TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada à saúde

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia

1-Assinale F (falso) ou V (verdadeiro) as afirmações abaixo sobre a Psicologia:

a) É a ciência que estuda o comportamento. (V)

b) No sentido etimológico, seria a ciência da alma ou o estudo da alma. (V)

c) Não se trata, pois, de uma coleção de “palpites” sobre o ser humano, sua conduta e seus processos mentais. (V)

d) Tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos. (V)

e) É correto afirmar que todas as alternativas acima estão corretas. (V)

2- A Psicologia enquanto disciplina se organiza de acordo com os diferentes objetos a que se dedica. Marque F (falso) ou V (verdadeiro).

a) A Psicologia Social é o estudo do comportamento e dos processos mentais do indivíduo quando em grupos. (V)

b) A Psicologia Clínica dedica-se ao estudo do comportamento e dos processos mentais, com as suas áreas ainda mais práticas: a intervenção clínico-psicológica, a psicologia da reabilitação e o aconselhamento psicológico, e o trabalho de diagnóstico clínico. (V)

c) A Psicologia Educacional é o estudo da aplicação do conhecimento psicológico ao ensino, tanto de crianças como de adultos. (V)

d) A Psicologia Esportiva estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. (V)

e) Todas as alternativas acima estão corretas. (V)

3- De acordo com os seus conhecimentos sobre as principais correntes da psicologia, responda as questões abaixo. Use F (falsa) ou V (verdadeira).

a) O Behaviorismo criado por John B. Watson (1878-1959) propôs um novo objeto de estudo para a Psicologia: o Comportamento (behavior). Com isso, descartou dos estudos os fenômenos mentais, sensações, imagens ou ideias, funções mentais e também, a introspecção como método. Afirmava que a única fonte de dados sobre o homem era o seu comportamento, o que as pessoas faziam, o que diziam. (V)

b) Gestalt foi um movimento de origem alemã, que se desenvolveu nos Estados Unidos. Afirmava que o estruturalismo e o behaviorismo subestimavam o papel do indivíduo. (V)

c) A Psicanálise foi criada por Max Weber e, é provavelmente o sistema psicológico mais conhecido pelo público em geral, apesar de não ser igualmente bem compreendido. (F)

d) O Humanismo é o movimento mais recente em Psicologia, que enfatiza a necessidade de estudar o homem, e não os animais; e indivíduos normais psicologicamente, ao invés de pessoas perturbadas. (V)

e) As questões acima estão totalmente corretas. (F)

4- Sobre Psicanálise, responda F (falso) e V (verdadeiro).

a) Um nome que se destacou foi Sigmund Freud (1856- 1939) que deu ênfase ao inconsciente e a sexualidade humana. Suas contribuições não são bem aceitas pelas correntes científicas da Psicologia. (V)

b) Esse sistema influenciou e ainda influencia tão fortemente não só os rumos da Psicologia, mas também das artes e da literatura. (V)

c) Hoje é considerada uma das correntes psicológicas, apesar de ter nascido e se desenvolvido de maneira completamente independente. (V)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com