TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procura da mente

Por:   •  7/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.599 Palavras (19 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

Dependendo do tipo de autores, existem várias concepções do ser humano.

 Wundt e Freud apoiam a perspectiva mental interna, esta assume uma visão do ser humano centrada no interior dele, pondo os processos emocionais e mentais na base das atitudes e comportamentos. Mas estes dois autores possuem enormes diferenças, o Wundt salienta que os fenómenos psíquicos, como elementos essenciais na mente humana, fazendo com que a consciência seja mais relevante no ser humano, já Freud destaca que as pulsões emocionais e profundas do psiquismo humano são mais importantes, e assim o inconsciente é o verdadeiro suporte do ser humano.

Watson, Bandura e Skinner, ambos apoiam uma perspectiva comportamental externa, defendem que o Homem se desenvolve a partir de estímulos externos, provenientes do meio ambiente. Caracterizando-se pelo seu comportamento, sendo este um conjunto de reacções exteriores. Defende assim “nós somos produto do meio”[1].

Piaget e Damásio, defendem a perspectiva cognitiva integrada, esta teoria põem de parte quer os elementos de natureza cognitiva, social ou cultural, ultrapassando assim as dicotomias razão\ emoção; individuo\meio; inato\adquirido.

Temos assim diferentes concepções do Homem:

  • Wundt e a consciência
  • Freud e o inconsciente
  • Watson e o comportamento
  • Piaget e a inteligência

Wundt e a consciência

  • Biografia:

Wilhelm Wundt nasceu em 1832, na Alemanha. [pic 1]

Com dezanove anos, formou-se em medicina, mas apercebendo-se que esse não era o seu interesse, especializou-se em fisiologia.

Enquanto professor, investiga o modo como se processa a informação sensorial, o que o leva a orientar-se para a psicologia. Na sua obra Contributos para uma Teoria das Percepções Sensoriais, utiliza pela primeira vez a designação de “Psicologia Experimental”.

Tomando como modelo as ciências experimentais (método introspectivo, experimental ou controlado), oferece-se a constituir a psicologia como uma nova área da ciência objectiva e experimental.

Organizando as suas aulas na obra Princípios da Psicologia Fisiológica, estabelece os princípios da psicologia como a ciência experimental independente.

Durante 10 anos, dedicou-se à investigação de uma área da psicologia na qual foi o primeiro investigador sistemático: a Psicologia Cultural.  Nesta obra abordou o desenvolvimento do pensamento humano manifestado na linguagem, nos costumes, nos mitos, nas artes, nas leis e na moral. Defendeu uma concepção, ainda hoje esta em vigor, em que o desenvolvimento dos processos cognitivos está muito influenciado pelas condicionantes sociais. Sendo também nesta obra que tornou clara a diferença entre psicologia experimental e social.

Morreu em 1920.

  • A consciência:

Wundt estuda a consciência e os processos mentais. Sendo a consciência  constituída por várias partes distintas, segundo ele a primeira parte “da investigação de um facto deve ser uma descrição dos elementos individuais (…) dos quais consiste”, assim como os átomos constituem as substâncias mais simples da química, as sensações são os elementos simples da mente e da consciência.

Para Wundt, os elementos da consciência são estáveis, tendo um papel activo na organização do seu próprio conteúdo. Sendo estes processos activo os que mais interessam a Wundt, pois considerava compatível o reconhecimento dos elementos simples da consciência e a afirmação de que a mente consciente tem capacidade para proceder a uma síntese desses elementos em processos cognitivos de nível mais elevado.

A metodologia a seguir deveria partir dos elementos básicos dos processos conscientes.

  • As sensações e os sentimentos:

As sensações e os sentimentos são os elementos mais simples que constituem a consciência.

As sensações ocorrem sempre que um órgão dos sentidos é estimulado e esta informação é transmitida ao cérebro pelos nervos.

O sentimento é a componente subjectiva da sensação, podendo ser acompanhada de um sentimento, por exemplo, de relaxamento ou tensão.

Para provar a sua teoria submeteu os seus alunos a uma experiencia: “Levou para a sala de aula um metrónomo (Instrumento para medir o tempo e marcar o compasso das composições musicais), e registou as reacções dos alunos ao incomodativo som”, notou que o sentimento subjectivo acontece ao mesmo tempo que as sensações físicas. Pode concluir que a emoção é constituída por um conjunto complexo de sentimentos.

Os processos mentais seguem, assim o percurso do mais simples ao mais complexo, o mesmo não acontece com o real, pois quando observamos um objecto, vemo-lo como um todo e não como uma soma de objectos, Wundt teve que recorrer ao processo de percepção (processos de organização dos elementos mentais que formam uma unidade) para explicar esta experiência consciente unificada.

Assim Wundt pode concluir que as características da consciência não são as mesmas do que as dos seus constituintes, isto apoiado pela a sua citação:

 “Todo o composto psíquico é dotado de características que de modo algum consistem na mera soma das características das partes.” 

  • Metodologia de investigação

Wundt utiliza como método a introspecção controlada (assim designada porque os fenómenos que se descrevem foram provocados em nós) só a pessoa que vive a experiência a pode descrever, fazendo uma auto-análise dos seus estados psicológicos.

Wundt, na sua experiência com o metrónomo, exigia um grande rigor nas descrições, que seriam contadas. O objecto da introspecção é o próprio sujeito, enquanto o objecto das observações que se fazem nas outras ciências é o real exterior ao sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (431.9 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com