TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendizagem

Ensaios: Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 10

UNIDERP- TUPÃ –SP

PEDAGOGIA - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

PROF° . MSC. HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

A PSICOLGIA ATUANDO NA ÁREA DA PEDAGOGIA.

TUPÃ, 19 DE JUNHO DE 2013.

SUMÁRIO

1- Introdução....................................................................................3

2- Qual a importância da psicologia para a pedagogia......................4

3- Quadro conceitual das Teorias de aprendizagem..........................5

INTRODUÇAO

A Pedagogia e a Psicologia partilham raízes similares desde a antiguidade grega, a palavra Psicologia deriva de duas palavras gregas “psichê” e “logos” que traduzidas significa o estudo da alma, a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e animal e os processos mentais como razão, sentimentos, pensamentos e atitudes, já a Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a educação, a palavra Pedagogia também tem origem na Grécia Antiga “paidos”(criança) e “agopé”(condução).

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, desde a educação infantil à universidade.

Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada e compreendida.

Assim sendo, nosso principal objetivo é evidenciar essas contribuições da psicologia á compreensão do processo da aprendizagem e a busca da eficácia da educação escolar.

“Ensino é o arranjo das contingências de reforço que acelera a aprendizagem. Um aluno aprende sem que lhe ensinem, mas aprenderá mais eficientemente sob condições favoráveis.”

Skinner

QUAL A IMPORTANCIA DA PISCOLOGIA PARA A PEDAGOGIA?

Como já sabemos existe o casamento perfeito entre as ciências Psicologia e Pedagogia, a psicologia nos traz a observação e experimentações passo a passo, de comportamentos e como são processadas de forma consciente ou inconsciente. O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada.

São diferentes vertentes da Psicologia, que pretendem observar, compreender e trabalhar o homem, no que diz respeito a seus processos psíquicos, à construção de sua inteligência e afetos, as suas formas de ser, atuar e se relacionar no mundo, que nas suas expressões normais ou patológicas, quer na educação, na clínica, na empresa… Aonde quer que o homem esteja atuando.

A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.

Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção: o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano e o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.

Na educação contemporânea muitos psicólogos deixaram suas contribuições para a Pedagogia, mas as Teorias de Jean Piaget , de Lev Vigotski e David Ausubel terão seus aspectos explanados no quadro abaixo.

Quadro conceitual

Teorias Aspectos conceituais Contribuição para o âmbito educacional

Teoria genética da aprendizagem Segundo David Ausubel as informações do cérebro humano, se organizam e formam uma hierarquia conceitual, na qual os elementos mais específicos de conhecimento são ligados e assimilados a conceitos mais gerais. Através desta teoria o educador tem sua maior ferramenta no conhecimento prévio do aluno, o conhecimento deve ser transmitido de forma significativa assim as novas idéias serão armazenadas por mais tempo.

Teoria genética da aprendizagem Piaget defende que o conhecimento é gerado da interação do individuo com o meio, a partir de estruturas cognitivas existentes no sujeito. A educação deu um salto com as descobertas de Piaget, como trabalhar o raciocínio lógico matemático, como acontece o processo de desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo do ser humano.

Teoria Sociocultural Para Vigotski o desenvolvimento do individuo como a linguagem, o comportamento e o pensamento têm origem em processos sociais. Mostrou a importância do papel da escola ou seja o meio criado para a educação que favorece muito o desenvolvimento do homem num ser cultural.

Como podemos observar no quadro conceitual percebemos que a Teoria genética da aprendizagem desenvolvida pelo biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), onde a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação dele, sujeito, com os estágios de desenvolvimento.

Piaget compreende o desenvolvimento cognitivo como algo que contém uma dinamicidade; a inteligência existe na ação, modifica-se numa sucessão de estágios, que compreende uma gênese uma estrutura e a mudança destas.

As teorias genética de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com