TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologa E Filosofia

Ensaios: Psicologa E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

A filosofia e a psicologia são ciências humanas,de fato,muito próximas.A emitologia da palavra psicologia refere-se ao desejo de ambas; conhecer "O que é o homem".O termo ψυχή (psyché) significa pessoa,alma,sentimento e caráter,e λόγος (lógos) a matéria de estudo,sendo assim,esta ciência proucura explorar a pessoa humana em questão.

Durante a época sofista,a interrogação sobre o homem é predominante, a partir de então,tal abordagem acompanha o campo filosófico,possibilitando uma união e ao mesmo tempo a função de "iluminar" ou apresentar soluções.

Immanuel Kant,consagrado filósofo moderno do século XVIII,propôs uma crítica á Filosofia; " a filosofia da filosofia",resaltada na obra Crítica da Razão Pura,cuja síntese:"Que posso saber?","Que devo fazer","Que posso esperar",e posteriormente,unificadas formulam a seguinte questão; o que é o homem.

A partir do pensamento kantiniano,o indivíduo se torna o centro das reflexões,e o ápice do discurso filosófico,o qual servirá como base á antropologia.Ou seja,a filosofia moderna e pós-moderna,ressalta a importância do ser,e busca o melhor entendimento deste.Levam em consideração a estrutura,a relação e a unidade.

A estrutura,isto é,o nível ontológico de cada ser humano,considera o psiquismo e o espírito (dimensão espiritual,considerada por alguns autores como a mente).O psiquismo é o elo de ligação entre o corpo e o espírito,e também é responsável por interiorizar as experiências vividas pela dimensão corporal e exteriorizar o mundo interior do sujeito.O homem,plasma sua exteriorização,tornando-se capaz de falar sobre o Eu- interior,o Eu-psiquico,portanto,tal estudo torna-se esssencial pois é capaz de trazer á tona o interior de cada indivíduo,a fim de aprimorar-se o estudo em função deste.

Segundo Agostinho de Hipona,o ser humano possui "razão"(inteligência-razão),isto é,uma abertura para a vontade,e consequentemente,uma abertura para o Bem. "Todas as operações do espírito provenientes do espírito mesmo por meio da inteligência-razão, que alcança a Verdade, e da vontade, que adere ao Bem." Sendo assim,uma busca constante de descobertas entre os dois "mundos",o interior e o exterior.Portanto,a busca pela verdade deve ser diária,e estabelece-se a seguinte máxima ;“Não saias de ti, mas volta para dentro de ti mesmo, a verdade habita no coração do homem",logo,o autoconhecimento pessoal.

Indubitavelmente, a filosofia e psicologia,permitem o aprimoramento das relações intersubjetivas,devem caminhar "lado a lado".

Entretanto, É difícil resistir à tentação de abordar as relações entre psicologia e filosofia sem relembrar este começo intrigante, quando erros filosóficos retardaram em séculos desenvolvimentos psicológicos importantes, o mesmo ocorrendo com erros psicológicos. Por exemplo, Aristóteles errou ao desprezar as relações entre cérebro e mente já indicados na medicina de Hipócrates (Mueller, 1960). Para ele, o coração era o centro das sensações. Do mesmo modo, Locke errou ao propor a doutrina da tábula rasa que ainda hoje interfere em sérias decisões políticas, confundido igualdade jurídica com igualdade biológica. A filosofia caracteriza-se pelo estudo do amplo e do universal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com