TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Psicanálise I

Responda às questões abaixo mantendo-se dentro do espaço definido e sem consulta a qualquer material.

1-Descreva o conceito de pulsão e como se dá o movimento pulsional? Fonte, pressão, meta e objeto.

O conceito de pulsão tem como características, a fonte, que é um processo que ocorre em algum órgão ou parte do corpo, a pressão, que diz respeito a quantidade de força presente, a meta, que sempre é a satisfação e o objeto que é aquela coisa pela qual a pulsão consegue atingir sua finalidade.

2-Qual o caminho da formação dos sintomas?

Não se dá apenas ao comportamento, para que um sintoma seja formado, é necessário que haja uma harmonia entre a libido que está buscando a satisfação, e a censura do ego, é uma complexa construção do nosso aparelho psíquico. É um sofrimento, pela contenção que causa na vida de quem o apresenta, e é também uma satisfação, ainda que retroativa e indireta, o que explica a resistência de muitos pacientes em abrir mão dos sintomas.

3-Explique porque o estádio do espelho se constitui como um locus da formação do eu.

O estádio do espelho é uma forma de explicar as tentativas de interpretação que o bebê tem a partir das imagens que surgem ao seu redor. A criança começa a construir o seu eu no mundo, a partir do outro. A primeira vez que é colocado em frente ao espelho, ele não se reconhece. Em um segundo momento ele começa a descobrir esse espelho, e percebe que tem algo a mais, um outro, pois até então era apenas ele e a mãe. Por um terceiro momento ele começa a se reconhecer no espelho, assim começando a questão da representação das palavras, dos sentidos e significados, que é o nascimento do eu no espelhamento a partir do outro. A mãe se torna aquela que decifra as coisas para a criança, e ele constitui-se enquanto eu, a partir do que a mãe legenda como eu.

Quando aparece a figura do pai, ele mostra para essa criança que ela tem um lugar nas relações sociais, e é o lugar de filho. Então surge a chamada tríade, é ai onde ocorre o rompimento desse momento narcísico. O sujeito nessa colocação sempre se constitui a partir do outro.

4-Descreva o complexo de Édipo apresentando a castração, o falo e as funções materna e paterna.

O complexo de Édipo, é o apego da criança àquele dos pais que é do sexo oposto ao dela e sua hostilidade para com o do mesmo sexo. Freud diz que, o menino deseja possuir sua mãe e substituir o seu pai, por isso a criança o vê como um rival pelo afeto da mãe.

Podem ser caracterizadas em três fases, de acordo com a dominância da zona erógena: a fase oral, em que a zona dominante é a boca, a fase anal, em que é o ânus que prevalece, e a fase fálica, com a primazia do órgão genital masculino (falo).

A fase oral traz os primeiros seis meses do bebê, a boca é a zona erógena dominante e proporciona ao bebê não apenas a satisfação de se alimentar, mas sobretudo o prazer de sugar, colocando em movimentos os lábios, a língua e o palato, numa alternância ritmada. Ao empregar a expressão “pulsão oral” ou “prazer oral”, devemos tirar qualquer relação exclusiva com o alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com