TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

SÚMARIO

1.        INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2.        JUSTIFICATIVA.................................................................................................5

3.        PROBLEMA        ......................................................................................................6

4.        OBJETIVOS        ......................................................................................................7

4.1 GERAL...................................................................................................................7

4.2 ESPECÍFICOS.......................................................................................................7

5.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................8

6.        METODOLOGIA................................................................................................9

7.        CRONOGRAMA..............................................................................................10

8.         REFERÊNCIAS..............................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

“ Não temos mais alunos como antigamente”. Essa é a frase dita por diversos professores quando são questionados sobre o desempenho dos seus alunos. É sabido que as coisas mudam e por isso vivemos incessantemente buscando alternativas para solucionar os problemas, porém, muitas vezes seguimos o caminho equivocado e por isso tomamos medidas trágicas, sendo uma delas, rotular o aluno como desinteressado.

Se levarmos em conta que a vontade de aprender é uma característica universal dos seres humanos, será mais fácil chegar às raízes do desinteresse e resgatar os tesouros que estão enterrados no solo das acusações.

Como professora, pude observar que muitos alunos, quando compreendem o conteúdo e a sua importância, interagem com ele e fazem as atividades sem reclamar, mas, quando não compreendem partem para a conversa paralela, para a bagunça e a confusão, outros porém, ficam acanhados, calados e se recusam a entregar as atividades que não conseguiram responder.

Será isso desinteresse? Ou será que somos nós, os professores, que falhamos ao tentar ajudar os alunos a encontrarem a vocação que está traçada dentro de cada um?

 De acordo com Galileu Galilei “Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si.”

Isso não quer dizer que somos seres apenas inatos, pois o meio também, de certa maneira, nos influencia. Isso fica claro na afirmação de Deldime e Vermeulen (1999, p.12), “ nenhuma criança nasce numa redoma de vidro; seu desenvolvimento sofre influência do estatuto sócio-econômico, a ascendência étnica e cultural de seu meio familiar”.

Como vimos, diversos fatores interferem no ato de aprender e certamente o “desinteresse” está relacionado a um desses fatores e isso é o que desvendaremos.

2. JUSTIFICATIVA

O baixo desempenho dos alunos e as gritantes queixas dos pais e professores despertaram o interesse em saber o porquê o aluno não aprende e nem tem interessa em estudar.

Considerando que todo o ser humano é movido pela curiosidade, é extremamente preocupante que haja quem não queira aprender.

Com base nessa afirmação, é relevante compreender o que é o desinteresse para que os alunos não sejam erroneamente classificados como desinteressados.

Alem disso, iremos rever a questão do talento e como se dá a vontade de aprender, e o que de fato o aluno espera com o que aprende, pois é certo que, se o aluno não relaciona a sua vocação com o que lhe é ensinado, todos os conteúdos serão insuportáveis.

Daí a importância de, com base nos resultados, criar novas metodologias educacionais e novas perspectivas para combater o fracasso escolar.

3. PROBLEMA

Esta pesquisa tem como finalidade buscar entender o que leva o aluno a não querer aprender, se essa falta de interesse está vinculada às metodologias educacionais, ao ambiente cultural e familiar ou fatores psicológicos e emocionais.

Por enquanto o que sabemos é que, de acordo com Cury (2008, p.11) “ A culpa [...] é do sistema educacional doentio que se arrasta por séculos”.

Verdadeiramente queremos de qualquer jeito que os nossos jovens tenham um futuro brilhante e, quando os estudantes não alcançam as metas traçadas por pais e professores, gera um grande conflito entre os envolvidos.

A revolta dos pais, as reclamações dos professores são atitudes que desmotivam os alunos que, por alguma razão não conseguem ou não têm vontade de aprender, e o que poderia ser resolvido facilmente, acaba se tornando um problema maior, pois os jovens não são preparados para lidar com as perdas, logo, não têm espírito de superação e aquele que não aceita perder nunca amadurecerá.

Com base nessa visão podemos perceber que o “desinteresse” é algo que pode ser solucionado revendo algumas práticas e criando novos conceitos a depender de cada situação.

4. OBJETIVOS  

4.1 GERAL

Desvendar as causas do desinteresse em aprender por parte dos alunos e ajudar pais e professores a criarem estratégias para este problema, visando o desenvolvimento prazeroso e significativo dos alunos.

4.2 ESPECÍFICOS

- Verificar quais fatores desmotivam os alunos.

- Saber qual é a ligação que os alunos desmotivados fazem com a escola e seus objetivos pessoais.

- Analisar a relação entre pais e professores revoltados com alunos desinteressados.

- Perceber se a vocação profissional dos alunos se relaciona com os conteúdos programáticos.

- Explorar as partes do cérebro responsável pela aprendizagem para identificar o que acontece quando a criança não quer aprender.

- Mostrar a importância do aceitar perder de ano com base nas dificuldades de aprendizagem.

- Relatar as consequências causadas pelo comportamento dos pais que                    “aterrorizam” as crianças para que elas passem de ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com