TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Behaviorismo

Monografias: Psicologia Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: Gardilene Cardoso de Jesus

Docente: Danielle de Gois Santos

Disciplina: Psicologia Geral

Análise comparativa entre os vídeos: “Explorando a psicologia Behaviorista” e “ Freud Além da alma”.

Apesar dos filmes apresentarem propostas diferentes em relação a comportamento, seja ele humano ou animal, alguns trechos nos possibilitam compará-los. Ao fazermos uma breve reflexão, podemos identificar semelhanças e divergências entre eles.

Ambos os vídeos, bem como as teorias neles apresentadas, fazem alusão aos comportamentos sediados no interior do indivíduo, seja no âmbito mental ou orgânico.

Através da experiência com ratos, onde foram condicionados a recusar água adocicada com sacarina e que com a repetição das doses acabavam morrendo ,detectou-se como resultados da pesquisa dos processos de aprendizagem da Teoria Behaviorista, que aprendemos a ficar doentes e até morrer.

Assim também poderia se considerar a teoria inicial de Freud, no sentido do ser humano conhecer a si próprio. Se o indivíduo não consegue mergulhar no seu inconsciente e descobrir os motivos das suas neuroses está, portanto, suscetível a ser tomados por traumas profundos capazes de gerar a histeria, cujo agravamento pode até levá-lo à morte. Como no caso da jovem Cecily, paciente com histeria tratada por Freud, inicialmente através da hipnose, que num dado momento de sua doença quase cometeu o suicídio.

Na Teoria do Condicionamento Clássico, há a afirmação de que o ato de mamar dos animais é um reflexo natural, uma aptidão hereditária. Teoria esta que difere da teoria final de Freud, que associa a sugação da criança no seio da sua genitora a uma sexualidade que, segundo ele,, é adquirida já ao nascer. Freud cita também o fato da criança ser acariciada pela mãe nos primeiros meses de vida, indagando que isso estimula o extinto sexual da criança.

Se comparado à Teoria de Aprendizagem Behaviorista, esse estímulo seria considerado apenas um fundamento outrora citado, o Condicionamento Clássico, que defende ser possível prever e controlar o comportamento humano. Constatação baseada no estudo do meio em que ele vive, e ao que lhe é imposto, como pudemos observar na experiência com o cachorro, que salivava tanto ao ver a comida, como também nos momentos em que algum acontecimento o fizesse lembrar da chegada do alimento. Nesse caso, em que o cachorro não necessitava ver a comida diretamente para começar a salivar, contatou-se que se tratou de uma resposta a um estímulo ao qual o mesmo foi induzido.

Os vídeos apresentam o tema em ocasiões distintas e com formas de abordagem opostas, mas que deixa evidente a complexidade dos comportamentos de um indivíduo. Nos direcionando ao entendimento da importância do uso de mais de um método da psicologia, e de suas teorias, no estudo da mente e dos comportamentos em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com