TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicodiagnóstico Fenomenológico-Existencial: Focalizando os aspectos saudáveis

Por:   •  1/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 4

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Estágio Básico Supervisionado V – Psicodiagnóstico Infantil

Aluno(a): Samara Viridiana Dourado

Matrícula: 20121000301742                      Turma: C02

Capítulo I

Psicodiagnóstico Fenomenológico-Existencial: Focalizando os Aspectos Saudáveis

Resumo

  • Um pouco de história.

O texto se inicia mostrando como o conceito de saúde e doença foram compreendidos ao longo do tempo. Nos dias de hoje, sabe-se que a saúde e a doença não podem ser vistas de maneira dicotômica, pois saúde não significa ausência da doença e vice-versa.

Na prática clínica, o texto nos auxilia nas formas de intervenção para que possamos acolher o sofrimento humano, de modo a investigar e trabalhar em cima das queixas trazidas pelo paciente, elaborando hipóteses para uma melhor compreensão da história de vida que será abordada, mantendo uma postura ética. Desta forma, a perspectiva fenomenológica existencial considera que a essência do ser humano é relacional, revelando-se através do encontro com o outro.

  • O psicodiagnóstico.

O texto aborda o psicodiagnóstico de diversas maneiras, demonstrando de forma literária o procedimento adotado para o atendimento em psicodiagnóstico interventivo.

A priori, as etapas do psicodiagnóstico infantil se inicia com uma ou duas entrevistas com os pais, em seguida são realizados testes com a criança, e, por fim, o psicólogo realiza uma ou duas entrevistas devolutivas com os pais.

Elucida também que, em alguns casos, os pais podem sentir-se desmotivados e até mesmo se mostrarem decepcionados com o resultado do atendimento.

  • O processo psicodiagnóstico fenomenológico-existencial com crianças e seus pais.

Este tema aborda a postura que o psicólogo deve ter quando ocorre o encaminhamento dos pais pela professora, pediatra, etc.

Na primeira sessão deverá ocorrer questionamentos com pais da criança, acerca dos motivos que levaram eles ali e quais são as suas expectativas.

Um ponto muito importante que a autora nos trás é sobre a importância da compreensão da pergunta trazida e a importância de identificarmos como os acontecimentos foram desenvolvidos dentro de cada contexto.

O primeiro encontro da criança com o psicólogo deverá ser desenvolvido através de observação lúdica ou de entrevista com execuções de desenhos. Ao final do processo, o psicólogo elabora um relatório sobre o atendimento e na última sessão lê este relatório com os pais.

  • Psicodiagnóstico interventivo na abordagem fenomenológica existencial: uma mudança de atitude.

O conteúdo discorrido nesta parte do capítulo compreende um novo ponto de vista para a ação do psicólogo. O psicodiagnóstico aqui apresenta uma grande cooperação entre o psicólogo e os pais da criança, aqui ele aceita as colocações dos pais, procurando ampliar o seu campo de visão.

A experiência do contato com a criança é compartilhada com os pais, podendo o psicólogo, durante o psicodiagnóstico, sugerir alternativas de ações e dar sugestões a respeito daquilo que poderá promover uma grande harmonia.

  • O estilo das intervenções do psicólogo.

O psicólogo, a princípio, deverá fazer intervenções exploratórias; deverá mostrar-se compreensivo e acrítico. Neste contexto, em alguns casos, deverá também fazer colocações pessoais para que a distância entre ele e os pais diminua.

No psicodiagnóstico infantil, as intervenções são as interações pais e filhos e a atitude do psicólogo não é passiva e neutra, ela procura estimular os pais a se confrontarem com suas angústias.

  • A utilização dos testes psicológicos.

A aplicação dos testes é relevante na maneira como é estabelecida a relação entre o psicólogo e a criança durante sua aplicação, bem como a forma de entrar em contato com eles. Ademais, os testes nos auxilia na percepção da criança consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

  • A visita domiciliar e a visita escolar.

Durante o processo, caso mostra-se necessário, deve-se solicitar a visita escolar ou a domiciliar, que busca entender a criança em relação a circunstancias em que vive. Na visita escolar, devemos observar as instalações da escola, suas possibilidades, conservações, perguntar para o profissional sobre as condições de ensino, o desempenho da criança no ambiente e seu relacionamento com os colegas e professores. Já o ambiente domiciliar, devemos observar suas condições de cuidado e higiene, ate mesmo os moveis, sendo assim, a parte física em geral da casa. Acompanhar o desenvolvimento das conversas e a relação com os familiares no meio social diante da perspectiva da criança, sem deixar considerar que elas podem estar naquele momento influenciado pela presença do psicólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com