TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Base da Psicologia Social

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Base da psicologia social

Silvia

Aroldo -

A Psicologia Social se utiliza do senso comum, mas, através da cientifica, vai mais além e nos permite sistematizações do conhecimento existente e predição de conhecimento novo.

Aroldo Rodrigues como "o principal representante da Psicologia Social fundamentada no positivismo e o grande opositor da Psicologia Social crítica." (p. 46). O autor, seguindo corrente estadunidense, define temas clássicos da área no Brasil, como percepção social, atração interpessoal, agressão, atitude e conformismo, estudados por meio de abordagem experimental.

A orientação básica é ter sempre o objetivo de contribuirmos para uma psicologia voltada para os problemas concretos de nossa realidade, tornando-nos participantes do esforço de transformação da sociedade brasileira. Neste sentido, valoriza tanto a atividade de pesquisa empírica, como a de sistematização teórica, propondo uma psicologia que sempre considere a questão da linguagem como fundamental, no estudo da atividade, da consciência, da afetividade e da identidade.

Segundo o autor a psicologia social é a área da psicologia que procura estudar a interação social.  É o estudo das “manifestações comportamentais suscita das pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação”.

_________________________________________________________________________________

Diferença da psicologia social para outras áreas

Silvia

Aroldo

A Psicologia Social ela utiliza variáveis situacionais e métodos científicos, sendo ela entendida como o estudo das relações humanas, a partir de um viés individual até uma perspectiva mais ampla na sociedade, ou até mesmo de uma forma social, focando mais ainda no indivíduo. O psicólogo social ele estuda como a vida mental e o comportamento de uma pessoa pode acabar sendo moldado por interações na sociedade, com outras pessoas do seu convívio.

__________________________________________________________________________________

Tópico de abordagem psicologia social – Aroldo Rodrigues

A psicologia social estuda os fenômenos sociais e comportamentais, sendo eles cognitivos na interação entre as pessoas, onde se faz através da localização do método cientifico. E mesmo assim ainda existem fatores que são situacionais onde traz uma característica de estimulo social.

A teoria de troca social prediz que as pessoas ajudam outras quando as recompensas são maiores que os custos. Neste sentido, o altruísmo só ocorre em condições que favoreçam o auto interesse de quem ajuda, podendo concluir que existe uma abordagem, de onde vem o altruísmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com