TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psico Institucional Comunitaria

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos, em um processo que visa fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

I. Informações sobre a realidade da profissão

A. Caracterização do campo de atuação:

1- As três psicólogas desenvolvem suas atividades na área clinica, a M. faz orientação profissional.

2- O local de trabalho das três psicólogas, é um consultório, sendo uma sala reservada.

3- A L. e o F. alegam que as condições necessárias para desenvolver seu trabalho e ter um lugar reservado, ter sigilo, silêncio, sem haver interrupções, já a M. disse que a condição necessária para desenvolver seu trabalho é a pessoa se entregar, querer fazer e estar ali por se tratar de orientação profissional. Foi dito pelas psicólogas que em todos os seus locais de trabalho há condições necessária para desenvolver suas atividades. A M. disse ter autonomia nas decisões relacionadas às suas atividades, respondendo pelo seu trabalho.

4- Nenhuma das três psicólogas trabalham com outros profissionais.

5- Todas as três a psicólogas estão satisfeitas com seu trabalho, pois dizem amar oque fazem. Os motivos citados foram a satisfação de atingir e transformar a vida da população e pela M. que faz orientação profissional e também ajudar nas escolhas dos jovens.

B. População atendida:

6- A L. atende todas as faixas etária no momento atende de 29 a 54 anos, a maioria do sexo feminino, a classe social de A e B, em relação a escolaridade são todas graduadas, e algumas pós- graduação, atende algumas psicólogas, dentistas e assistentes sociais. A F. a faixa etária está entre 15 a 20 anos, a maioria do sexo feminino de classe social média. A M. a faixa etária para a

orientação profissional é a adolescência, e para o aconselhamento de carreira qualquer idade, não tem estabelecido uma maioria entre homens e mulheres, e a escolaridade e profissão depende muito do programa escolhido.

7- A L. e a F. atendem por indicação de outros profissionais, e de outros clientes, já a M. pela divulgação as pessoas chegam até elas.

8- Na opinião de todas as psicólogas a imagem que a população tem do psicólogo e da Psicologia mudou de alguns anos atrás, mas ainda existe o preconceito.

9- A três psicólogas acreditam nas inúmeras contribuições que a psicologia tem dado à sociedade, como o estabelecimento da autoestima, o encontro dos seus valores. E a L. cita também que no contexto hospitalar onde fez seu doutorado coisas ruins que tem sido feitas com as intervenções que deveriam ocorrer.

C. Formação profissional na graduação (Faculdade de Psicologia)

10- Os requisitos citados pela L. e a F. foram a dedicação, esforço, o empenho, o foco, o comprometimento com as pessoas, pois o trabalho do psicólogo é muito sério, o curso de formação atendeu aos requisitos. Para a M. a avaliação e os testes foram os requisitos para a sua formação.

11- A L. diz ser fundamental uma formação posterior como cursos de pós-graduação, a F. também diz ser importante os cursos de extensões ao longo do curso e que está fazendo agora pós-graduação em psicopedagoga. Já a M. diz que não tem necessidade.

D. Mercado de trabalho

12- Para a L. e a F. a área clinica para recém-formados é muito difícil, pois oscila muito, hoje pode ter muitos pacientes, no mês que vem pode ser que não tenha nenhum, a melhor opção seria começar numa empresa. Para a M. ainda é muito difícil, pois as pessoas ainda não conhecem seu trabalho e para os recém-formados é uma questão de experiência.

13- Para as três psicólogas o mercado de trabalho tende a crescer de acordo com as necessidades da população.

14-

15- A L. e a F. dizem que para a sua área de atuação o salario é mais restrito, e que é sempre preciso ter outro como ajuda pois oscila muito. Os valores médios citados por elas foram, como educadora de 2.500 a 3.000 reais, e para um analista de recursos humanos o valor é de 1.500 a 1.700 reais. A M. cobra 95,00 reais por sessão, podendo mudar de acordo com cada pessoa, e o tempo de sessões.

II – Análise e discussão dos dados

De acordo com os nossos conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com