TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Construtivista

Por:   •  28/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório

Introdução


Este relatório tem como objetivo principal descrever a experiência do grupo na aplicação do exame de conservação de quantidade de líquido; Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos; conservação de comprimento; conservação de quantidade de matéria, na qual foi uma atividade prática para um aprofundamento das teorias piagetianas estudadas na disciplina de psicologia do ensino e da aprendizagem.

Piaget estabelece estágios de desenvolvimento cognitivo de acordo com a maturação da criança, são eles: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e concreto. Dentre estes, destacamos o pré-operatório que consiste no início da linguagem, da função simbólica, do pensamento ou representação, na qual não há conservação.


Realizamos a experiência com crianças na faixa etária de 4 a 10 anos. Ressaltamos que entre todas as crianças observadas escolhemos para relatar a experiência com Pricila (10 anos), por este ter conseguido justificar as suas respostas, e Giovanna (4 anos) para fazermos uma análise comparativa entre as respostas.

Conservação de quantidade de líquido – Copos

Materiais:

- 2 vasos iguais A1 e A2

- 1 Vaso mais fino e Alto B

- 1 vaso mais largo C

Relatório

Segunda criança – resposta e reações:

Inicialmente colocamos dois recipientes iguais, tanto no formato quanto na quantidade de liquido, diante da criança. Nomeamos o recipiente de copo A1, B2 e o outro recipiente mais alto e fino B.

Giovanna 4 anos

Em seguida lhe perguntamos se a quantidade de liquido era a mesma nos dois recipiente, para testar a sua capacidade perceptível de quantidade.. Giovanna analisou os dois copos e responde que sim, logo a mesma consegue compreender a relação quantitativa.

Prosseguimos, despejando o liquido do recipiente A1 no recipiente alto e largo B, então lhe perguntamos se a quantidade do liquido continua a mesma. Giovanna analisou e desta vez respondeu que não, pois acredita que o recipiente alto e fino B, tem maior quantidade de agua por ser maior.

O mesmo foi feito na transformação do com C para dois copos de comprimentos menores, porém conservamos a mesma quantidade do liquido. A mesma não consegue compreender que a medida são as mesmas, e que apenas mudou o recipiente.

Pricila 10 anos

Em seguida lhe perguntamos se a quantidade do liquido era a mesma nos dois recipientes, para testar a sua capacidade perceptível de quantidade. Pricila analisou os dois copos e respondeu que sim, logo a mesma consegue compreender a relação quantitativa.

Prosseguimos, despejando o liquido do recipiente A1 no recipiente alto e largo B, então lhe perguntamos se a quantidade do liquido continua a mesma. Pricila analisou novamente e respondeu que sim, porque os dois recipientes são de tamanhos diferentes, mas não alterou a quantidade do líquido, pelo fato do recipiente ser mais alto e fino.

O mesmo foi feito na transformação do com C para dois copos de comprimentos menores, porém conservamos a mesma quantidade do liquido. A mesma consegue compreender que a medida são as mesmas, porem o que mudou foi o recipiente.

Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos – Bolinha

Materiais:

- 8 bolinhas vermelhas

- 8 bolinhas amarelas

Primeira Criança: É realizada na prova de conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos.

Correspondência termo a termo: Inicialmente colocamos duas fileiras, ambas com a mesma quantidade de bolinhas diante da criança, uma fileira com 8 bolinhas vermelhas e a outra fileira de 8 bolinhas amarelas.

Em seguida lhe perguntamos se as duas fileiras contêm a mesma quantidade. Giovanna analisou as duas fileiras e respondeu que sim, logo a mesma consegue compreender a relação quantitativa.

Primeira modificação espacial: Em seguida afastamos as bolinhas de uma das fileiras (vermelhas) aumentando o espaço entre elas, mas sem alterar o número de moedas. Perguntamos para a mesma se a quantidade de bolinhas continuava igual. Giovanna novamente analisou e respondeu que não, pois acreditasse que quanto maior o comprimento, maior seria a quantidade

Segunda Modificação Espacial: Fizemos o mesmo procedimento com as bolinhas amarelas e a mesma reconheceu que a quantidade continua a mesma, apenas foram afastadas.

Terceira Modificação Espacial: Fizemos dois círculos, as bolinhas vermelhas estavam mais fechadas e as amarelas mais afastadas uma das outras. Giovanna analisou com calma e contou as bolinhas com um pouco de dificuldade, respondendo após ter pensando por um tempo que ambas tinham a mesma quantidade.

Segunda Criança: É realizada na prova de conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos.

Correspondência termo a termo: Inicialmente colocamos duas fileiras, ambas com a mesma quantidade de bolinhas diante da criança, uma fileira com 8 bolinhas vermelhas e a outra fileira de 8 bolinhas amarelas.

Em seguida lhe perguntamos se as duas fileiras contêm a mesma quantidade. Pricila analisou as duas fileiras e respondeu que sim, logo a mesma consegue compreender a relação quantitativa.

Primeira modificação espacial: Em seguida afastamos as bolinhas de uma das fileiras (vermelhas) aumentando o espaço entre elas, mas sem alterar o número de moedas. Perguntamos para a mesma se a quantidade de bolinhas continuava igual. Pricila novamente analisou e respondeu que sim, continuava com a mesma quantidade de bolinha e que só estavam mais afastadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com