TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL: Associação comunitária santo expedito

Por:   •  4/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

EMANUEL DE MORAIS SIQUEIRA

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL:

associação comunitária santo expedito

[pic 4]

Sobral

2018

EMANUEL DE MORAIS SIQUEIRA

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL:

associação comunitária santo expedito

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio em Serviço Social I.

Orientador: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli.

Sobral

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO         2

2.1 Título Nível 2 – Seção Secundária        2

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária        2

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária        2

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária        2

3 CONCLUSÃO        2

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS         2

REFERÊNCIAS        2

APÊNDICE        2

APÊNDICE A – Modelo do Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados        2

ANEXO        2

ANEXO A – Título do Anexo        2

ÍNDICE        2



  1. INTRODUÇÃO

O Serviço Social é uma política que trabalha a aproximação e o fortalecimento de vinculos dos mais diversas seguimentos da sociedade, em especial os menos favorecidos, no que tange os seus direitos e deveres na vivência coletiva com a sociedade e os entes públicos. Este é um dever do poder público que em parceria com intituições privadas, podem desenvolver a partir de planos e projetos que desenvolva a preocupação com o bem estar social de todos, e é com esta visão que a Associação Comunitária Santo Expedito vem promovendo assistência e inclusão social da coletividade local, por meio de ações que ofertam atividades na aréa da educação, cultura artítica e esportiva e inclusão nas oportunidades de trabalho visando um melhor acesso à saúde e proteção às familias, criaças, adolecentes, jovens e idosos da Comunidade Santo Expedito e adjacências.  

As crianças têm a opotunidade de ir a escola municipal em um dos turnos, e no outro participar de atividades artisticas e esportivas, vencendo assim a ociosidade, e fortalecendo a interação dentro da comunidade que vivem. Os adolecentes e jovens além das atividades culturais e espotivas, participam de oficinas, palestras e exprerimentos que possibilitam conhecer e praticar aptidões que poderão ser aplicadas no mercado de trabalho futuro. Inclusive algumas atividades desenvolvidas são oportunidades para estes jovens carentes, ganharem algum incentivo financeiro com a venda do que é produzido pelos grupos de trabalho de artezanato e reciclagem. Os idosos participam de atividades artiticas, danças, palestras e dinâmicas , ações estas que melhoram a qualidade de vida dos participantes. Todas estas atividades têm a participação de voluntários orientados e supervisionado pela Assitente Social Nakeida Maria Dantas de Carvalho, que coordena o projeto, também sendo voluntária.

O projeto desenvolvido pela Associação é financiado pela Petrobrás, com a participação de diversos voluntários que contribuem oferecendo seu trabalho desde atividades sem nercessidade de qualificação profissional como as que nercessitam, como por exemplo o acompanhamento e aplicação das atividades de cunho social que são aplicados e desenvolvidos por profissional da Assitência Social.  


  1. DESENVOLVIMENTO

A Associalção Comunitária Santo Expedito - ACSE que fica localizado na Zona Rural do Munícipio de Viçosa do Ceará, foi fundada no ano de 2010, mais precisamente tendo sua reunião para fundação no dia 06 de maio de 2010, com registro em cartório no dia 11, a mesma é denominada Intituição do Terceiro Setor, o autor Lester Saloman (1998) descreve como:

Uma imponente rede de organizações privadas autônomas, não voltadas à distribuição de lucros para acionistas ou diretores, atendendendo propósitos públicos, embora à margem do aparelho formal do Estado. Este setor envolve entidades, instituições, organizações não governamentais, associações culturais, fundações privadas e movimentos sociais organizados, entre outros. (SALOMON, 1998).

  1. – ACSE – Contexto Histórico

A comunidade Santo Expedito, assim como demais localidades adjacentes, apresentam muitos riscos sociais, que em boa parte não são assistidos pelos entes públicos, desta maneira surgiu a vontade de contribuir, e desta vontade à ação e empenho dos membros da Associação, com o apoio  e disponibilidade de Nakeida Maria Dantas de Carvalho que mora na comunidade e é Assistente Social, passou se então a elaborar e desenvolver projetos que fortalecam na questão social envolvendo famílias, crianças, joves e adultos.

O trabalho desenvolvido pela Associação, através das ações da assitência social, têm por finalidade promover serviço de convivência e fortalecimento de vinculos. Esse serviço “possui carater preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao acance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vunerabilidade social”.

A Associação fica na Comunidade Santo Expedito, também conhecida como Alto do Bode, na zona rural do município de Viçosa do Ceará, a comunidade fica à 05 km da sede do Municipio, que estar à 348 km da capital. A comunidade é composta por cerca de 150 familias, que somam aproximadamente 600 moradores, a mesma se formou por ocasião das frentes de emergência (programa social da época) que combatia às seca no Ceará, e contruio a rodovia estadual 187, que corta a comunidade vindo do municipio de Tianguá em direção à Viçosa. A comunidade não Têm uma devida infraestutura social , organizacional e institucional, os moradores continuam desprovidos por parte dos entes públicos ou mesmo privados de oportunidades de trabalho e condições diguinas de sobrevoivência, não tendo acesso as politicas públicas de desenvolvimento social e extrutural da condição de vida, tendo que sobreviver da agricultura de subsistência, não tendo sequer a posse da terra, tendo que exercê-na na condição de meeiro ou diaristas dos proprietários da região, ou até mesmo daqueles que nem mesmo moram no municipio mas detem a posse documental das areás cultivalvel da região. Alguns sobrevivem de pequenos comercios, bares, dos benefícios sociais como o bolsa familia e benefícios da previdência social, destinadas à trabalhadores rurais. Neste contexto a comunidade sofre as consequencias, refletidas em desemprego, baixa renda, alcolismo, uso de drogas, prostituição, aliciamento, violência e desestrutura familiar, todos estes aspectos encaminham para dificultar o bom desenvolvimento das crianças, adolecentes e jovens que por inumeras vezes abandonam até mesmo a já dificeis oportunidades de educação, fortalecendo os contantes atos infracionais cometidos por adolecentes, jovens e adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com