TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Exames: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA LICENCIATURA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Cláudia Martins Quequeto RA: 368557

Elis Regina Ferreira Schwertz RA: 356644

Magda Nascimento da Costa RA: 381247

Rosangela Silva Adler RA: 364663

Susanete Cristina Wasem Heinle RA: 353052

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “ Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professora-tutora a distância: Profª. Msc. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.

Novo Hamburgo (RS), junho 2013.

CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO:

Atualmente a Psicologia busca um diálogo transparente com a Educação tentando fazer parte de seu ensino diário, para que possa entender seu funcionamento a partir do ambiente de ensino, a psicologia não pretende colocar-se como a ciência que determina o que é normal ou patológico e sim que define critérios de avaliação do desenvolvimento infantil.

Na Educação Infantil os conteúdos estudados na disciplina Psicologia devem possibilitar ao educador na sua rotina que considere as especificidades da infância e do meio social e cultural em que a criança se desenvolve. Seja qual for a meta orientadora dessa disciplina ela deve estar vinculada ao objetivo da Educação que é o de formar cidadãos críticos comprometidos com a transformação social. Na Educação Infantil a parceria propõe esforços no sentido de alcançar o objetivo dessa modalidade de ensino que é o desenvolvimento integral da criança propiciando um ambiente que sociabiliza e respeita a infância.

Para a educação sua importância também consiste no reconhecimento de que a educação é um fenômeno complexo e o seu papel no desenvolvimento humano considerando a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano encontra-se inserido, porque a educação tem múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam nos ambientes educativos. A psicologia da aprendizagem, aplica à educação e ao ensino e mostra através da interação de professor e alunos e também entre os alunos que é possível uma aquisição e acumulo da cultura e do saber e o papel do professor neste processo é fundamental. O professor procura estruturar condições para mostrar interações professor-aluno-objeto de estudo havendo assim a assimilação do conhecimento.

Acreditamos a Psicologia da Aprendizagem apesar de ser uma das áreas pela qual a psicologia foi introduzida no Brasil e nela há grande quantidade de produções de pesquisa, ainda é carente de reconhecimento social e de desenvolvimento necessário na participação da qualificação da educação brasileira. A disciplina de Psicologia é importante para a Educação no curso de Pedagogia mas que essa deve ser pensada e proposta a partir de uma concepção histórica e crítica de homem e mundo para que suas relações com os objetivos de uma educação que emancipe, liberte e transforme seja estabelecida e os resultados, sejam alcançados.

QUADRO CONCEITUAL COM AS PRINCIPAIS TEORIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO:

TEORIAS PSICOLOGIA – ASPECTOS CONCEITUAIS CONTRIBUIÇÃO PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

Verbal Significativa

(Ausubel) A estrutura cognitiva: Aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos) Significado, interação e conhecimento. Muda o foco do ensino modelo- estímulo para modelo aprendizagem significativa. Assimilação e organização:

Funções motoras: ouvir, falar, andar, brincar, gesticular, expressar-se. Novos conhecimentos Organização e armazenamento de informações. Se ensinar a partir do que o aluno já sabe é um processo dinâmico e vai sendo construído.

Genética da Aprendizagem

(Piaget) Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados. Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio. O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento

. Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar. Estágios do desenvolvimento: sensório-motor ( do nascimento aos 02 anos) pré-operatório ( 02/06 anos) operatório-concreto (07/ 11 anos) e operatório- formal(12 /16 anos).

Sócio-cultural

(Vigotsky) As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura. O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor- aluno ZDP (Zona Desenvolvimento Proximal). Segundo Vigostky o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos no ambiente educacional.

TEORIAS PSICOLOGIA ASPECTOS CONCEITUAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL:

Teoria Verbal Significativa: A teoria da assimilação de David Paul Ausubel, ou Teoria da Aprendizagem Significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento contemporâneo de Piaget, tem propostas que em alguns pontos se assemelham às do biólogo suíço, mas que em outros se afastam bastante. Para Ausubel, a estrutura cognitiva é o conteúdo total e organizado de ideias de um dado indivíduo; no contexto da aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao conteúdo e organização de suas ideias naquela área particular de conhecimento.Sua ênfase se dá na aquisição, armazenamento e organização das ideias no cérebro do indivíduo. A aprendizagem significativa tem lugar quando as novas ideias vão se relacionando de forma não arbitrária e substantiva com as ideias já existentes. Por “não arbitrariedade entende-se que existe uma relação lógica e explícita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com