TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psiológicos

Casos: Processos Psiológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 6

Texto 1: “A Evolução da Psicologia” – Bock

1) Argumente sobre a importância de conhecer o contexto histórico-social na história da Psicologia.

2) Discorra sobre o pensamento psicológico entre os gregos a partir das ideias de Platão e Aristóteles.

3) Discuta a influência do cristianismo no pensamento sobre o mundo e o homem na Idade Média e como é possível perceber tal influência no pensamento de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.

4) O que marca as ideias do mundo psicológico no período do Renascimento?

5) Aponte as duas principais características do mundo moderno que possibilitaram o surgimento da psicologia científica. Discorra sobre cada uma detalhadamente.

Texto 2: “A nova Psicologia de Wundt” – Schultz

1) No que Wundt se baseou para concluir que uma pessoa não pode se envolver em mais de uma atividade mental ao mesmo tempo?

2) Defina a Psicologia Cultural de Wundt. Como ela contribuiu para a divisão interna da Psicologia?

3) Quais são os elementos da consciência? Qual o papel desses elementos na vida mental?

4) Aponte a diferença entre a experiência mediata e imediata.

5) Descreva a metodologia e as regras de introspecção adotadas por Wundt. Ele defendia a introspecção quantitativa ou qualitativa? Por quê?

6) Descreva o destino da psicologia wundtiana na Alemanha. Em que se baseava a crítica ao sistema de Wundt?

Respostas

Texto 1: “A Evolução da Psicologia” – Bock

1) Sabemos que a Grécia foi a pioneira em muitas questões filosóficas, mas antes disso acreditava-se muito no mito. A filosofia veio então para atribuir razão no lugar do mito. Os gregos procuravam um sentido para atribuir a razão, e chamaram-na de alma. O termo “Psicologia” surgiu efetivamente com Wundt, na Alemanha no final do séc. XIX. Atitudes filosóficas já vinham sendo desenvolvidas muito antes disso. E podemos dizer que a Filosofia é a mãe da Psicologia, uma vez que muitas teorias hoje vieram de grandes filósofos, como Platão, Sócrates, Aristóteles. Em casa época havia um meio de vida social em que as pessoas se sujeitavam a um modo de viver. Analisar que a sociedade veio de desenvolvendo e se modificando, e de certa forma evoluindo, faz com que possamos compreender o nosso modo de viver hoje, com a política que temos algumas tradições, crenças religiosas e questões filosóficas. Entender o processo histórico-filosófico e psicológico nos ajuda a enfrentar melhor o nosso presente.

2) Platão defendia a ideia de alma x corpo, que a alma precedia a matéria, ela era essencial e inestimável. Superior ao próprio corpo e/ou matéria. Aristóteles fez uma fusão entre alma e corpo, onde o corpo era a fonte de manifestação da alma, e sem a alma o corpo ficava obsoleto, logo, um dependia do outro.

3) Na idade média a igreja tinha grande influencia na forma de pensar e agir das pessoas, e as pessoas que compunham o clero eram os únicos com acesso ao conhecimento literário, então os primeiro filósofos vieram da igreja, um exemplo é Santo Agostinho que acreditava que a consciência humana, a capacidade de racionar era um tipo de manifestação divina. Posterior a Santo Agostinho, veio São Tomás de Aquino, que abordou a ideia de que o homem por estar sempre buscando a perfeição encontraria a mesma com uma aproximação de Deus.

4) No período do Renascimento ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento, o qual propunha a ressurreição consciente, do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza em oposição aos conceitos da Idade Média, que eram a ideia do divino e sobrenatural. Uma frase significativa para descrever este ideal é a do filósofo Protágoras, que diz: “O homem é a medida de todas as coisas”. Agora que o homem esta voltado para si mesmo, muitas questões vão aparecer, dúvidas, relações, contradições e isso da abertura para o surgimento da Psicologia.

5) Antes de tudo, a Psicologia precisou ser reconhecida como ciência, como um conhecimento sistematizado, objetivo, fruto de pesquisas e com referência clara no mundo empírico. Sem isso não seria possível a consciência do homem dos problemas e soluções no meio o qual ele vive. Então, voltando para as características do mundo moderno que possibilitou a exploração da Psicologia, podemos falar da primeira, que seria a crença na ciência como forma de conhecer o mundo e dar respostas e soluções para problemas da vida humana e segundo seria a experiência da subjetividade pessoal, ou seja, agora o homem tem certeza de que ele existe e ele é dono do próprio corpo, que suas escolhas são individuas e como ele vai lidar com isso.

Respostas

Texto 2: “A nova Psicologia de Wundt” – Schultz

1) Wundt se baseou no pensamento de Bessel sobre a "equação pessoal" os erros de medição entre os astrônomos. Ele achava que era impossível para o observador focar sua atenção nos dois objetos ao mesmo tempo. Foi então que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com