TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Vida com Jovens no 1º ano do Ensino Médio

Por:   •  17/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIDERP

Rafael Alves Costa

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Aconselhamento Psicológico

Campo Grande

2018

[pic 2]

Rafael Alves Costa

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Aconselhamento Psicológico

Relatório de estágio solicitado pela Professora e Supervisora Silvia Helena Torres da Rocha Pozzobom, na disciplina de Estágio Básico de Saúde do 6º semestre, do curso de psicologia da Universidade Uniderp.

Campo Grande

2018

  1. Introdução

O aconselhamento psicológico é uma relação de ajuda que visa facilitar uma adaptação mais satisfatória do sujeito à situação em que se encontra e otimizar os seus recursos pessoais em termos de autoconhecimento, auto-ajuda e autonomia. A finalidade principal é promover o bem-estar psicológico e a autonomia pessoal no confronto com as dificuldades e os problemas.

Segundo Rowland (1992), aconselhar não é dar conselhos, fazer exortações nem encorajar disciplina ou prescrever condutas que deveriam ser seguidas. Pelo contrário, trata-se de ajudar o sujeito a compreender-se a si próprio e à situação em que se encontra e ajudálo a melhorar a sua capacidade de tomar decisões que lhe sejam benéficas.

Bond (1995) diz que o aconselhamento psicológico é diferente de psicoterapia. As diferenças referem-se a aspectos específicos, tais como: carácter situacional; centrado na resolução de problemas do sujeito; focalização no presente; duração mais curta; mais orientado para a ação do que para a reflexão; predominantemente mais centrado na prevenção do que no tratamento; a tarefa essencial do técnico é facilitar a mudança de comportamento e ajudar a mantê-la.

O atendimento foi realizado na UBSF Jardim Azaleia, atualmente localizada na R. Riverside, Parque Res. Azaleia que oferece os atendimentos de: Médico Generalista, Odontológico (adulto e pediátrico), Enfermagem e de Serviço Social.

Os atendimentos são de 2ª a 6ª feira – das 07h às 11h e 13h às 17h, prestados por 02 equipes de profissionais.

O agendamento dos atendimentos é realizado da seguinte forma para:

* Consultas Médicas e de Enfermagem: Prévio – para retorno dos pacientes dos Programas ou demanda espontânea (diariamente 7h).

* Exames: agendados na recepção ao sair da consulta, conforme a necessidade do paciente e disponibilidade de vagas no sistema.

Oferece atendimentos nos Programas: Assistência Integral à Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, controle da Tuberculose e da Hanseníase.

Realiza coleta do exame de colpocitologia oncótica (preventivo do câncer de útero).

  1. Dados do atendimento

Paciente

Maria Fernanda Rocha Romero

Data de Nasc.

21/06/2012 – 6 anos

Escolaridade

Cursando Ensino Fundamental – 1ª série

Endereço

Rua Terlita Garcia, 1668, Santa Camélia

Mãe

Gislene Rocha – 37 anos

Pai

Cleyton Alce Romero – 41 anos

Irmão

Cesar Augusto Rocha Romero – 2 anos

Queixa

Se perdeu dentro da escola há 3 meses, desde então apresenta crises de choro, isolamento social, pouco apetite, pesadelos e medo de abandono.

  1. Atendimento

O atendimento foi realizado em 3 sessões na modalidade de aconselhamento psicológico, no período matutino com um intervalo de 15 dias entre cada atendimento.

  1. Atendimento nº 01 (13/08/2018)

O primeiro atendimento foi em grande parte um diálogo com a mãe da paciente que relatou a queixa mencionada. A mesma afirma que a paciente sempre foi muito apegada a ela e há cerca de 6 meses começou a trabalhar fora. Desde então a paciente tem demonstrado baixo desempenho escolar e dificuldades de adaptação. Relata que por diversas vezes a paciente vai até a portaria da escola e chora afirmando que se sente abandonada pela mãe.

Em conversa com a paciente, esta afirma que sente muita saudade da mãe durante o período que está na escola. Foi perguntado como era seu relacionamento com os colegas de classe. A paciente relata que enfrenta dificuldades de se introduzir em um grupo pois muitos deles não a convidam, e em boa parte do tempo livre na escola, a paciente fica na portaria junto com a responsável pelo local, a mesma afirma que é sua única amiga e não sente tanta vontade de chorar quando está com ela.

Em casa, antes da sua mãe voltar do trabalho, a paciente fica sob os cuidados da babá juntamente com seu irmão mais novo. A paciente relata que a babá muitas vezes é relapsa no cuidado e se distrai facilmente com o celular, expondo seu irmão a situações de risco onde ela teve que chamar atenção.

Observou-se que a paciente estava disposta a colaborar com o processo de aconselhamento visto que não houve resistências, porém demonstrava muita timidez. Durante todo o diálogo manteve-se junto a mãe e sempre que verbalizava, direciona-se para ela.

O aconselhamento nesta sessão se deu acerca do tempo em que a paciente fica sem a mãe. Primeiramente na escola, foi pedido a paciente que tentasse convidar seus amigos ao invés de esperar eles virem até ela, a socialização na escola ajudaria a se distrair e esquecer a sensação de abandono. Quanto ao tempo em casa, foi solicitado a mãe que ressaltasse com a babá a importância do tempo de qualidade durante este período pois além dos cuidados com o irmão mais novo, a paciente também precisa de atenção para não ficar tão ansiosa pelo retorno da mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com