TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Artigo: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  4.078 Palavras (17 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho contém nossas percepções e reflexões sobre a importância da psicologia na educação, bem como as diversas teorias da aprendizagem. Também contém nossas percepções e reflexões sobre como se dá a aprendizagem e sobre a importancia do jogo no processo educacional.

ETAPA 1

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

A aprendizagem, portanto, é um fenômeno psicológico e a psicologia nos dá um leque de abordagens e teorias para compreender e aperfeiçoar esse fenômeno. Sendo assim, o professor deve olhar, sob vários aspectos, para todas essas abordagens e determinar o que se pode fazer dentro do contexto do que é educar. Considerando que o professor, ao transmitir o conhecimento para os alunos, influencia também na formação de suas personalidades, a aplicação da psicologia se torna ainda mais relevante.

A psicologia ajuda o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes/fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, ela contribui para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.

ETAPA 2

Teoria verbal significativa (D. Ausubel)

Aspectos Conceituais

Aprendizagem de conteúdo verbal com sentido. O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes.

Contribuição para a educação

A teoria de Ausubel é considerada avançada e tem influenciado na educação propondo uma abordagem pedagógica que valorize uma aprendizagem construída numa estrutura cognitiva, na interação da informação com o conhecimento prévio do aluno, este, precisa estar com seus conceitos bem estabelecidos para poder agregar as novas idéias e informações.

Teoria genética da aprendizagem (J. Piaget)

Aspectos Conceituais

O estudo de Piaget, que durou mais de seis décadas, teve como centro o desenvolvimento da criança. O conceito de estrutura cognitiva é o centro da sua teoria.

Princípios: Há quatro estruturas do cognitivo primário: Sensório-motor, (0-2 anos), pré-operações, (3-7 anos), operações concretas, (8-11 anos) e operações formais, (12-15 anos).

Ele vê o professor como facilitador do conhecimento e sua função é guiar e estimular os estudantes. Permitir às crianças cometer erros e aprender com eles. A aprendizagem é muito mais significativa se é permitida a criança experimentar sem a interferência de professor.

Contribuição para a educação

A "afirmação central" da teoria de Piaget é a de que o ser humano aprende de forma diferente em cada fase da vida, contrariando o pensamento dominante, na sua época, de que a criança raciocinava e aprendia da mesma forma que os adultos.

Através desta teoria, diversas propostas de educação diferenciada para crianças em cada uma das fases surgiram, todas com vistas a melhorar a educação através das características específicas de cada uma destas fases. Uma das mais conhecidas é o construtivismo, onde a criança é levada a aprender através da solução de desafios e da procura das próprias respostas a estes desafios, construindo assim o conhecimento.

Teoria sociocultural (Vygotsky)

Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade; o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

Contribuição para a educação

Para Vygotsky, as potencialidades do indivíduo devem ser levadas em conta durante o processo do ensino-aprendizagem.

A partir do contato com uma pessoa mais experiente juntamente com os aspectos histórico-culturais, as potencialidades do aprendiz são transformadas em situações que ativam esquemas processuais cognitivos ou comportamentais, e este convívio produz no indivíduo novas potencialidades, num processo dialético contínuo.

A escola tem um papel essencial na construção desse ser: ela deve dirigir o ensino para etapas ainda não alcançadas pelos alunos, funcionando como incentivadora de novas conquistas, do desenvolvimento potencial do aluno.

Montessori

Aspectos Conceituais

Na alfabetização usam o método fonético, apresentando a letra com o som, associando o som a uma imagem conhecida. O Professor representa a ligação entre o material e a criança, usa-se muito os sentidos, materiais como blocos de madeiras, cubos, tudo para propiciar o equilíbrio da criança com seu meio. Não é apenas uma técnica de alfabetização mas um Sistema, que tem como princípio desenvolver a inteligência. A compreensão das coisas a partir delas mesmas, a liberdade da criança, o desenvolvimento da totalidade da personalidade.

Contribuição para a educação

Maria Montessori defende o respeito às necessidades de cada estudante, segundo a sua faixa etária. Mesmo as crianças são capazes de conduzir o próprio aprendizado e ao professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com