TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Exames: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 11

O papel da psicologia no processo educativo

A psicologia é a ciência que estuda o ser humano, partindo do interior ao exterior, através do comportamento e seus processos mentais. No campo educacional é determinante para promover a aprendizagem de crianças e adultos, possibilitando um bom relacionamento entre professor e aluno. Permite o planejamento curricular da escola e organiza estratégias para superar os obstáculos existentes.

Mesmo sem conhecer o significado da psicologia a usamos no cotidiano, nas relações interpessoais e no convívio escolar. No âmbito da escola a psicologia contribui para um relacionamento harmonioso entre o educador e aluno, assim como outros profissionais que interagem nesse ambiente. Com base nesse contexto a psicologia atinge uma visão mais abrangente dos processos educativos. Pois a psicologia implantada na equipe educacional prepara os conteúdos a serem ensinados, proporcionando uma reflexão que possibilite o levantamento de estratégias para sanar as dificuldades que são observadas no dia a dia da escola.

No campo educacional a psicologia oferece subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da escola. É clara a importância da psicologia na educação infantil, pois esta facilita o planejamento e a execução de dinâmicas utilizadas nas atividades infantis, permitindo maior compreensão e conhecimento acerca das fases do desenvolvimento da criança.

Na fase sensório-motor: a criança desenvolve sua inteligência pratica, através do contato com ambiente e manipulação de objetos, para ter um desenvolvimento sadio ela precisa expandir seus movimentos.

Na fase sócio-efetiva: o afeto das pessoas que convivem com a criança é determinante para que ela adquira uma imagem positiva de si mesma, é importante valorizar e estimular a criança para que haja uma interação e socialização satisfatória.

Na fase simbólica: reconhecer que a linguagem é forma de expressão individual, sendo fundamental na socialização da criança.

Na fase cognitiva: considera que a criança conhece e constrói conceitos à medida que age, observa e se relaciona com o mundo.

A psicologia contribui de modo especial na educação de crianças portadoras de necessidades especiais, pois esta é uma educação especifica e exclusiva para alunos com determinadas necessidades. Nesta modalidade destacam-se os profissionais: psicólogos, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo. Estes participam juntamente com os professores da educação dos alunos com necessidades especiais.

Por fim, compreende-se que a psicologia auxilia de forma significativa na educação de crianças e adultos, possibilitando ao docente cumprir seu papel de educador e muito caso orientador, pois o aluno tem como referencia o profissional que o acompanha no processo de aprendizagem.

Produzir um quadro conceitual, contendo os aspectos mais significativos de cada teoria de aprendizagem.

Teorias Psicologia-aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa

Segundo David Ausebel a teoria significativa seria um processo no qual as novas informações ou novos conhecimentos se conectam com um aspecto relevante, pré-existente na mente do indivíduo. Ausebel destaca a importância da linguagem verbal no processo de aprendizagem e a valorização do conhecimento já existente na mente do homem. Ausebel destaca a importância da aula expositiva, juntamente com Piaget atribui o devido valor a aprendizagem por descoberta. Ele também dedicou a descobrir técnicas e reflexões a cerca da aula tradicional e de enfoque, salientou que o professor precisava ter mais atenção e cuidado para que o aluno pudesse ter um aprendizado de qualidade.

Teoria genética da aprendizagem Esta teoria foi estudada por Jean Piaget que destacou a origem logica dos conhecimentos, mas especificamente como essa logica se origina e se desenvolve na criança. A teoria de Piaget serviu de base para analise do processo que antecede a construção do conhecimento. Para Piaget o aluno é um sujeito ativo de seu desenvolvimento cognitivo, na dinâmica interativa com o objeto.

Teoria sociocultural

O principal filosofo da teoria sociocultural foi Vygotsky, segundo ele a interação social influencia o desenvolvimento e aprendizagem do homem. A criança recebe das pessoas que a cercam, dados cognitivos, a partir de então ela vai apropriar do conhecimento, através do processo de internalização. Para melhor explicar a importância da interação social, Vygotsky criou o conceito de Zona de desenvolvimento Proximal, que consiste na distancia entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.

Para Vygotsky a aprendizagem e o desenvolvimento são dois processos que interagem e a escola exerce um papel fundamental nesse processo, pois ela deve ser coerente com o nível de desenvolvimento infantil. Ele ressalta a importância da família no processo de aprendizagem, segundo Vygotsky a interação com os pais facilita a aprendizagem. O filosofo descreve que o bom ensino é conduzido para o desenvolvimento.

Teoria mecânica Teoria elabora por Ausebel,

Contraria a teoria de aprendizagem significativa, no qual se encontra pouca ou nenhuma informação previa na Estrutura Cognitiva a qual possa se relacionar. Ocorre então um esforço e tempo para assimilar conceitos que poderiam ser compreendidos se houvesse alguma informação anterior. Através desta teoria Auxese percebeu que seria mais interessante para o aluno já possuir uma “ancora”, ou um conceito subsunçor, existente na estrutura cognitiva, para que a informação fosse mais facilmente assimilada. Em vários casos o aluno aprende algo mecanicamente só mais tarde percebe que este conhecimento se relaciona com alguma informação anterior.

Quais os fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos.

O individuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com