais. Daremos um foco maior nas sensações visuais pois elas que influem diretamente no estudo das imagens ambíguas. Logo depois do das células sensoriais visual por exemplo (cones e bastonete) os infinitos estímulos são transformados em micro correntes elétricas depois passam pelo nosso sistema nervoso até chegarem em diversas partes do cérebro.

   Chegando ao cérebro um mar de estímulos provenientes de nossos órgãos sensoriais como nosso nariz no nosso campo de visão, a presença/pressão tátil da roupa em nosso corpo, a visão periférica, diversas frequências de sons etc. Cabe ao nosso cérebro organizar e interpretar cada estímulo de modo que faça “sentido” e nós chamamos isso de percepção, esse amontoado de informações recebidas, nosso sistema cognitivo tem a tendência de organiza-las em uma Gestalt(forma/todo).

   O estudo da Gestalt, fez com que os psicólogos percebessem a existência de comportamentos espontâneos do cérebro durante o processo de percepção. Estes padrões são a base para as Leis da Gestalt – ou Princípios da Gestalt. As leis são formas ou atalhos naturais do nosso cérebro interpretar e compreenderas formas visuais. Esses princípios podem ser resumidos como: Semelhança (objetos semelhantes tendem a permanecer juntos), Proximidade (Partes próximas uma da outra tendem a ser vistas como grupo), Boa continuidade (alinhamento harmônico das formas), Pregnância (Simplicidade natural da imagem para melhor assimilação “lei mais importante”), Clausura (boa forma, figura com limites bem marcados), Experiência Fechada (Associação com figuras já conhecida).

   E no presente trabalho iremos entrevistar algumas pessoas explicando do que se trata a pesquisa depois mostrando as imagens para que nós percebamos as possibilidades de percepção individual das imagens ambíguas que serão mostradas a cada um dos estudantes.

   

Objetivo do trabalho

O objetivo dessa pesquisa é observa determinado grupo de pessoas, compreendendo e captando suas percepções observadas imagens ambíguas, aprendidas após os estudos em grupo e em sala de aula, para que possamos vivenciar e desenvolver as habilidades necessárias para o êxito na futura profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com