TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Construtivista

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.346 Palavras (22 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 22

PLANO DE ENSINO

CURSO:  Pedagogia

SÉRIE: 3º Semestre

DISCIPLINA: Psicologia Construtivista

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas

I – EMENTA

Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Jean Piaget (1896-1980). Desdobramentos dessa teoria em relação à construção da inteligência e do juízo moral no desenvolvimento humano.

II – OBJETIVOS GERAIS:

  • Distinguir  os  fundamentos epistemológicos e gnosiológicos que definem a concepção de inteligência na teoria piagetiana em comparação com outros pressupostos teóricos (empirismo, inatismo, interacionismo).
  • Compreender dos principais conceitos presentes na abordagem piagetiana acerca do desenvolvimento psicológico da inteligência.
  • Reconher método clínico piagetiano como uma técnica psicogenética de avaliação psicológica da inteligência.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Tais competências serão desenvolvidas a partir das seguintes habilidades:

  • Identificar em situações-problema (casos clínicos e escolares) os principais indicadores piagetianos do pensamento infantil nos diferentes períodos do desenvolvimento cognitivo e moral.
  • Elaborar procedimentos de intervenção psicoeducativa em situações-problema (casos clínicos e escolares) a partir dos indicadores propostos pela teoria piagetiana nos diferentes períodos do desenvolvimento cognitivo e moral.
  • Compreender os procedimentos metodológicos de investigação da inteligência estudados por Piaget (abordagem psicogenética) e comparar com procedimentos de pesquisa e intervenção em uma abordagem psicométrica em Psicologia.
  • Analisar as estruturas do pensamento infantil, em uma perspectiva piagetiana, por meio do estudo das provas operatórias, do grafismo infantil, dos dilemas morais e dos jogos infantis.
  • Relacionar os estudos piagetianos sobre o desenvolvimento da inteligência com os processos de aprendizagem de alunos no contexto da educação formal e não formal.
  • Ler e interpretar textos e comunicações orais através dos meios convencionais e eletrônicos.
  • Levantar informação bibliográfica através dos meios convencionais e eletrônicos.
  • Expressar o pensamento de forma clara, coerente e concisa.

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Piaget: vida e obra.

Noção de inteligência no construtivismo piagetiano e em outras perspectivas epistemológicas (inatismo, empirismo, interacionismo).

  1. A Epistemologia Genética: a relação entre sujeito e objeto no Interacionismo.
  2. Os principais conceitos da teoria piagetiana: assimilação, acomodação, processo de equilibração majorante, esquema, situação-problema, conflito cognitivo, adaptação.
  3. O conceito de Estádio e a teoria do desenvolvimento cognitivo: sensório motor, pré-operatório, operatório concreto, operatório formal.
  4. O desenvolvimento do pensamento infantil por meio da representação gráfica (desenho infantil) em uma perspectiva psicogenética.
  5. Avaliação da inteligência segundo a abordagem psicométrica e a abordagem psicogenética.
  6. O Método Clínico de Piaget e as provas operatórias: estudo do método de pesquisa em psicologia genética, aplicação dos testes e elaboração de material. Principais reações da criança durante o método clínico.
  7. A teoria dos Estágios do desenvolvimento moral: anomia, heteronomia, semi  autonomia, autonomia.
  8. O significado do jogo em uma perspectiva piagetiana e sua aplicação como instrumento de intervenção no desenvolvimento psicológico.
  9.  Os desafios da escola contemporânea na perspectiva construtivista.

V – ESTRATÉGIA DE TRABALHO

Com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de identificar e aplicar os principais conceitos epistemológicos e psicológicos da teoria de Piaget, essa unidade de estudo utilizará as seguintes estratégias de trabalho:

(A) Aulas expositivas com esquemas em que o professor irá salientar:

  • Principais características do desenvolvimento da inteligência segundo Piaget e outras abordagens epistemológicas e psicológicas.
  • Principais características do método clínico para investigação da inteligência em comparação com outras técnicas em Psicologia.
  • Principais conceitos da teoria piagetiana sobre o desenvolvimento do pensamento.
  • Principais características dos estádios do desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento moral.
  • Os estudos piagetianos sobre o desenvolvimento da inteligência e os processos de aprendizagem de alunos no contexto da educação formal e não formal.

(B) Estudo psicogenético do pensamento infantil por meio da representação gráfica (desenho infantil) em uma perspectiva psicogenética. Em pequenos grupos, os alunos irão solicitar a crianças de 2 a 15 anos que façam individualmente desenhos livres em uma folha de sulfite. Reunir estes desenhos e avaliar de acordo com as fases do desenvolvimento do grafismo, segundo Luquet e Lowenfeld. Relacionar, também, com os estádios do desenvolvimento cognitivo (Piaget). Apresentar os resultados em relatório escrito e em Roda de Conversa em sala de aula. Orientar o aluno sobre Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, bem como Carta de Apresentação (ambos devem constar em anexo no relatório a ser entregue ao professor). Os modelos desses documentos encontram-se anexo a este Plano de Ensino. Este é o trabalho referente ao 1º bimestre. Valor: zero a 1,0 (um).

(C) Compreensão do processo de desenvolvimento do pensamento a partir da aplicação das provas operatórias segundo o método clínico em sujeitos com idades entre 4 a 10 anos. O aluno deve manusear o material piagetiano (provas operatórias) em sala de aula. É fundamental que o professor utilize as provas operatórias nas aulas para que os alunos possam manusear e compreender corretamente a perspectiva piagetiana sobre inteligência (este kit operatório pode ser encontrado na sala de TEAP (Psicologia) ou Laboratório de Brinquedos (Pedagogia), deve ser retirado pelo professor e utilizado nas aulas). O professor deve dividir a classe em grupos de até quatro alunos; cada grupo irá escolher uma das provas operatórias piagetianas, construir o material utilizando outra estratégia diferente daquela proposta pelo kit, aplicar em no mínimo quatro crianças de 4 a 10 anos, separadamente, e elaborar relatório sobre a entrevista. Orientar o aluno sobre Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, bem como Carta de Apresentação (ambos devem constar em anexo no relatório a ser entregue ao professor). Os modelos desses documentos encontram-se anexo a este Plano de Ensino. Este é o trabalho referente ao 2º bimestre. Valor: zero a 1,0 (um).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (429.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com