TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Construtivista

Trabalho Universitário: Psicologia Construtivista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

Modulo 01 – Piajet vida e obra; perspectivas epistemológicas

Piaget viveu muitos anos, pode escrever sua obra até 1955 e reescrevê-la até 1980, período de sua morte. Nesse sentido, escreveu sua autobiografia que, a seguir, é apresentada com os principais fatos que marcaram a construção de sua obra.

1896 – Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896.

1906 – Piaget foi um menino prodígio. Por volta dos 10 anos de idade, interessou-se por história natural, por meio da observação de um pardal albino; publicou seu primeiro trabalho e foi convidado a trabalhar gratuitamente no Museu de História Natural. Esse breve estudo - a malacologia - é considerado o início de sua brilhante carreira científica.

1915 – Piaget formou-se na Universidade de Neuchâtel em biologia e filosofia.

1918 – Recebeu na Universidade de Neuchâtel seu Doutorado em biologia aos 22 anos de idade, com uma tese sobre os moluscos de Valois – romance filosófico reunindo, religião, filosofia e biologia.

1919 – É considerado um marco na vida de Piaget. Após formar-se, Piaget foi para Zurique, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá estudou psicologia e psicanálise, participou de conferências realizadas pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) e trabalhou como psiquiatra nas clínicas de Lipps, Wurschner e Bleuler. Essas experiências influenciaram seu trabalho, passou a combinar a psicologia experimental – que é um estudo formal e sistemático – com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

1921 – Piaget voltou para a Suíça e tornou-se diretor no Instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra. É nesse período que inicia o maior trabalho de sua vida - observar crianças e registrar meticulosamente suas palavras, ações e processos de raciocínio, dando o fundamento para a construção de sua teoria. Publica artigos no Archives de Psychologie. Nessa mesma época, mudou-se para a França e desenvolveu trabalhos no Laboratório de Alfred Binet (1857-1911), em Paris, investigando o desenvolvimento intelectual da criança a partir de testes psicométricos. Piaget observou que crianças francesas da mesma idade cometiam os mesmos erros e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente. É este trabalho que o motivou a realizar pesquisas na área da psicologia do desenvolvimento.

1923 – Piaget casou-se em 1923 com sua assistente Valentine Châtenay com quem teve três filhos: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). Uma parte da teoria piagetiana teve por base as observações de Piaget e de sua esposa a respeito do desenvolvimento cognitivo de seus filhos durante a primeira infância. Escreve vários trabalhos sobre as primeiras fases do desenvolvimento, prossegue com suas pesquisas e publicações além de lecionar em diversas universidades europeias.

1936 – Recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Harvard (EUA).

1945 – Recebeu a indicação para suceder Maurice Merleau Ponty (1908-1961) como professor de filosofia na Universidade de Sorbonne (Paris). Registros revelam que ele foi o único suíço a ser convidado a lecionar na Universidade de Sorbonne, onde permaneceu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com