TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Ensaios: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 12

A Psicologia na área da Pedagogia

O referente trabalho que introduzimos chama-se Psicologia da Aprendizagem. È um trabalho que abordará essencialmente a aprendizagem humana. Com suas teorias, conceituações e suas contribuições, a importância da psicologia para a pedagogia. A aprendizagem é sem duvida, uma das rodas mais importante da psicologia que justifica a maioria dos comportamentos humanos.

A compreensão de base do comportamento humano requer um conhecimento de base do principio, dos conceitos e das aproximações em psicologia. Efetuado pelo ensino e aprendizagem na turma, com domínio das competências passa pela capacidade de ser servir. A aprendizagem é a aquisição e o desenvolvimento da memória e dos comportamentos e trocam às competências, os conhecimentos e a compreensão, os valores e a sabedoria. O encadeamento dado pelas teorias para resolver alguns problemas coerentes do ensino.

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta e finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção da aprendizagem e inteligência.

Para vigostsky, vivencia em sociedade é essencial para a formação do homem de ser biológico em ser humano. È pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permite nosso desenvolvimento mental.

A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para construir e transformar os seus conhecimentos num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.

A importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade. A Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano, obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam, definidos como âmbitos educativos. E mostra para o acadêmico de pedagogia o quanto é relevante os conhecimentos de psicologia, com uma preparação para melhor lidar e compreender as pessoas, não só crianças mas também adolescentes, todos os indivíduos com que possa vir a relacionar-se, deve ficar claro que é indispensável a aprendizagem.

O aprendizado desperta processos de desenvolvimento que, aos poucos vão se tornando parte das funções psicológicas consolidadas do individuo. Sendo assim a aprendizagem dos alunos vai sendo construída mediante do processo de relação do individuo com seu ambiente sócio-cultural e com suporte do outros indivíduos. da psicologia .

A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para aperfeiçoar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez que, as contribuições da psicologia inserida na equipe educacional, prepara os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.

A contribuição da Psicologia no campo Educacional, é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. Ocupa papel de fundamental importância e tende a intensificar-se cada vez mais. Ainda que tenhamos evoluído significativamente nos estudos sobre o tema, o campo para pesquisas continua enorme. Deve-se lembrar sempre que essas contribuições precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar, assim como um espaço propício para a expressão das angústias e das ansiedades inerentes ao processo de formação.

A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez as contribuições da psicologia inserindo na equipe educacional prepara os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.

É importante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel de um professor, por exemplo, nesse processo. Estas teorias são importantes porque possibilita a este mestre adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objetivos do ensino. Na aprendizagem escolar, existem os seguintes elementos centrais, para que o desenvolvimento escolar ocorra com sucesso: o aluno, o professor e a situação de aprendizagem.

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento. A aprendizagem não seria apenas inteligência e construção de conhecimento, mas, basicamente, identificação pessoal e relação através da interação entre as pessoas. No quatro abaixo apresentamos os principais teorias seus autores, aspectos e contribuições para sociedade escolar.

Teorias Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Verbal e significativa de David Ausubel A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com