TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia- Aprendizagem

Trabalho Escolar: Psicologia- Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  4.817 Visualizações

Página 1 de 6

1. Por que aprender é tão importante para o ser humano?

Porque praticamente todo o comportamento humano é aprendido. Sendo a aprendizagem essencial para a sobrevivência do homem, sem ela não evoluímos, desde antes de nascemos ate o dia de nossa morte vamos aprender e é essa capacidade de aprender que promove o nosso progresso, porem a aprendizagem não leva somente a crescimento pessoal e social, pois não só aprendemos comportamentos bons, também aprendemos comportamentos inúteis ou prejudiciais como fumar, etc. Portanto a aprendizagem é fator primordial no desenvolvimento humano.

2. Qual a distinção entre comportamento aprendido e instintivo? Comentar a respeito da validade da distinção.

O comportamento instintivo é concebido como aquele comportamento complexo, universal e uniforme em cada espécie, de aparecimento súbito, não requerendo treinamento ou aprendizagem previa e tendo valor de sobrevivência. O comportamento aprendido o comportamento adquirido independente da hereditariedade e do comportamento instintivo. Tudo o que a espécie humana aprende e desenvolve durante a sua existência. A distinção desses comportamentos na espécie humana é um pouco mais difícil de exemplificar, pois se considera que desde bebe já aprendemos e é por isso que a aprendizagem é considerada condição de sobrevivência. Em geral considera-se o comportamento instintivo como livre de qualquer aprendizagem, já o aprendido é relativamente independente da hereditariedade.

3. O que se entende por “aprendizagem”? Explicar a resposta.

A definição precisa sobre o termo aprendizagem é impossível pois é muito abrangente. Isso porque a ciência não foi capaz de explicar uma pergunta simples: o que acontece no cérebro de uma pessoa quando ela aprende uma coisa? É por isso que a aprendizagem não pode ser observada diretamente e só pode ser constatada através do comportamento, ou seja, a aprendizagem promove uma mudança no comportamento. Em suma a aprendizagem é qualquer mudança permanente no comportamento, e que resulta de experiência ou pratica.

4. Como se processa a aprendizagem por condicionamento simples? Ilustrar a resposta com um exemplo.

A aprendizagem por condicionamento simples ou clássico ocorre a partir da exposição de um animal ou ser humano a um estimulo que se repete algumas vezes e o condiciona á uma reação. Um exemplo disso é o experimento feito com cães por Pavlov, onde se observou que o cão salivava antes do alimento e associou essa salivação a outros sons que antecediam o alimento. Na pesquisa os estímulos repetidos propositalmente, esses estímulos eram visuais, olfativos e auditivos, se o alimento fosse antecedido de um som de uma campainha o cão passaria a salivar esse fenômeno se chamou de “reflexo condicionado” e depois os psicólogos passaram a chamar de “resposta condicionada”.

5. Explicar os processos de extinção e de generalização da resposta aprendida por condicionamento clássico.

A extinção de um comportamento aprendido por condicionamento ocorre quando o estimulo condicionado for dissociado do estimulo não condicionado, como exemplo quando a campainha, usada por Pavlov, não foi mais tocada antes da comida, o cão deixou de salivar. Já a generalização da resposta aprendida ocorre quando a resposta condicionada ocorre com estímulos parecidos com o estimulo condicionado original, como exemplo um criança que aprende a temer uma enfermeira por que uma vez tomou uma injeção muito dolorida, passa a temer não só mulheres de branco em um ambiente hospitalar, mas também qualquer mulher vestida de branco em qualquer.

6. O que é “condicionamento operante”? Em que aspectos difere do condicionamento simples?

O condicionamento operante não é provocado por um estímulo específico como no caso do condicionamento simples, é um comportamento “voluntário” como cantarolar, não se sabe o que foi que estimulou especificamente tal comportamento. Ele “opera” sobre o meio, com o intuito de gerar conseqüências. É diferente do condicionamento simples, que por sua vez é provocado por estímulos específicos.

7. Dar exemplos de aprendizagem por condicionamento operante que ilustrem cada um dos tipos de reforços.

A criança que, ao levantar-se, arruma sua cama, e recebe da mãe um elogio e uma expressão de aprovação, fazendo com que possibilite a probabilidade de ocorrência do comportamento. (Reforço positivo)

Uma criança que ao por sua mão na tomada e leva um choque e a retira rápido, essa retirada reforça a possibilidade de não ocorrência desse comportamento. (reforço negativo)

8. Explicar e exemplificar os esquemas de reforço.

Quando se administra reforço sempre que a resposta desejada é emitida, se tem um esquema de reforço contínuo, esse esquema possibilita aprender uma resposta nova mais rapidamente. Exemplo é o que ocorre quando o rato, na caixa de Skinner, recebe alimento sempre que pressiona a alavanca.

Quando se regulam o reforço em relação algumas respostas, reforça-se um comportamento e outro não, ou seja, é o esquema reforço parcial. O esquema parcial pode estar ligado ao tempo, de tal forma que um reforço é dado em intervalos de, por exemplo, três minutos. (Esquema de intervalo). Exemplo estabelecendo-se que, independentemente do número de respostas do rato, ele só obterá o reforço na primeira resposta, depois de passado o tempo estimulado, estar- se á usando um esquema de intervalo fixo, pode haver também o reforço no intervalo variável.

O esquema de reforço pode, também, estar associado ao número de respostas do sujeito. Quando o reforço é dado depois de um número X de respostas, chama-se o esquema de razão que pode ser fixa ou variável. Exemplo de reforço de razão fixa: o sistema de pagamento por unidade, numa indústria; de intervalo fixo: o sistema de pagamento depois de um mês de trabalho; de razão variável: o elogio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com