TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de ensino e o papel da educação na sociedade

Por:   •  23/3/2022  •  Artigo  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE LETRAS: INGLÊS 

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – CEL 0468

PROFESSOR (A) TUTOR (A): VIVIANE CRISTINA SILVA VAZ

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

ALUNO (A) AUTOR (A) DA ATIVIDADE: BRAULIO COSTA RANGEL

DATA: 19/05/2019

        A educação é um acontecimento social que sempre está relacionada ao cenário político, econômico, científico e cultural de uma sociedade. A educação é, então, um processo constante na história de todas as sociedades, não sendo igual em todos os lugares e épocas. A própria Constituição Federal de 1988 enuncia o direito à educação como um direito social no artigo 6º. E a principal porta para a educação e o conhecimento na sociedade de hoje ainda são as escolas e universidades. Porém diante das transformações do mundo contemporâneo, principalmente nas relações de trabalho, a escola vem sendo questionada acerca do seu papel nesta sociedade, a qual exige um novo tipo de trabalhador, mais flexível e polivalente, capaz de pensar e aprender constantemente, que atenda as demandas dinâmicas que se diversificam em quantidade e qualidade. Surge então o desafio da escola que deve desenvolver um jovem apto para essas transformações e exigências do mercado.

        Para entender melhor as práticas de ensino e o papel da educação na sociedade, a Professora Fernanda Vanzeloti foi entrevistada. A Professora Fernanda ensina no Colégio Metodista Americano e possui cerca de 5 turmas com 30 alunos em cada, tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde.

        Ela entende que ensinar é uma das tarefas mais desafiadoras, seja ensinar os filhos seja ensinar os alunos, visto que não se tem garantia de que o conteúdo ensinado seja relevante ou significativo para o aluno e, então assim, internalizado ou levado para a vida. Ela comenta que é importante tentar aliar o que se quer passar de conhecimento, experiência, vivência,  às necessidades e aos interesses dos aprendizes. Ela acredita que o ato de ensinar se reporta a todas as situações de vida, onde existe a relação entre alguém quer aprender algo e alguém que quer ensinar algo, por saber mais sobre o assunto.  

        A Professora comenta que em uma sala de aula nem todos estão prontos ao mesmo tempo para aprender o mesmo conteúdo, e que isso é muito desafiador. Por dar aula em uma escola com currículo bilíngue, os Professores utilizam o método Content and Language Integrated Learning (CLIL) onde buscam ensinar as matérias em Inglês, língua da Escola. Os Professores utilizam uma mescla de escritores e estudiosos porém nenhum em especial para ensinar os alunos. Muitos dos conteúdos ensinados pela Professora Fernanda foram obtidos a partir de tudo que aprendeu no magistério, graduação e pós graduação.

        Para a Professora Fernanda as interações são sempre uma "caixinha de surpresa". Considera como base para as suas relações o respeito, em primeiro lugar o professor como pessoa, que detém o comando das atividades e o conhecimento na sala de aula. Sempre procura proporcionar um clima agradável, com interação mas sempre com respeito. Já sobre a relação entre os alunos, busca sempre olhar para aqueles que são mais sujeitos ao bullying ou que sejam mais quietinhos, porque se tem muitas personalidades na sala de aula. Um dos maiores desafios, para ela, nessa relação de professor e aluno, é saber observar aqueles que estão em "desvantagem" ou estão sofrendo, e considera papel do professor auxiliar e fazer essa interface para que todos fiquem bem e felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com