TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Cognitiva: Os cientistas pensam sobre o que as pessoas pensam

Por:   •  12/5/2016  •  Resenha  •  5.969 Palavras (24 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 24

Faculdade da Amazônia Ocidental
Curso de Psicologia



História da Psicologia

Prof: Marcleide

Raimunda Nonata Barbosa Kaxinawá

 Resumo do texto

Rio Branco 2016

Definição de psicologia cognitiva

Cognição: as pessoas pensam

Psicologia cognitiva: os cientistas pensam sobre o que as pessoas pensam

      Em analise, pode-se aprender algo sobre o modo como as pessoas pensam estudando como as pessoas pensaram sobre o pensar,  o avanço das ideias envolve uma dialética, uma dialética é um processo de desenvolvimento em que as ideias evoluem com o passar do tempo  por meio de um padrão de transformações. Nisso, propõe-se uma tese e uma tese é um enunciado de opinião, contudo depois de algum tempo os indivíduos observam alguns problemas na tese, em seguida surge uma antítese, um enunciado que se contrapõe as opiniões, mais cedo ou mais tarde, o debate entre a tese e antítese leva a uma síntese, e uma síntese integra os aspectos importante de cada uma de duas ou mais visões, por exemplo, a visão sobre o inato e o adquirido, a integração entre nossa natureza inata e o que adquirimos no ambiente pode governar a natureza humana, e na verdade ambos  fatores  trabalham juntos em nosso desenvolvimento. E se uma síntese parece fazer avançar nosso conhecimento acerca de um assunto ela servira como uma tese.

Racionalismo xxxx Empirismo

       A filosofia procura entender a natureza geral de muitos aspectos de mundo, por meio da  introspecção, o exame da ideias e as experiências internas : introspecção = olhar para dentro. A filosofia busca o estudo cientifico de funções vitais na matéria viva por meio do método empíricos baseados na observação. Nesse contexto, destacam-se dois filósofos gregos , Platão e Aristóteles influenciaram o pensamento moderno na psicologia e em muitos campos, mas ambos discordavam com relação as formas de investigar as ideias, pois o primeiro era um racionalista, ou seja, acreditava-se que o caminho para o conhecimento se  da pela analise logica e o segundo era naturalista, biólogo  era um empirista pois acreditava-se que o conhecimento era adquirido por meio das evidencias empíricas  ou seja por meio das experiências e das observações.

      As teorias de Platão enunciam, o uso do raciocínio no desenvolvimento das teorias, as teorias racionalistas sem conexão com a observação podem não ser validas e não podem ter relevância, porem a visão de Aristóteles leva diretamente a investigação empírica da psicologia. Durante a idade Media  grande parte da psicologia cognitiva que existia na época era uma tentativa de fazer formulações a partir das ideias de Aristóteles. No século XVII, as ideias conflitantes do racionalismo e do empirismo ressurgiram com o racionalista René Descartes e com o empirista John Locke. Já no século XVIII, o filosofo Immanuel Kant sintetizou dialeticamente a visão de Descartes e Locke ao afirmar que tanto o racionalismo como o empirismo tem seu lugar devendo trabalhar juntos  em busca da verdade, logo muitos psicólogos aceitam a síntese de Kant.

As primeiras dialéticas na psicologia da cognição

      O estruturalismo foi a primeira escola de pensamento na psicologia que buscava entender a estrutura a configuração de elementos da mente e suas percepções analisando em seus componentes constitutivos. Um filosofo cujas as  ideias contribuíram para o desenvolvimento do estruturalismo foi Wilhelm Wundt ele defendia o estudo das experiências sensoriais por meio da introspecção. Uma alternativa ao estruturalismo sugeri  que os psicólogos deveriam concentrar-se nos processos de pensamentos em lugar de concentrar-se em seus conteúdos. O funcionalismo busca entender o que as pessoas fazem e porque fazem, quais eram esses conteúdos ( as estruturas ), elementares da mente humana, os funcionalistas sustentam que o entendimento da mente humana e dos comportamentos era estudar os processos de como e porque a mente funciona da maneira que funciona em lugar de estudar seus conteúdos e os elementos estruturais, os primeiros pragmaticistas que influenciaram o pensamento contemporâneo na psicologia cognitiva. O associacionismo, assim como o funcionalismo foi menos uma escola rígida de psicologia e mais uma forma de pensar, pois o associacionismo examina a forma como os eventos podem se tornarem associados uns com os outros na mente a fim de resultar em uma forma de aprendizagem e por meio de auto-observação estudou como as pessoas aprendem e lembram-se, de conteúdos a ser aprendidos.

Métodos da Psicologia

      Conceituou-se psicologia, como ciência de comportamento, a primeira vista parece excluir do âmbito de estudo da psicologia os processos internos como sentimentos, pensamentos e outros e para evitar essa interpretação enfatizou-se que o comportamento é entendido como toda e qualquer atividade do organismo observável ou não. A psicologia se interessa por todo tipo de comportamento, mas pretende estuda-los na medida em que são descritíveis ou seja uns serão estudados diretamente e outros de forma indireta, tal como se manifestam através do comportamento observável.

     A pesquisa em psicologia segue de maneira geral uma sequencia de etapas. Em primeiro lugar o investigador escolhe o tema da investigação, logo delimita oque será investigado. O investigador em psicologia esta sempre interessado num tipo ou forma de comportamento e as hipóteses que formulam  procuram estabelecer as condições antecedentes deste comportamento, no caso do comportamento humano e animal , as condições antecedentes são muitas, complexas e inter-relacionadas  e nessas condições  incluem-se as variáveis ambientais, como luz, som, temperatura e presença de outras pessoas etc

     Portanto, é possível perceber a dificuldade da tarefa do psicólogo investigador em estabelecer as condições responsáveis pelo comportamento  e o comportamento que esta sendo estudado é que se supõe seja afetado pelas variações da variável independente, denominado variável  dependente e nos estudos em psicologia a variável dependente é um tipo particular de comportamento resposta, e a independente é uma variável do ambiente ou do sujeito. O objetivo da abordagem experimental em quaisquer ciências é descobrir as condições antecedentes necessárias para que um evento possa ocorrer , ou seja, compreender as relações causais envolvidas nos fenômenos sob investigação. Experimentar é provocar o fenômeno que se quer estudar, sob condições controladas,  isto é, manter  sob controle todas as condições relevantes que estejam relacionadas ao evento, controlar significa tanto eliminar a possibilidade de uma condição, influenciar o evento quanto manter esta influencia constante, ou promover uma variação sistemática da condição, o método experimental se caracteriza pelo controle de variáveis, e que oferece o mais alto grau de certeza na conclusão das condições de controle, a possibilidade de repetição do estudo é também uma importante vantagem da experimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com