TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicodinâmica O Que É O Psicodrama?

Por:   •  11/9/2020  •  Artigo  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Igor Fiorese Wais

RA:00207152

FÓRUM DE DEBATES

  1. O que é o psicodrama?

Ela é considerada uma abordagem que caminha entre a ciência e a arte, possuindo ambos os benefícios. Esse método consiste em estudar as verdades existenciais fazendo uso da ação prática dos participantes. Ela surgiu a partir dos métodos individualistas e racionalistas predominantes, privilegiando o estudo do homem e sua relação com o fator bio-psico-social e cósmico.

  1. Quais as bases filosóficas do psicodrama?

As bases filosóficas do psicodrama é baseado na filosofia existencial-fenomenológica. Filósofos como Bérgson, Buber, Husserl e Nietzsche influenciaram a construção do psicodrama.

  1. Como a religião influenciou fortemente o trabalho de Moreno?

Moreno era adepto de uma seita judaica chamada de hassidismo, ainda muito jovem, criou o Seinismo, a qual considerou ser a ciência do ser. Praticava junto de um grupo de amigos, considerando uma religião do ser. Trabalhou inicialmente com um grupo de crianças usando como método o teatro com o objetivo de promover a espontaneidade.  

  1. Qual foi a primeira experiência de Moreno com o teatro?

Trabalhou inicialmente com um grupo de crianças usando como método o teatro com o objetivo de promover a espontaneidade. Inicialmente não tinha ideia de construir uma teoria, apenas observava ela brincarem e também participava com elas, mas estabeleceu os princípios para a construção da mesma. Observou que as crianças tinham muita capacidade de improvisar e serem criativas, o que favorecia a espontaneidade. Então, construiu a ideia de  teatro inicialmente com crianças.  

  1. Um dos fundamentos teóricos principais da técnica psicodramática é a espontaneidade. O que você entende por este termo?

Agir naturalmente de forma criativa e espontânea, sem forçar as ações.  

  1. Faça algumas considerações sobre o vídeo apresentado na aula de hoje: Psicodrama – O corpo como protagonista experienciador.

O corpo vai manifestar tudo aquilo que ignoramos ou reprimimos na nossa mente. Mitos sintomas físicos são reflexos de uma mente que não está bem de alguma forma.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com